As fontes diplomáticas árabes divulgaram que 16 líderes árabes pretendem participar nos trabalhos da 28 sessão ordinária da cúpula árabe na Jordânia, considerando esta sessão a mais representativa possível em relação aos últimos anos, quando a reunião da cúpula de Nouakchott tem conhecido apenas a participação de 8 líderes.

Enquanto esta cúpula 17 pretende estudar o apelo dos chanceleres árabes na margem do final da reunião preparatória realizada  27 de Março  passado, sob a presidência do ministro das Relações Exteriores da Jordânia,  Ayman Safadi, cujas preocupações árabes decorrem dos setores da politica, da economia e social.

Os principais assuntos que a cúpula ia discutir entre outros a causa palestina,  o conflito na Síria, a ameaça do terrorismo e a interferência iraniana. Além disso  a cúpula árabe vai tentar implementar o princípio da ação árabe conjunta.

O Secretário-Geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit chamou nas reuniões preparativos de chanceleres árabes da cúpula árabe para que se coloque fim ao derramamento de sangue na Síria e o fim da guerra no mundo.  Sublinhando por fim que os árabes não devem ficar de braços fechados diante  "da maior crise que conhece a região."
 Lahcen EL MOUTAQI