"Justiça Militar e o Cel Lopes Vieira" (discurso do Coronel Lopes Vieira - 28.11.1929):

Coube ao Coronel Lopes Vieira – Comandante-Geral da Força Pública Catarinense, também político "Republicano" ligado aos "Konder" a implantação da Justiça Militar.

Anteriormente, os policiais militares estavam sujeitos à Justiça comum e essa inovação capitaneada pelo comandante visionário, constituiu-se um divisor de águas na corporação militar, na medida que assegurou um tratamento judicial para os membros da caserna. Na sua gestão houve grandes avanços da PM, a partir da reformulação de legislações, reformas de prédios, aumento de efetivo, criação do curso de Preparação para Oficiais, dentre outros. Esse espírito fez com que a Polícia Militar catarinense permanecesse blindada contra ingerências políticas e desenvolvesse/mantivesse uma doutrina de unidade, hierarquia, disciplina e avanços que até o presente a mantém viva e próspera.

No seu discurso o Cel. Lopes Vieira lembrou que foi amigo de Hercílio Luz e que entrou na Força Pública por suas mãos. No evento também discursaram o Dr. Arthur Costa – Secretário da Fazenda e Interior e Justiça e o Desembargador Mileto Tavares – Presidente do TJ/SC (Jornal Folha Nova, 28.11.1929).