Cachorro obeso.

Em muitos consultórios veterinários, as principais reclamações são em relação ao peso elevado dos cachorros. O estilo de vida do cachorro na maioria das vezes se assemelha ao do dono, por isso o número de cachorros com obesidade só tem aumentado nos últimos anos. Hoje no Brasil, segundo estudos, estima-se que 30% dos cães estão com excesso de peso. Nos Estados Unidos, esse número passa para 55%.

São vários os fatores que podem contribuir para o ganho de peso em excesso, entre eles: a predisposição genética da raça, uma dieta errada, a falta de prática de atividades físicas, o uso de medicamentos e também doenças no sistema endócrino dos cães.

Além disso, um fator interessante, é que devido o aumento do tempo de vida dos cães, aumentou também o índice de obesidade, pois, quanto mais eles vivem em condições físicas precárias, mas eles tendem a acumular peso.

Mesmo com este cenário de obesidade canina agravante, é possível evitar o aumento de peso com alguns cuidados simples, mas diários. Se você cuidar do seu cachorro, como cuida da sua saúde, você terá bons resultados.

5 dicas para prevenir a obesidade canina

1. O seu pet precisa ter uma alimentação regrada

A melhor forma de alimentar o seu pet é utilizando uma boa ração para cachorro. Ela deve ser específica para a raça do seu cão e dosada na quantidade correta. Você também precisa evitar oferecer outros alimentos para o seu cão, principalmente com muitas gorduras ou açúcares. Eles são praticamente venenos para a saúde deles.

2.O seu pet  precisa praticar atividades físicas regulares

Se exercitar todos os dias por pelo menos 30 minutos é essencial para uma vida saudável, o esforço não precisa ser intenso, uma caminhada pelo bairro já é o suficiente. Quanto mais jovem o seu cão, mas ele precisa se mexer. Uma vida inteira ativa também vai refletir em uma velhice canina mais saudável. Só tome cuidado para não exagerar na dose e fazer o efeito contrário, machucando o pet.

3. O seu pet precisa ingerir uma boa quantidade de água

A água é fundamental para a saúde de qualquer ser vivo, por isso, se você está descuidando da quantidade de água que o seu cão está tomando, é hora de controlar melhor. Quanto maior o porte do seu cão, mais quantidade de água ele vai precisar.

4. O seu pet não pode dormir em excesso

Quem não tem inveja da vida dos cãos ultimamente, já que muitos só comem e dormem. Se o seu cãozinho está vivendo essa “vida boa”, fique atento, isso pode ser prejudicial, passar o dia inteiro dormindo não é saudável, por isso estimule o seu cão, sempre interagindo com ele para que ele faça parte da rotina da casa. Se ele não estiver tão alerta como é normalmente, procure um veterinário.

5. O seu pet precisa fazer um check-up de tempos em tempos

Não adianta descuidar do pet, ele precisa fazer exames de rotina assim como você. Mesmo que ele esteja bem, leve-o ao veterinário pelo menos a cada 6 meses para verificar se está realmente tudo em ordem. Algumas doenças demoram a aparecer e quanto mais rápida forem diagnósticas melhor para a saúde do seu cão.

Ou seja, esses 5 cuidados básicos, podem garantir uma vida muito mais saudável para o seu pet. Garanta a saúde dele, oferecendo uma boa alimentação, mais atividade, mais brincadeiras e mais atenção.

Dados para ficar atento

  1. As raças labradores, dachshunds, beagle, basset e pug são as que têm mais propensão a ganhar peso naturalmente.

  2. Com a idade os cãos tendem a engordar, por isso faça o acompanhamento com o veterinário.

  3. A castração também pode contribuir com o aumento do peso.

  4. A obesidade canina gera outras doenças como diabetes e até tumores, por isso não pode descuidar.

  5. A solidão e o estresse animal também podem levar ao aumento de peso.

  6. Se o seu cachorro apresentar muito desânimo e dificuldade de locomoção, ele pode estar obeso.

  7. Os sinais de obesidade podem ser vistos já depois dos 4 anos de idade.