Analise do Instinto do Homem.

 Exuberante  livro  propõe o estudo do instinto do homem, o autor do livro, procura examinar o instinto  a partir exatamente  de suas origens numa perspectiva evolucionista, que se deu nas  savanas  africanas.

 O  instinto humano foi herdados de seres inferiores em uma escala de evoluçao, sendo que o grande  fato histórico associado ao mesmo, a produção da linguagem, ligada ao fenomeno do homem ficar erectus resultado do bipedalismo.  

A teoria da evolução é pacífica, a não ser as pessoas conservadoras, sem formação científica, tendo como ideologia explicativa não o fenomeno evolutivo, mas o entendimento dado pelo criacionismo.

 Com  formação deturpada a respeito da própria origem, desenvolve crenças fundamentalistas, a respeito da religião e de deus, como se o referido tivesse um plano a priori para o ser humano, desconhecendo que a alma é uma produçao da ideologia da linguagem.

Na verdade o homem descende como os macacos de um elo comum na cadeia de evolução, somos quimicamente iguais, a mesma estrutura biológica, ossea, sistema nervoso etc.

A Bibiologia do macaco é de certo modo a mesma da humana. Com naturalidade o Homo Sapiens não apenas parece com o macaco, mas tem tudo dele, a respiração o mesmo dna.

A  experiência emocional do homem resultou de tempos distantes, quando aconteceu a evolução do cérebro, na produçao do simbolismo na linguagem.

O que significa que o mundo do instinto humano está relacionado com o processo evolutivo, tempo que ainda a própria evolução não teria acontecido o cortez como separação do cérebro em duas instâncias, mundo do instinto e o desenvolvimento racional.

O que podemos dizer em estudos modernos da neurociência, o instinto do homem surgiu em uma longa história e evoluiu a partir de espécies primitivas, que antecederam ao próprio homem, sendo que partes dessa evolução antiga estão memorizadas no instinto humano evoluido.

O livro em referência é muito interessante, o  instinto humano é  examinado como fundamento na evolução da espécie e sobrevivência da mesma, o desejo sexual, a luta competitiva para a existência, os impulsos pasicológicos e as formas irracionais.

Algumas centenas de séculos os antepassados dos  humanos desceram das árvores e foram tentar viver nas savavas, lá iniciaram a evolução pra transformar em hominideo. Foi quando possibilitou o fenomeno do bipedalismo, responsável pelo desenvolvimento da linguagem.

A evolução para chegar ao atual estágio de homo sapiens durou mais de duzentas mil gerações, saindo de diversas situações inferiores algumas delas com semelhança aos macacos para chegar aos hominideos.

O atual modelo de homem, iniciou sua vida nas salvanas, com um cérebro semelhante de um chimpanzé, sendo que durante alguns milhões de anos. O cérebro do homem tripicou transformando em uma realidade neuronômica muito complexa.

O processo de evolução na perspectiva da superação dos elos para definição de homonideo ao homo sapiens ao mesmo tempo a formulação do mundo do instinto, deu se uma salto qualitativo a respeito do desenvolvimento da memória e da racionalidade.

O mundo do instinto sempre esteve presente  a evoluçao humana, o que deve ser explicado por diferenças fundamentais a mente com a qual nascemos e naturalmente desenvolvemos, formaliza pelo mecanismo da aprendizagem e a socialização da cultura.

O que se entende por instinto,  de acordo com que foi elaborado pelo livro, sinteticamente define se como  a parte do comportamento não fruto do processo de aprendizagem.

  De  certo modo também contemporanheamente os comportamentos racionalmente pode influenciar o mundo do instinto, ajudando no mecanismo do seu funcionamento.

No entanto, significa que o instinto será sempre os elementos memorizados mas contidos na memória de forma impulsiva funcionando no mecanismo inconsciente da mesma.

Resultados dos desejos, das ações comportamentais não racionais, que formaram bem antes do processo de evolução responsavel pela passagem da realidade primata ao homo sapiens. Com efeito, o instinto foi construido antes da própria evolução ao nascimento do homo sapiens.

A respeito do código genético e suas variações, as diferenças fundamentais das reações de cada pessoa, na relação evolutiva dos mundos particulares, ligados tanto ao instinto, como por outro lado, a racionalidade. A ação humana sempre entendida como fruto da linguagem.

O que se pode compreender, aspectos iguais, a respeito de certos padrões, em consideração a própria natureza evolutiva do código em questão, estabelecido em diversos aspectos  pela memória, o que significa comprender a evolução do instinto apenas por uma única genética.

Apesar da análise é dificil prever o comportamento do homem, devido naturalmente a relação fundamental entre o mundo de lógica racional e sua relação com o instinto. Os comportamentos são diversos  do mesmo modo as reações.

A razão as vezes pode estar sobre o comando do instinto, dado a impregnação do mesmo a memória. Obviamente que as forças da Biologia estão ligadas ao mundo da produçao cultural determinando as direções  para os diversos comportamentos.

Sendo desse modo é praticamente impossivel um comportamento apenas racional, em razão  dos multifatores que envolvem os mecanismos culturais, na educação e na formatação dos comportamentos.

O comportamento humano é exuberantemente complexo, produtos de fatos ligados ao mundo do instinto, reações psicologicas, racionais e emocionais, sendo desse modo as reações não são apenas  fundamentos normais.

O que significa que o processo evolutivo não é inteiramente perfeito, a evoluçao não foi um mecanismo simples, sua realização se deu por caminhos que não levavam a perfeição, devido a natureza das contínuas mudanças.

A adaptação que é uma mecanismo natural, podera ajudar na superaçao de seus paradigmas. Nada acontede de forma isolada na perspectiva das concepções,  na direção da vantagem seletiva de determinada espécie.

Mesmo cérebro do homem parece ser inteiramente adaptado a efetivação de funções fundamentais, o que não significam as adaptações mais globais, quando a vida animal reina no mundo das processualidades, o que consiste aos estímulos.

A mente humana é muito complexa, também flexível, somos afetados por ela, pois residem na mesma o mundo da razão e do instinto,  sendo que em algumas situações a razão fica exposta ao domínio do instinto e vice versa.

No entanto, o desenvolvimento do cérebro, deve sempre ser pelos impulsos corretos,  o meio no qual crescemos é indispensavel para a determinação não apenas da consciência, mas por outro lado, do próprio mundo do instinto.  No homem realiza-se as duas coisas ao mesmo tempo.

A questão do surgimento da linguagem, o desenvolvimento emocional, tudo está de certo modo relacionado ao mecanismo da evolução que do ponto de vista prático esta entrelaçado ao mundo cultural.

Sendo que a mesma  começou muito antes da evolução  tornar o que somos, mas foi por meio da evolução que homem chegou onde está, por esse motivo toda explicação é evolucionista.

A história da evolução humana exerce tanto na consciência como no mundo do instinto, uma força poderosa, a razão nem sempre é exatamente racional.

 Sendo as vezes a mesma vítima do mundo cultural e das ideologias que estabelecem o mecanismo de funcionamento do cérebro, além naturalmente das imposições  do instinto, a razão está sobre o domínio dela mesma, do mesmo modo o instinto.

Edjar Dias de Vasconcelos.