A presente dissertação refletirá acerca da citação, “É muito difícil que uma cultura fique ilesa à outra, principalmente após o predomínio dos meios de comunicação, que facilitam a propagação da informação. O que se deve observar é de que maneira se dá esta influência externa, ou melhor, quais os danos causados por ela, isso depende da intensidade que o processo ocorre.”

Verifica-se pela citação supracitada que o fator fundamental na vida humana esta ligada a comunicação, uma vez que somos seres racionais.

Vale salientar que através da comunicação ocorre o dinamismo cultural, que segundo Laraia a cultura é um processo de acumulo de experiências diversas transmitida pela comunicação.

Todavia a cultura não é estática, modifica-se com o tempo é totalmente cumulativa em que é repassada de geração em geração, de forma rápida ou lenta, isso depende do meio em que o individuo esta inserido. E a partir deste contexto que as pessoas sabem como agir, sabem o que fazer o modo a se enquadrarem socialmente.

Na década de 90 através dos meios de comunicação e massa ( radio, TV e jornal) , a população brasileira começou a sair às ruas para pedir o impeachment. Com cada vez mais adeptos, os protestos tiveram, como protagonista, a juventude, que pintou no rosto o "Fora Collor" (com um "l" verde e o outro amarelo) e o "Impeachment Já": era o movimento dos "caras-pintadas". Foi através da comunicação e do dialogo que se obteve a primeira conquista.

Recentemente em 2013 o gigante acorda novamente, agora numa tecnologia mais avançada na qual a comunicação far-se-á através da tecnologia via internet, e com o dialogo a população numa gestão democrática tem seu direito garantido do passe livre.

          Observa-se que tais manifestações ganham forças através da comunicação e o dialogo, na qual todos estavam ligados ao mesmo objetivo.

         Em suma, o ambiente exerce papel sobre as mudanças culturais, embora não único, pois os homens mudam sua maneira de encarar o mundo tanto por contingências ambientais quanto por transformações da consciência social.

Referencias:

CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO. Disponível em:

http://revista.antropos.com.br Acesso em Agosto 2017.

Apostila- Fundamentos Filosóficos e Sociológicos dos Direitos Humanos