DISCURSO PARA UM EVENTO DE CAPOEIRA

Cumprimento às autoridades presentes, professores, pais, adeptos da capoeira, colegas de trabalho da GEMED, do CEDEN professor Hevaristo e de um modo especial as nossas crianças e jovens que amam a capoeira...

 

Quando estudava no quarto ano, uma professora nos contou uma história de um menino “selvagem” que viveu nas florestas, localizada na região central da França. E a professora nos contava que foi criado por animais e com eles viveu até a adolescência, sendo captura e levado para um sanatório, pois não sabia conviver com os seres humanos, pois não foi lhe ensinado e nem demonstrado o que é a afetividade humana, ou seja, o que é ter amor, carinho, abraço... Acredito que nesta praça, com o nome do nosso saudoso Prefeito Euclides Fabris, que muito nos ensinou o que é afeto e valorização do ser humano, nós estamos tendo uma grande aula, pois não existe educação sem afetividade, sem amor.

Aqui em Naviraí estamos em uma luta muito grande para ter a qualidade em nossa educação, mas esta qualidade só acontece quando existe respeito, carinho e afetividade entre todos os envolvidos no processo do aprender. Por isso, quero fazer um grande apelo para todos que nos ouvem: vamos acreditar nos valores humanos, para que nosso mundo não se transforme numa selva...

Parabéns prof. Hevaristo por este iniciativa, conte sempre com nosso apoio, pois acredito em pessoas como você que desejam e fazem à diferença em nossa sociedade naviraiense.. Este é o caminho para transformar nosso mundo, perceber qual é o valor de um abraço e da afetividade, pois vivemos em um mundo apático, frio  - aonde muitos não conseguem mais expressar seus sentimentos e isto se torna uma das causas de tanta doenças.

Crianças e jovens acreditem que pelo amor podemos transformar nossos corações. Pais valorizem seus filhos, eles são o maior presente que Deus lhes deu. Deixo meu recado aos meus colegas professores para que também nunca deixem de acreditar na afetividade no ato de educar..

Acredito que todos nós temos essa missão de ajudar o mundo a ser melhor e isto começa pelo abraço e pelo afeto que temos uns para com os outros.