CAPITULO I: INTRODUÇÃO

O principal objectivo da terapêutica anti-retroviral é reduzir o máximo possível, pelo maior período de tempo, a quantidade de vírus HIV circulante (carga viral plasmática). A adesão ao tratamento é um desafio constante para os pacientes, pois os protocolos actuais determinam o uso de pelo menos três medicamentos, variando entre uma a três tomadas por dia, com horários que devem ser rigorosamente cumpridos. O conhecimento dos obstáculos ao cumprimento destas orientações pode auxiliar na escolha individualizada do tratamento e melhorar os resultados.

Existem vários factores descritos em diferentes estudos publicados na literatura sobre a redução do desejo e/ou da capacidade dos pacientes de cumprir as ordens médicas. Eles podem estar relacionados ao próprio vírus (carga viral elevada e sensibilidade aos medicamentos), às drogas (restrição quanto à ingestão junto com água ou alimentos, tamanho do comprimido, tolerabilidade), a problemas de relacionamento com os profissionais de saúde (má comunicação, ignorância, insensibilidade a diferenças culturais e falta de experiência no tratamento da infecção do HIV), à própria organização do sistema de saúde (dificuldade de acesso, superlotação, horários restritos de distribuição) ou a dificuldades psicossociais (família, colegas de trabalho, relacionamento social).

Em 1999, um estudo multicêntrico conduzido por Nemes e colaboradores no Estado de São Paulo encontrou prevalência de boa adesão de 69%; neste trabalho, questões relacionadas à qualidade do serviço de saúde foram o principal preditor para adesão adequada. Posteriormente, em estudo envolvendo vários estados brasileiros, a mesma autora encontrou prevalência de adesão de 75%, mais uma vez sendo afectada por factores relacionados ao serviço, porém de forma distinta. Houve também a influência de questões relacionadas ao tratamento e a características individuais. Além desses, outros estudos de cunho quantitativo e qualitativo vêm sendo publicados o assunto de não adesão do TARV

Neste contexto, emerge a possibilidade de uso de modelos estatísticos para o auxílio no conhecimento da situação actual ou futuro de um doentes infectado por HIV/SIDA vir abandonar o TARV e na contribuição para essa prevenção, no que concerne a influência comportamental sobre o risco de abandonar o TARV baseando-se na análise de Regressão Logística que permitirá a determinação da probabilidade de um indivíduo vir abandonar o TARV em função do seu comportamento

Regressão logística tem aplicação em diversos campos como epidemiologia, pesquisa médica, bancos, pesquisa de mercado e pesquisa social. A Análise de Regressão Logística tem sido mencionada por alguns autores, Cox (1969), Martins (1988), Hosmer e Lemeshow (2000), Kleinbaum e Klein (2002), como uma ferramenta bastante poderosa de modelação estatística, geralmente apropriada para variáveis categóricas. Ela consiste em relacionar, através de um modelo, a variável resposta categórica com as variáveis explicativas que influenciam a ocorrência de determinado evento. A variável resposta é geralmente dicotómica, mas pode ser politómica, isto é, ter mais do que dois níveis de respostas, podendo ser nominal ou ordinal. E as variáveis explicativas podem ser categóricas ou contínuas

Dessa forma, o presente estudo busca explorar possíveis Factores de risco para não Adesão ao Tratamento anti-retroviral em pacientes adultos no Hospital Rural de Montepuez.

1.2 OBJECTIVOS

1.2.1 GERAL:

Avaliar os factores associados à interrupção do tratamento anti-retroviral em pacientes adultos no Hospital Rural de Montepuez.

1.2.2 ESPECÍFICOS

  • Identificar os factores associados à interrupção do tratamento anti-retroviral em pacientes adultos no hospital rural de Montepuez;
  • Descrever os factores associados à interrupção do tratamento anti-retroviral em pacientes adultos no hospital rural de Montepuez;
  • Deterninar um modelo que melhor estime as chances de um indivíduo infectado pelo virus de HIV/SIDA em regime do tratamento vir abandonar.

