FEIJÃO COM ARROZ

Conheci um jovem pastor que iniciou um trabalho no interior de Pernambuco e, dentro de pouco tempo a igreja estava lotada.

Como tinha com ele uma boa amizade, perguntei-lhe:

? E aí irmão, qual é o segredo?

- Feijão com arroz, respondeu-me.

Ele estava trazendo para a igreja o trivial simples, o alimento espiritual singelo, sem complexidade, sem rebuscamentos.

O puro, límpido e transparente Evangelho de Cristo.

Conheci também outro obreiro que vivia estudando as mais complicadas filosofias e teologias. Inspirava-se nos místicos e gostava de assuntos misteriosos e estranhos.

Embrenhava-se em tudo que a inteligência humana é incapaz de explicar ou compreender.

Gostava de pesquisar todo objeto de fé ou dogma religioso, impenetráveis a razão humana.

Certo dia ele veio me perguntar se eu conhecia a teologia apofática.

Brincando com ele, perguntei se era a teologia dos extraterrestres.

A igreja dele jamais crescia, mas os quatros "gatos pingados" que a freqüentavam conheciam todas as doutrinas herméticas. Sabiam até quem fora a mulher de Caim e a nacionalidade do anticristo.

Mas, voltemos com o feijão com arroz.

Houve tempo em que eu fui tentado a atitudes semelhantes ao do irmão que acabei de citar.

Minha crença, porém foi sendo depurada até que entendi que o Evangelho é transparência e simplicidade.

Fui até repreendido por uma irmã que defendia a "teologia da prosperidade" quando lhe disse que o meu texto bíblico preferido, o qual adotei como o lema da minha existência era o salmo 131:

"Senhor o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram não me exercito em grandes assuntos nem em coisas muitos elevadas para mim. De certo, fiz calar e sossegar a minha alma. Qual criança desmamada para com sua mãe, tal é minha alma para comigo. Espere Israel no Senhor, desde agora e para sempre".

Lembro-me da lenda do grande inquisidor da Idade Média.

A lenda conta que esse personagem estava perseguindo os "heréticos" e os "feiticeiros" e enviando-os para morrerem em fogueiras.

Certa noite, enquanto preparava uma lista de suspeitos, Jesus apareceu em seus luxuosos aposentos. O inquisidor não teve duvidas. Olhou fixamente para Jesus e disse:

- Senhor volta para o céu. Deixa a igreja conosco, pois nós sabemos cuidar da tua igreja mais do que tu mesmo.

Isto também nos faz lembrar a presunção do profeta quando Deus lhe falou:

"Se te fadigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com cavalos? Se tão somente numa terra de paz, não estás confiado que farás na enchente do Jordão?" Jr 12.5.

Deus se manifesta na simplicidade. Até mesmo a chegada da maior Personalidade que esta terra já viu, confundiu os sábios e entendidos. O povo deste mundo queria um portentoso sinal, mas veja qual foi o sinal que Deus lhes enviou:

" Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá e dará á luz um filho, e será seu nome Emanuel". Is 7.14.