FELICIDADE X DINHEIRO.

 

 

Quem não deseja ser feliz? Quem não quer ter muito dinheiro? Caros leitores - vivemos envolto a sociedade obcecada por dinheiro e felicidade, onde se pode comprar tudo! Será que desta forma vamos ter felicidade? Essa aparente ‘comodidade que dinheiro compra tudo’, leva milhões de criaturas ao fundo do poço, pois estão abolindo qualquer tipo de ‘sacrifício e sofrimento’. Às vezes tenho a impressão que novamente à filosofia do epicurismo se faz presente em nossa convivência, uma vez que o prazer passou a ser o fim último da existência. Nesse contexto, dinheiro é fator decisivo para ter felicidade.

Será que realmente é assim? Cada um tem sua história de vida e a vida nos mostra que dinheiro não compra tudo! Caso contrário, não haveria inúmeros afortunados infelizes, outros morrendo de overdose ou se entregando ao mundo das “drogas”. Quem não se lembra do caso de Michael Jackson? Esse assunto é polêmico, mas sou da opinião que dinheiro pelo dinheiro não representa nada, pelo contrário, torna o ser humano um animal irracional! Escrevo este artigo após receber um e-mail relacionado ao presidente dos EUA, Barack Obama, onde fui levado a refletir que dinheiro, poder, fama ou posição social não pode ser fator preponderantes para uma criatura ser feliz. Na verdade quando o dinheiro fica em primeiro lugar, quando o ser humano imagina que é superior aos demais, o dinheiro se torna lixo, pois essas pessoas são amargas, doentes, ambiciosas e tudo fazem com ‘segunda intenção’, uma vez que a ambição toma conta de suas vidas, sendo determinadas a vencer a qualquer preço, dessa maneira se tornam criaturas infelizes e incapazes de conviver com os outros.

As imagens que observei do presidente estadunidense, podem ser acessadas em meu blog www.cj.toaldo.zip.net, lá podemos verificar que o homem mais poderoso do mundo sabe aproveitar os momentos bons da vida; tem prazer em mostrar sua vida familiar e não tem receio em demonstrar seus sentimentos. Creio que essa é uma postura maravilhosa, infelizmente para muitos é motivo de zombaria, chacota, ridicularidade, pois nossa sociedade vive de aparência e esquece que o ser humano, seja ele de qualquer posição social, ele tem anseios, necessidades, amor, tristezas, desilusões, aborrecimentos e tudo o que um ser mortal possa sentir. De que vale buscar dinheiro, vivendo obcecado pelo trabalho? A realização plena da vida e da felicidade está na forma como se usufrui os pequenos momentos da vida, dentre eles, quando estamos com a família, ao se rir, chorar, ou seja, não ter vergonha de expressar a emoção. Não esqueça: a vida é feita de momentos.

Essa é a grande lição que nossa sociedade precisa aprender, pois ainda são milhões de criaturas que acreditam que apenas o dinheiro compra a felicidade, isso é fruto da vida hipócrita, imbecil e de faz de contas em que estamos inseridos.

Ainda somos bitolados, pois continuamos vendo somente a posição social, o carro, a roupa, ou seja, as pessoas são medidas por padrões impostos, caso contrário é relegado ao segundo plano! Quanta ilusão e quanta importância a aparência tem! E isso anda deixando muita gente "doente", pois muitas vezes não tem como viver dessas aparências.

Somos o que somos e não podemos viver de aparências. Novamente lembro meu pai: “dê o passo conforme sua perna”! Meus amigos: riqueza, dinheiro, fama ou posição social não é termômetro que mede felicidade; desde os gregos antigos a lição foi ensinada: o ser humano é feliz quando encontra sua forma de viver e nela está o sentido de sua existência, mas essa forma de vida não pode ser medida pela quantidade de dinheiro ou de bens materiais que se tem!

Pense nisso, amanhã pode ser tarde.