UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA
JULIANA BANDEIRA DE LIMA
EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NAS
RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO BRASIL
RECIFE
2017
Cursando o 6° período de Pedagogia- Centro de Educação – UFPE [email protected]ágina 2
IDENTIFICAÇÃO
Professor Orientador: Dr. Alexandre Simão de Freitas
Departamento: Administração Escolar e Planejamento Educacional
Centro: Educação (CE)
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Educacional
Aluna: Juliana Bandeira de lima
Projeto do aluno: Educação e relações Étnico-raciais: Um estudo exploratório nas
Relações Étnico Raciais no Brasil
Introdução (Justificativa)
O presente projeto de pesquisa pretende compreender o estabelecimento das relações raciais entre jovens, que são negros, pardos e pretos e brancos, que são estudantes do Ensino Médio, para se ter o respeito da questão racial. As relações entre as raciais se torna como uma sociabilidade e socioculturais, que na sociedade, no cotidiano escolar, demonstram pessoas que tem uma transmissão radialistas, que a cada um de si, é de fato racial, fazendo com que, tenha um preconceito em toda a sociedade.
Refere que o negro numa sociedades brasileira, tem um modo de ser tratado diferenciado, através das sociedades, que demonstram ter um preconceito, por ter sido criado nas sociedades de que negro é um ser inferior, isso já vem da época da escravidão, que os negros africanos já estavam sendo utilizado como uma mercadoria, um objeto, e esquecendo que é um ser como outro qualquer, que são todos iguais, que não importa a cor da pele.
Através de compreender se as Educações para as Relações Étnico raciais podem ser inserida como um assunto cultural dentro das disciplinas escolares. A Educação Étnico raciais tem uma Lei n°. 10639 de 2013, que obriga a inclusão nos currículos na educação escolar, como uma educação básica da temáticas Histórias e culturas afro-brasileira e Africana. Essa lei é resultante da relação social entre a sociedade. Movimento Negro, Tem como objetivo de um reconhecimento étnico raciais e o combate ao racismo, que refere a uma conquista ao combate ao racismo, no Estado que há muitas reivindicações multiculturais. A partir dessa Lei, trás também as problematizações especificas referentes formação histórica da nação brasileira.
Cursando o 6° período de Pedagogia- Centro de Educação – UFPE [email protected]ágina 3
Os autores consultados entendem que a educação não formal designa um processo com vários modos, que valorizam culturas hegemônicas, dentre outras questões. E que os processos sociais que levaram a existência da Lei n° 10.639/2003, com a construção que representa a nação e com uma democracia racial, trazendo a história do movimento negro, que são de lutas, que envolve a educação escolar, que envolvem o racismo dentro das salas de aulas. Este trabalho esta envolvido também sobre a temática da História doa Movimentos Sociais, que são esforços contra o racismo, a discriminação e submissão histórica das populações negras e afrodescendentes.
Caracterização do Problema de Pesquisa
A partir desses indicativos gerais, a pergunta que mobiliza essa pesquisa consiste em interrogar: Quais são as formas trabalhadas através de historias e culturas africanas e afro-brasileiras nas salas de aula? Em outras palavras, reeducar as relações étnico-raciais a fim de que os descendentes, possam valorizar a identidade, a cultura e a história dos negros que constituem para se ter um respeito dentro da sociedade, em relações étnico-raciais?
Objetivos da Pesquisa
- Valorizar a cultura afrodescendente reconhecendo, a sua presença de forma positivada nos diversos segmentos da sociedade, analisar a cultura e a historia dos negros, evitando a violência e mantendo a educação.
- Discutir as relações raciais no ambiente escolar, promover o respeito pelas várias etnias, reconhecer e valorizar.
Fundamentação teórica
1. Educação e relações Étnico-raciais
Cursando o 6° período de Pedagogia- Centro de Educação – UFPE [email protected]ágina 4
Inicialmente realizamos uma revisão bibliográfica, tendo em vista apreender como o nosso tema de pesquisa é abordado no campo acadêmico brasileiro. Para isso, consultamos o Banco de Teses da Capes para identificar os estudos (dissertações e teses) já existentes acerca da nossa temática. A primeira constatação: há ainda poucos estudos sobre nossa temática. Encontramos apenas (11) registros ( ver tabelas 01).
Ao todo foram encontradas onze (11) dissertações de mestrado Acadêmico, foram sete (7) em Educação, foram dois (2) em Ciências sociais, foram um (1) em Sociologia, foram um (1) em Saúde coletiva.

[...]