IMPEDIMENTOS DE DEUS E DO DIABO

A Bíblia está pejada de mistérios inexplicáveis pela razão humana. Um dos maiores deles são os impedimentos na realização da própria obra de Deus. Existem muitos hoje que jamais poderiam fazer parte do ministério no tempo dos apóstolos.

Naquele tempo, o mais importante da história da igreja, a obra era feita debaixo da expressa direção do Espírito Santo. Os pregadores mantinham uma atitude abençoada de plena submissão à vontade de Deus. Ninguém se aventurava a avançar sem autoridade.

Certa vez Paulo, Silas e Timóteo estavam evangelizando, com grandes confirmações por parte de Deus. Eles passaram pela Frigia e pela província da Galácia e desejaram anunciar a palavra na Ásia. Mas, veja o que aconteceu:

"E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia". At 16.6.

Quem foi que impediu? O Espírito Santo. Mas o Senhor Jesus não mandou irem por todo o mundo e anunciarem o evangelho a toda criatura? Mandou, mas debaixo da sua santa disciplina. Por que o Espírito Santo os impediu de anunciarem a palavra na Ásia? Não sabemos. Podemos especular, dizendo que não era tempo ou que Deus tinha uma obra mais urgente para realizar em outro lugar... Podemos inventar mil motivos, mas a grande realidade é que não sabemos porque o Espírito Santo os impediu.

Como você, obreiro do Senhor, reagiria a tal impedimento? Como é que você tem reagido aos impedimentos em sua presente situação, em seu presente ministério? Com revolta? Com dúvidas? Em paz?

O fato insofismável é que existem impedimentos em sua vida. E o que é mais drástico ? no ministério que você exerce com tanto zelo e alegria. E quem é que às vezes impede? O próprio Deus.

Veja outro caso semelhante:

E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. At 16.7.

Paulo foi bem específico, para que não restasse qualquer dúvida:

O apóstolo também desejou várias vezes visitar os romanos, mas foi tolhido em seus intentos. Ele não explicou na epístola quais foram os impedimentos. O fato é que eles existiram. A vida cristã não é um mar de rosas e o ministério ainda é mais crucial. Temos que avançar enfrentando dificuldades. Veja o que temos que fazer constantemente:

Destruindo as fortalezas, anulando os sofismas e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo. 2 Co 10.5.

Paulo tinha todo o cuidado com o trabalho apostólico que lhe fora confiado, por isto procurava evangelizar em todo o lugar que achava possível. Ele, também, não somente se preocupava com a evangelização, mas também com a consolidação da obra na vida dos irmãos. Ele às vezes queria voltar a algum lugar para reforçar a mensagem que tinha dado, confirmando a vocação dos irmãos, mas nem sempre sua vontade prevalecia. Deus tinha outros planos muitas vezes desconhecidos por Paulo.

Não quero, porém, irmãos, que ignoreis que muitas vezes propus ir ter convosco (mas até agora tenho sido impedido), para também ter entre vós algum fruto, como também entre os demais gentios. Rm 1,13.

Pelo que, também, muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco. Rm 15.22.

Isto demonstra que por melhores que sejam nossas intenções, por maior que seja nosso zelo, por mais que queiramos ajudar, realizar a obra, esta permanece misteriosa, oculta aos nossos olhos e entendimento. Somente Deus sabe o que é melhor. Somente ele determina quando e onde e como a obra deve ser realizada. Todo o nosso entendimento deve ser levado cativo à obediência de Cristo.

Isto tudo até que dá para entender, mas existe outro obstáculo que é duro de aceitar ? querer realizar a obra e sermos impedidos não por Deus, mas pelo diabo. Paulo teve esta terrível experiência:

Pelo que bem quisemos, uma e outra vez, ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu. 1 Ts 2.18.

Meu Deus, é incrível!

Existem muitos outros que, diante de um impedimento, antes de saberem a etiologia da coisa, já vão dizendo:

- Tá amarrado! Tá repreendido! Não aceito! Tá queimado, Satanás! Caia por terra todo o impedimento! Tá destruída toda a ação do diabo! Eu piso na tua cabeça, demônio! O arcanjo Miguel vai vir com sua espada desembainhada! Desçam os anjos agora, os querubins, os serafins, as hostes de fogo!

Parece até bonito, parece lógico, mas antes de se falar qualquer dessas coisas, vamos ser imitadores do apóstolo Paulo, curvando a cabeça e dizendo:

Senhor, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

Tenho conversado com vários irmãos, maduros na obra do Senhor, e temos chegado à conclusão que a obra de Deus não é tão previsível quanto parece às vezes.

Todo exército é muito bem treinado para a guerra, mas em cada corpo de tropas existem grupos que são convocados à parte para forças especiais. São grupos que recebem um treinamento diferenciado, especial, sofisticado, específico. Um soldado comum jamais imaginaria os truques, adestramentos, treinos, exercícios, técnicas, segredos e mistérios que são necessários para deixar um membro dessas tropas de elite pronto para enfrentar sua primeira missão. Muitas vezes essas missões exigem, também, um altíssimo conhecimento de tecnologia, no uso de aparelhos, no conhecimento de cartografia, anatomia, primeiros socorros, telecomunicação, artes marciais e outras coisas semelhantes.

O obreiro de Deus não fica atrás. Ele tem que penetrar nos labirintos da devoção, do conhecimento bíblico, da sensibilidade espiritual, da obediência, do discernimento e também da ousadia, da coragem, da disposição, do desprendimento e do amor. Tem que cumprir à risca o que disse o apóstolo João: "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou". 1 Jo 2,6.

Isto me faz lembrar o artifício que um tradutor teve que usar quando precisou traduzir para uma tribo africana a expressão "em verdade, em verdade, vos digo". O problema é que não existia a palavra "verdade" no idioma original. O que fazer? Ele, então, traduziu as palavras de Jesus assim: "Não é brincadeira, não é brincadeira".

É o que lembramos aos amados obreiros do Senhor: "Não é brincadeira!"