Quem foi Demócrito.

 

Nasceu na cidade de Abdera, possivelmente  no ano 460 a.C.  pela  literatura é considerado  historicamente, como   um filósofo pré-socrático.

Entretanto,  sobre a ótica  do tempo,    tudo indica que tenha vivido a mesma época de Sócrates, o que é certamente  muito provável.

Em referência ao aspecto da sua filosofia, a maior parte de suas obras, de acordo com a doxografia, tratou muito mais da ética,  que da física.

 No  entanto, o que passou ao mundo ocidental, como fosse apenas um cosmólogo grego, o que não corresponde na sua essencialdade a verdade.

Entretanto, o estudo que mais caracteriza são os pré-socráticos.  Demócrito foi  evidentemente  um grande discípulo e depois sucessor de  Leucipo de Mileto.

Ficou muito famoso, isso aconteceu devido, ter sido no mundo antigo, o maior cosmólogo  que elaborou a teoria do atomismo. Até  então,  nada  semelhante a sua epistemologia do cosmo.

De acordo com o fundamento da  teoria de Demócrito, tudo que existe em termo de matéria ou da natureza, é apenas composto de átomo, pequenos elementos indivíseis, que significa sua afirmação como princípio da constituição do átomo ou da matéria, o universo e os distintos mundos,  têm essa  lógica como fundamento da sua materialidade.

A negação, tomo, pricípio da divisibilidade, a diferença do fundamento átomo, realidade material ou composto de  matéria indivisível.

 Com efeito, o elemento básico e substancial da realidade material, contém nele mesmo uma lógica não divisível.

Existe  muita dúvida, literária,  se a teoria foi elaborada por ele ou por seu grande  mestre Leucipo, o que até então,   sabe se que  de certo modo pode ser possível.

Mas ninguém tem certeza absoluta a esse respeito, por isso é melhor seguir a tradição.

Eles tiveram uma profunda relação, isso é verdadeiro, de certa forma, dificulta realmente  a possibilidade para saber,  quem foi  o verdadeiro autor da teoria ou se ambos construiram juntos a teoria do átomo.

  Entretanto, a maioria dos pesquisadores, defendem a ideia de ter sido Demócrito, o elaborador da teoria.  Todavia, existe inclusive um conceito a esse respeito.

Sendo que ele não apenas sistematizou esse modo de entender a matéria, ou seja o seu pensamento a respeito da teoria atomista, mas também por outro lado,  desenvolveu conceitos interessantes ao conceito fundamental  do próprio universo.

 Uma ideia muito importante elaborada por ele, o conceito que o universo é infinito, onde no mesmo existem diversos outros mundos, iguais ao nosso mundo, o que hoje denomina na cosmofísica, o que é chamado de universos paralelos.

Em respeito a essa visão aceita nos dias de hoje, como verdadeira, o princípio de mundos paralelos, o  que levou a física ter interesse pelo seu pensamento, a diversidade dos mundos, do mesmo modo as Galáxias, o que hoje é aceito naturalmente,  pela física contemporânea.

Ele fui discriminado profundamente como filósofo na cidade de Atenas, isso durante toda sua vida, mas mesmo assim, misteriosamente sua obra foi bastante conhecida por Aristóteles,  o que foi muito bom posteriormente para Demócrito.

 Na verdade Aristóteles, tinha pleno domínio do trabalho de Demócrito, o que inclusive influenciou  na elaboração da física desenvolvida por ele, Aristóteles, não teria certamente o valor que é reconhecido hoje, se não tivesse sido influenciado por Demócrito.

  Aspecto que representa ao grande valor da teoria atomista de Demócrito.  Aristóteles em suas conferências sempre  comentava  a obra de Democrito, referindo positivamente, em defesa da sua própria física.

No entanto, Platão nunca gostou muito de Demócrito como teórico, ficava  sempre em público, fazendo condenação dos livros de Demócrito,  que deveriam ser queimados.

Demócrito, achava  provocativo o desejo de Platão, e, não levava a sério as próprias críticas que recebia, sabia muito bem as diferenças epistemológicas entre ambos, mas para sua sorte, como Aristóteles, não  gostava de Platão, procurou valorizar o pensamento de Demócrito

 Como o pensamento de Aristóteles, prevaleceu na história, levou de certo modo,  também democrito, a demarcar historicamente toda sua visão cosmológica de mundo.

Terminou-se  por  deixar também  na Grécia antiga,  alguns seguidores, sendo o principal deles Protágoras de Abdera, posteriormente influenciando Epicuro, o filósofo do prazer, para o mesmo a única finalidade da vida era o prazer, somente este levava ao homem a plena felicidade.

No renascimento todas essas ideias foram aceitas por alguns filósofos  entre eles Giordano Bruno, que teve um papel prepoderante para o desenvolvimento do mundo moderno.

Particularmente para o desenvolvimento  do surgimento da filosofia moderna, e,  naturalmente para mudança do modo de produção feudal, para  o nascimento do modo de produção   capitalista.

 Sendo  posteriormente queimado pela inquisição, pois para o vaticano apenas Deus poderia ser infinito e não o universo.

 

Edjar Dias de Vasconcelos