Lao tse, um antigo sábio chinês, certa vez disse: "os homens não poderão perceber a forma de um quadrilátero tal qual ela é se este for demasiado grande para eles". Seria correto dizer que a respiração é "um quadrilátero demasiado grande" para que os homens o percebam. 

"O homem branco parece não perceber o ar que respira..."- Chefe Seattle 

Este texto destina-se ao esclarecimento da população em geral e especialmente para aqueles que estão em terapia Psicocorporal e ou terapias complementares à tratamentos Psiquiátricos-medimentosos.  As técnicas que estas modalidades terapêuticas utilizam atravessam e tem referência nos estudos ( trabalhos) de W Reich, Gerda Boysen, A. Lowen (discípulos de Reich) e outros neo reichianos e neofreudianos precursores do estudo e experimentação da relação corpo-mente no ocidente além de incluírem, não necessariamente conhecimentos oriundos das filosofias do Oriente, tais como ;Yoga  ( Hatha) Tai Chi chuan (Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao Taoísmo e à Alquimia Chinesa. A relação de Yin e Yang, os Cinco Elementos, o Ba Gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos. , ChiKung (Chi Kung ) não foi criado por um único indivíduo e resulta de milhares de anos de experiências dos chineses no uso da energia para tratar doenças, promover a saúde e longevidade, melhorar as habilidades de luta, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade. Apesar das diversas técnicas de Chi Kung terem se desenvolvido separadamente em diversos locais da China, em muitos casos se influenciaram mutuamente, Medicina Ayurvédica, Acupuntura entre outros.

O trabalho biopsicoenergetico inclui tanto procedimentos Manipulatorios, como exercícios especiais.

Os processos MANIPULATÓRIOS Consistem de MASSAGEM, PRESSÃO, controlada e toques suáveis para RELAXAR a musculatura contraída.Os exercícios se propõem a ajudar a pessoa a entrar em contato com suas tensões e libera-las através de movimentos apropriados.

 

É IMPORTANTE SABER QUE TODO MÚSCULO CONTRAÍDO ESTÁ BLOQUEANDO ALGUM MOVIMENTO.

Tanto as MASSAGENS como os EXERCÍCIOS podem ou não serem acompanhados de terapia analítica, ou verbal. Mas esteja ou não em terapia de Análise bioenergética.

 A EXECUÇÃO DOS exercícios e manipulações (Massagens), O AJUDARÃO SIGNIFICATIVAMENTE A AUMENTAR SUA VITALIDADE SUA CAPACIDADE PARA O PRAZER E ALEGRIA DE VIVER, E A ENTRAR EM CONTATO COM AS PARTES MAIS CRIATIVAS DE SEU SER E AJUDÁ-LO A COMPREENDER MAIS SEU PASSADO, PRESENTE E PREPARAR -lo PARA UM FUTURO MAIS SAUDÁVEL.

No trabalho o corpo é levado a um estado de vibração. O objetivo é manter as vibrações num nível estável e sutil quando a excitação aumenta a tensão cresce. De fato, aumenta-se a tolerância do corpo para a excitação e para o prazer.  Para se chegar a isto, o ego deve estar seguramente ancorado no corpo, identificado com ele, e sem medo de acompanhar as respostas involuntárias neste ( corpo).

O RESULTADO FINAL É O DE UMA PESSOA CUJOS MOVIMENTOS E COMPORTAMENTOS TEM UM ALTO GRAU DE ESPONTANEIDADE, SÃO COORDENADOS E EFETIVOS: A QUALIDADE DA GRAÇA NATURAL.

ALÉM DESTES GANHOS O OBJETIVO DA TERAPIA é um corpo cheio de vida, capaz de experimentar totalmente os Prazeres da vida, dores, alegrias e tristezas ou seja, aumentando o nível de Tolerância pois a pessoa não mais se encontra aprisionada pela Couraça Muscular limitadora.

A análise dos conflitos reprimidos, a liberação de sentimentos suprimidos e a dissolução das tensões e bloqueios musculares crônicos têm o propósito de aumentar a capacidade da pessoa para o prazer.

 A MASSAGEM : É UMA PARTE IMPORTANTE DO Trabalho terapeutico.

Os exercícios ativos requerem esforço para produzir resultados.

Na massagem, você não faz nada mais que relaxar (respirando profundamente, e aprofundando o nível da Respiração) e gozar o toque e a pressão das mãos do massagista ao irem acariciando e massageando sua pele e músculos... Às vezes, entretanto, quando uma área de tensão muscular é envolvida, a massagem pode provocar dor.

Importante poder deixar-se relaxar profundamente após o tratamento e se for o caso dormir alguns minutos. A Massagem serve para vários propósitos. Precisamos de algo de bom, feito para nós.  Parcialmente, ela preenche essa necessidade ORAL profunda, que , aliás, é um de seus atrativos. Temos também uma necessidade adulta de sermos tocados de uma forma prazerosa  mas sem nenhuma intenção sexual, e a Massagem também satisfaz esta necessidade.

