É fundamental o uso das novas tecnologias no processo pedagógico, na construção do mecanismo cognitivo.

A interação on-line e outros meios, as necessidades do ensino aprendizagem o incentivo ao conhecimento, aprendizagem ativa e construtiva.

 Com efeito, alunos e professores precisam das ferramentas interativas produzidas pelas novas tecnologias.  

Não tem como negar as mesmas não apenas por ser necessárias ao mecanismo de cognição da aprendizagem.

 Contrariamente, quem desconhece as tecnologias modernas fundamentais ao mercado do trabalho, a mesma natureza de exclusão sofrida pelo analfabeto do mundo da escrita.

Entretanto, a pergunta indispensável, o saber em si não proporcionado pelo mundo tecnológico, pois  apenas um instrumento auxiliar do processo da construção do saber.

O saber não está preso tão somente ao mundo empírico, necessita do desenvolvimento dos processos de sínteses diversas as realidades complexas.   

A questão colocada que o computador tomará o papel dos docentes, simplesmente  despropositada, a tecnologia é apenas um instrumento de colaboração pedagógica.   

O que deve ser analisado a um docente sem formação confortável aos ambientes tecnológicos e sem domínio técnico do saber, decorrente de formações precárias.  

O docente preparado tem que entender a tecnologia como modo de melhorar suas ações pedagógicas. 

Necessário compreender a realidade combatendo  a fala ideológica do discurso neoliberal paralisante da cultura crítica que domina o meio educacional conservador e discriminador daqueles que produzem a riqueza por meio trabalho.

Fundamental conhecer políticas equivocadas em benefício das elites econômicas, esses aspectos são   papeis preponderantes  para o  educador e não somente  das tecnologias a serviço da educação.

Como evitar a resistência pelo conhecimento crítico analítico, papel do modelo de cognição e não do computador.

 A tecnologia é uma ferramenta ao processo de ensino aprendizagem e construção, a mediação dialética da realidade.

Uma boa aula depende exclusivamente do saber do professor e não da tecnologia, não é possível  ser um  bom professor com deficiências acadêmicas.

Portanto, o professor deve planejar e disponibilizar aquisição do conhecimento ao aluno e ajudar na construção sintética do saber.  

O aluno precisa adquirir com eficiência a instrução do professor, sistematicamente organizado pedagogicamente. Com efeito, o conteúdo vem antes dos instrumentos tecnológicos.   

 Portanto, a tecnologia não desenvolve ambientes que substituem os professores, desse modo é indispensável que o professor organize o saber proposto didaticamente.

A tecnologia não cria ambientes que prescindem do professor, é preciso que o professor tome para  si o saber epistemológico,  com a finalidade do uso do material didático.

É fundamental ao professor a tarefa de projetar o material didático, a pedagogia a ser utilizada no processo de ensino aprendizagem construção e  reconstrução.

 O perfil de o educador é necessário ter grande domínio científico da disciplina, o desenvolvimento do trabalho multidisciplinar, no uso das competências complexas e diversas.  

O professor não pode ser voltado apenas para o uso digital, o mestre deve ser preparado na orientação dos alunos ao domínio técnico dos conceitos e a formulação das novas relações como  produtos de mundos tecnológicos.

Uma nova mentalidade que possibilita ao desenvolvimento da capacidade crítica para a análise inteligente dos modelos fundamentais para a defesa da cidadania.

Desse modo, construir os princípios éticos favoráveis às mudanças econômicas, associando ao desenvolvimento econômico com justiça social, preceitos não admissíveis pela ideologia neoliberal.   

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.