1.3. 1 RELEVÂNCIA E JUSTIFICAÇÃO

O HIV/SIDA destaca-se entre as enfermidades infecciosas emergentes pela grande magnitude e extensão dos danos causados às Populações e, desde a sua origem, cada uma de suas características e repercussões tem sido exaustivamente discutida pela comunidade científica e pela sociedade em geral. Como a transmissão do HIV é propulsionada por factores comportamentais, as teorias acerca de como os indivíduos mudam o seu comportamento forneceram as bases para muitos dos esforços da sua prevenção em todo o Mundo.

O tema em destaque demonstra uma importância significativa, pois pretende despertar a Sociedade a necessidade de adererir o anti-retrovirais no tratamento do HIV/SIDA. Por um lado pretende-se alertar aos funcionários de Saúde a necessidade de contribuir no processo de aconselhamento aos pacientes em TARV na adesão do tratamento ao nível da área de Saúde de Montepuez, mais também nos outros sectores de Saúde ou nos Ministérios de Saúde em Geral.

Ao se escolher o tema, tem-se em vista demonstrar as implicações da interrupção do anti-retrovirais no Tratamento do HIV/SIDA, e dos possíveis factores associados que poderão colaborar no processo de gestão deste assunto de TARV pois, a não adesão aos novos medicamentos para a HIV/SIDA é considerado como um dos mais ameaçadores perigos para a efectividade do tratamento, no plano individual, e para a disseminação de vírus-resistência, no plano colectivo. Esse fenómeno deve ser trabalhado junto ao paciente de forma sistematizada, com desenvolvimento de acções que favoreçam uma actuação efectiva dos profissionais e uma incorporação do tratamento pelo paciente. Por tanto, a equipe de saúde deve conhecer os factores que possam vir a interferir na adesão, sendo imperativo o reconhecimento das especificidades da sua clientela em particular Colombrini (2006).

A Análise de Regressão Logística tem sido mencionada por alguns autores, Cox (1969), Martins (1988), Hosmer e Lemeshow (2000), Kleinbaum e Klein (2002), como uma ferramenta bastante poderosa de modelação estatística, geralmente apropriada para variáveis categóricas. Regressão logística tem aplicação em diversos campos como epidemiologia, pesquisa médica, bancos, pesquisa de mercado e pesquisa social.

1.4.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Com o advento dos Antiretrovirais no tratamento do HIV/SIDA observou-se uma melhoria significativa na qualidade de vida dos pacientes Tourete-Turgis (1997). Com isto a HIV/SIDA passa a ter características de uma doença crónica e apesar do grande benefício gerado por esta terapêutica, restam ainda muitas dificuldades a serem superadas. Uma delas é a adesão do paciente ao seu tratamento Crespo-Fierro (1997).

Vários autores referem que, em geral, as taxas de adesão para tratamento de doenças crónicas, com tratamento prolongado já são baixas, e isto se agrava ainda mais quando se associa a uma doença com limitada perspectiva de sobrevida. Williams (1999).

No Hospital Rural de Montepuez, durante o 1º trimestre de 2013, foram diagnosticados cerca de 213 pacientes adultos por HIV/SIDA dos quais 140 iniciaram o Antiretrovirais no tratamento do HIV/SIDA e 13 abandonaram. Por um lado, na 4ª reunião do comité TARV Quinzenal foram verificados 200 processos de pacientes diagnosticados em 2012 onde segundo critérios de adesão ao TARV foram considerados abandonos ao tratamento. O indice de cumprimento de metas para TARV Adulto em relação a meta anual foi de 73,8% em 2012. Ainda persiste o HIV-SIDA ser uma das causas mais frequentes de internamento e Mortalidade no Hospital Rural de Montepuez.

O facto que se levanta em torno da abordagem que se pretende com o tema, é de verificar quais as causas determinantes no processo de adesão do tratamento anti-retroviral e quais as motivações para o abandono do tratamento do HIV/SIDA tomando como ponto de partida aos pacientes diagnósticados no Hospital Rural de Montepuez. Face a esta situação, suiscita a seguinte questão.

ü  Porque é que os pacientes com HIV/SIDA, Abandonam o Tratamento Anti-Retroviral no Hospital Rural de Montepuez?