Texto: Deuteronômio: 1. 6-8" O Senhor nosso Deus nos falou em Horebe, dizendo: Tempo bastante haveis demorado neste monte. 7. Voltai-vos, e parti pelo  caminho, e ide à região montanhosa dos amorreus, e a todos os lugares vizinhos, na Arabá, na região montanhosa, no vale e no sul; à beira do mar, à terra dos cananeus, e ao Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates. 8. Eis que tenho posto esta terra diante de vós; entrai e possuí a terra que o Senhor prometeu com juramento dar a vossos pais, Abraão, Isaque, e Jacó, a eles e à sua descendência depois deles. "

Introdução:

Quarenta  anos se passaram. Eles se tornaram a " Geração  do deserto ". Porque? Quando poderia ser diferente.

GERAÇÃO :  Descendência, filiação, linhagem.

Foram tempos de alegrias e decepções.

O que a vida desta geração que passou todo este tempo no deserto nos ensina ?

Existe um grande perigo para qualquer geração... é quando ela fica muito tempo no mesmo lugar, acaba se acostumando com tudo, isso vira rotina, mesmice, tudo passa ser comum e natural mesmo quando Deus realiza grandes proesas.

Corre-se o risco de não se importar  em buscar novos horizontes.

Qualquer um pode ficar inerte e insensível a tudo e a todos. Pode ficar pararalizado e até morrer no deserto, mesmo que seja no monte.

Diante disso, aprendemos:

1- NÓS TEMOS UMA PALAVRA.

" O Senhor nosso Deus nos falou em Horebe, dizendo: Tempo bastante haveis demorado neste monte. 7. Voltai-vos, e parti..." 

2- NÓS TEMOS UMA PROMESSA.

  1.  Eis que tenho posto esta terra diante de vós; entrai e possuí a terra que o Senhor prometeu com juramento dar a vossos pais, Abraão, Isaque, e Jacó, a eles e à sua descendência depois deles. "

A terra. O lugar da habitação, moradia. Não basta saber que tem a promessa, tem que buscar, tem que conquistar.

3- NÓS TEMOS UM DEVER.

* Conquistar a terra:  Deuteronômio: 1. 21. " Eis aqui o Senhor teu Deus tem posto esta terra diante de ti; sobe, apodera-te dela, como te falou o Senhor Deus de teus pais; não temas, e não te assustes. 

* Amar a terra: Deuteronômio: 1. 25. " Tomaram do fruto da terra nas mãos, e no-lo trouxeram; e nos informaram, dizendo: Boa é a terra que nos dá o Senhor nosso Deus. "

* Frutificar nesta terra: Deuteronômio: 1. 11. " O Senhor Deus de vossos pais vos faça mil vezes mais numerosos do que sois; e vos abençoe, como vos prometeu. "

 

Itaguaí , 08/09/2013