A única coisa que o tempo garante é a velhice. O resto é tudo por nossa conta e risco. Não adianta deixar sujeira na casa, pensando que o tempo limpa. Tente pagar as suas contas com o tempo e verá que quanto mais o tempo passa pior fica. Mas as pessoas continuam nessa crença ingênua de que o tempo cura tudo. O tempo não cura nada, porque a função do tempo é envelhecer. E envelhecer e curar são coisas bastante diferentes.

É bem verdade que algumas coisas envelhecidas ficam melhores, vamos pensar no vinho, por exemplo, mas isso não é mérito do tempo; outras coisas ficam piores: uma chateação que vira raiva, que depois vira ódio, que evolui pra vingança, que leva à morte. Mas a própria morte não resolve tudo. Se as pessoas matavam umas às outras no inicio do século, ainda continuam fazendo; se havia roubo, doenças, pobrezas, injustiças ainda continuam acontecendo, talvez com variações nos tipos e formatos, mas o tempo não resolveu isso também. As pessoas criaram novas formas, resignificaram as antigas e por aí vai.

É besteira achar que as pessoas evoluem com o tempo, no máximo ficam mais velhas e isso é só um sinal de que caminham para um fim muito pior: a morte.

Epitácio Rodrigues da Silva