Passamos maior parte do nosso dia no ambiente de trabalho com nossos colegas do que com nossos familiares e amigos. E, para que às 8hs diárias sejam agradáveis precisamos ter um ambiente de trabalho favorável. Para que possamos permanecer no ambiente de trabalho tranquilo, com motivação e entusiasmo e, para isto precisamos ser éticos uns com os outros. Abaixo, listei quatro características que acho indispensável no ambiente de trabalho. Claro, teriam muitas outras para listar, mas aí escreveria a bíblia da ética no mundo coorporativo.

Saiba respeitar a privacidade do próximo; jamais mexa na mesa, gaveta, bolsa, documentos, pertences dos seus colegas. Mesmo que tenhamos uma intimidade maior com o colega evite obter informações alheias que não irá agregar no seu dia-a-dia ou trabalho. EVITE espicular qual é a remuneração do seu colega, se é maior do que a sua, controle a sua curiosidade. Se coloque no lugar da outra pessoa. Você gostaria que seus pertences fossem revirados? Ou que você fosse interrogado? A privacidade é inviolável.

Evite fofoca; fuja da radio peão e das fofocas de corredores, pois a fofoca é prejudicial no ambiente de trabalho, não agrega em nada, pelo contrário atrapalha e desmotiva os demais colegas e, sem contar no tempo gasto fofocando que poderia estar sendo utilizado em algo mais útil e produtivo para si.

Faça críticas educadamente; deixe que as críticas sejam feitas pelo coordenador ou supervisor do seu colega e não por você. E, caso você seja o coordenador ou supervisor e precise repreender alguém, faça isso diretamente à pessoa sem plateia. Saiba como dar um feedback positivo e seja educado ao passar qualquer informação para as pessoas que sejam subordinados a ti.

Reconheça o seu erro; não tente transferir a responsabilidade do seu erro para os seus colegas e, tenha maturidade o suficiente para assumir que errou. Se errar, reconheça e aprenda com o erro para que não aconteça novamente. E tente você mesmo entender no que errou e como reverter o erro e conserte.

É cada vez mais nítido que a ética vem se afastando do contexto corporativo. É lamentável deparar-se com situações catastróficas ocasionadas pela falta de ética dos profissionais. As empresas ao se depararem com esse tipo de conflito, deveriam se manter fiéis a seus princípios e crenças e eliminar as famosas “maças podres” que acabam contaminando o restante.

Trago como exemplo, o caso do ator muito conhecido no Brasil, que todo o país deve ter acompanhado ou ouvido falar. A emissora a qual o ator era funcionário, demiti-o e, além disso, tornou de conhecimento público a falta de ética e respeito do ator com a colega de trabalho. Claro, não posso ser hipócrita e bater palmas para emissora, querendo ou não à mesma se beneficiou divulgando o caso. Mas a questão é que o profissional que sofre com a falta de ética do colega ou do seu superior não deve se calar e a empresa precisa apoiar o funcionário lesado.

Este foi um dos casos que tivemos conhecimento, mas casos como este acontecem com frequência nas empresas e se quer sabemos, muitas vezes nem a própria empresa tem conhecimento, por outro lado às vezes tem o conhecimento e procura não se posicionar para não demitir o funcionário, já que o mesmo que foi antiético traz bons resultados para a empresa e seria um prejuízo demiti-lo.

Os profissionais precisam entender que a ética está mais ligada às atitudes com o próximo do que com a gente mesmo, já que o núcleo principal da ética é muito mais do que tomar atitudes que nos beneficie, mas tomar atitudes que não prejudiquem o próximo.

Nos dias atuais, as empresas procuram dinamismo nas funções uma vez que os processos são interligados e dependentes um do outro. No ambiente corporativo os resultados são alcançados rapidamente e com mais eficácia se todos os colaborados trabalharem juntos e não só. Para que isso aconteça, os profissionais precisam estar todos conectados. Imbuídos no comprometimento um com o outro, na responsabilidade, e no interesse de compartilhar e receber conhecimento, estando estas três características interligadas o resultado para a empresa só poderá ser positivo.