UM BRASIL EMPREENDEDOR QUE SE ABRE A GLOBALIZAÇÃO

Para entender o processo de dicipacao e altonomia do empreendedorismo no Brasil na abertura ao processo de globalizacao temos que decobrirmo o que é esse dois trermos ou seja, como esta defido.

Globalização econômica: é o processo através do qual se expande o mercado e onde as fronteiras nacionais parecem mesmo desaparecer e é caracterizado pelo deslocamento espacial das diferentes etapas do processo produtivo, de forma a integrar vantagens nacionais diferentes; pelo desenvolvimento tecnológico acentuado; pela simplificação do trabalho, para permitir o deslocamento espacial da mão de obra; pela igualdade de padrões de consumo, para permitir aumento de escala; pela mobilidade externa de capitais, buscando rentabilidade máximas e curto prazo; e pela difusão dos preços e padrões de gestão e produção.

Empreendedorismo: é o movimento de mudança causado pelo empreendedor, cuja origem da palavra vem do verbo francês "entrepreneur" que significa aquele que assume riscos e começa algo de novo.

O Brasil segundo especialista de empreendedorismo é ainda algo recende que se inicio na decada de 90 com o fenomeno chamado de globalizacao que possibilitou a abertura de mercados. Mas nem por isso o brasil é tido como um dos pioresres, pelo contrario esta entre os 5 maiores empreendedores do mundo. É claro que a entrada nesse mundo globalizado gerou gerou desemprego, falencia de inumeras empresas que nao tinha suportre para comcorrencia, seja ele economico, tecnico ou humano, porem trouxe outros beneficos e entre ele a posibilidade de empreender.

Ogrande impuso do empreendedorismo no brasil foi a criacao de entidades que de apoio como o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software), sendo de fundamental importância capaz de decidir o crescimentos e estruturação dos novos empreendedores. Em razão de uma nova estruturação econômica foi necessário mudar. Empresas de todos os portes tiveram que investirem e maquinários e tecnologia para assim serem competitivas e voltarem a crescer.

Sem duvida o brasileiro empreendor soube aproveitar essa necessidade de crecimento. Com tantas careceristicas que define o emprendedor tais com; visionário, determinado, dinâmico e apaixonado pelo que faz e comprometido, fez com que surgisse inúmeros empreendedores que com seu sacrifício e aquele esforço extraordinário mudasse a visão e a "cara" do país. É impossível pensar em evolução e inovação sem que aja a ação do empreendedora,o qual desequilibra o processo de desenvolvimento econômico, tornando evidente, uma nova ordem em um novo modelo de produção.

O empreendedor como alguém que sonha e tem uma visão capaz de transformar o seu arredor contribuiu para que houvesse uma mudança no cenário de investimentos e criação de empresas. Assim também contribuiu para a reestruturação e inovação de inúmeras empresas.

Pesquisas revelam quem o número de empreendedores aumentou significantes ao logos dos anos, mas revela lacunas que dificulta e diminui o numero de novos empreendedorismo no mercado impossibilitado que esse aumento poça ser maior do que já é. Podemos cita alguns deles; Burocrático, o capital tanto como a descoberta dos financiamentos como a obtenção, infra-estrutura precária e o ambiente político e econômico cheio de riscos e incertezas faz fatores que contribuam na inibição empreendedora.

Portanto a globalização pode ser tida como um fator de expansão, ou um berço de oportunidades para o empreendedorismo que significantemente modela uma sociedade de pessoas criativas.