Igualmente é Importante o Trabalho com os Músculos Tensos. As mãos de um massagista podem atingir tensões inacessíveis às nossas próprias e que os EXERCÍCIOS não afetam diretamente. As esplasticidades musculares da base do crânio e do soalho da boca cabem nesta descrição e  carecem de pressão direta e firme.

Muito do valor da massagem depende da sensibilidade, da destreza e das mãos da pessoa que faz a manipulação. Na  medida que a massagem é uma função do toque, a pessoa deve estar sempre em contato com os SENTIMENTOS da pessoa massageada.

 RESPIRAÇÃO

A importância de uma respiração correta para a saúde física e mental é subestimada pela maioria dos médicos e terapeutas. Sabendo que a respiração é imprescindível à vida, e que o oxigênio fornece energia.

Compreendemos que uma respiração inadequada reduz a vitalidade do organismo.

A queixa comum de cansaço e exaustão geralmente não é atribuída a má respiração. No entanto a DEPRESSÃO e a FADIGA são resultados diretos da má respiração. Não há boa combustão metabólica na ausência de oxigênio suficiente. Em casos crônicos de má respiração as artérias ficam contraídas e há uma queda do número de hemácias. A maioria das pessoas respira mal.Sua respiração é superficial e há uma forte tendência de prênde-la em situações de estresse, mesmo em estresse simples, como no ato de dirigir um carro, situações de datilografar uma carta ou esperar para ser recebida em uma consulta ou entrevista. O resultado é um aumento da Tensão.

Quando as pessoas tornam-se conscientes da sua Respiração, percebem quantas vezes prendem ( param de respirar) e como a inibem.

 A respiração inadequada provoca ansiedade, irritabilidade e tensão (casos de claustrofobia, e diversos distúrbios psicológicos) e dificuldades graves podem levar ao pânico.

O ser humano limitam a respiração pois ao respirar profundamente pode entrar em contato com  sensações temidas tais como Medo, Tristeza, Raiva.

Desde a primeira infância aprendemos a controlar as emoções travando a Respiração, desta forma o choro era contido advindo da raiva, medo, desde bebes testamos comportamentos aceitáveis, desta forma todos os grupos musculares estavam envolvidos nesta Tarefa de "conter", assim são fixadas as couraças Musculares de caráter que deformam o corpo criando Contrações Crônicas que mais tarde diminuíram a Capacidade de expressar sentimentos, entrar em contato com o self ( si mesmo) e aprofundar-se  como pessoa.

Há uma tendência comum de segurar nossa Respiração, quando estamos sob estresse, é necessário fazer um esforço para respirar profundamente. RESERVANDO UM TEMPO PARA SIMPLISMENTE OBSERVAR sua respiração e tentar aprofunda-la é de grande valia, mas não o fazemos por medo disfarçado em falta de tempo, temos outras prioridades, atualizar conhecimentos, banalidades ou seja criamos mecanismos de fuga para não nos confrontarmos conosco mesmos.

Na Terapia PsicoBioenergética os Pacientes são incentivados a fazer exercícios respiratórios especiais que relaxam as tensões musculares do corpo; Esses exercícios físicos, respiratórios, ou mesmo na manipulação do massagista, podem liberar certos sentimentos ou criar alguma ansiedade que é habilmente contornada com a ajuda do terapeuta em questão . Os Exercícios propiciam maior Auto-percepção.

Durante estes e na massagem,o paciente pode sentir dores nas partes de seu corpo que estavam IMOBILIZADAS . Nem a liberação de sensações, nem a ansiedade ou a dor devem assustar. Formigando e adormecimentos podem surgir pela oxigenação "diferente" pois,  caminhos antes adormecidos começam a vibrar a tornar-se mais vivos. Na  medida que a pessoa pratica mais os exercícios as sensações desagradáveis desaparecem.

 A importância da respiração não pode ser subestimada nem superestimada e sim conscientizada, esta está tão intimamente ligada à vida que tem sido identificada com espírito vital. É citada na Bíblia, no Talmud nos escritos gregos, nos ensinamentos de Yoga . Há inúmeras técnicas de exerc´cios respiratórios. O objetivo das técnicas utilizadas no trabalho psicobioenergético ou BIODINÂMICO não é dar-lhe uma experiência mística, e sim de revitalizar e tomar consciência de si, muitas vezes produz insights além de possibilitar um melhor senso de realidade.

O enfoque, portanto, recai sobre a respiração natural, a respiração que é fácil, profunda e espontânea. Não se trata de fazer você respirar, mas de auxiliá-lo a conseguir uma respiração melhor, mais profunda, pois distúrbios da respiração natural são devidos a padrões inconscientes de contenção ou tensões musculares. Respira-se de forma insuficiente ( restrita) temendo eventualmente explodir num grito ou cair em pranto. Neste caso recomenda-se que procure um local isolado e seguro para exercitar a respiração Profunda.

É um dos propósitos da terapia também, proporcionar um ambiente para expressar suas emoções.

 virgínia vicamf