DISCURSO PARA ABERTURA DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

 

Primeiro quero agradecer todos que estão presentes e se dispuseram a vir nesta Conferencia, que se trata de uma Reunião Preparatória para a Conferencia Nacional de Educação – II CONAE que acontece no início de 2014. Agradeço de coração a presença de todos, pois precisamos debater a educação, pois em uma palestra do Professor Miguel Aroio que tive o privilégio de assistir, ele afirmava que a sociedade brasileira precisa de sujeitos que possam garantir o direito à educação e principalmente o direito dos alunos terem um aprendizado eficiente. E nós que aqui estamos, somos estes agentes desta busca da qualidade da educação em nosso país. Somente com essa qualidade iremos avançar.

Portanto, nosso desejo é que essa reunião preparatória da cidade de Naviraí seja produtiva e que nela possamos entender e debater os 7 eixos propostos pelo Documento Referencia da II Conferencia Nacional de Educação, onde todos os quesitos relacionados com a setor educacional são elencados. Infelizmente o novo Plano Nacional de Educação – PNE – que já foi aprovado na Câmara dos Deputados, ainda não foi aprovado pelo Senado, mas será pela mobilização de todos os envolvidos no processo educacional que podemos sensibilizar os senadores para aprovar este importante documento, mas sem desfigurá-lo, assim teremos avanços na educação.

Vamos aproveitar deste espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais que com responsabilidade querem entender - debater e colocar propostas, escolher os delegados  - para que Naviraí, como sempre foi - continue sendo destaque - tanto na Conferencia Intermunicipal - que acontece nos próximos dias 27 e 28 deste mês, com as cidades de Itaquiraí, Mundo Novo, Eldorado, Japorã e Juti, bem como na Conferencia Estadual que acontece em Setembro e na Nacional que acontece no início de 2014.

Não esquecendo de mencionar: para este encontro acontecer, outros encontros foram necessários, pois temos um Fórum Estadual que preparou um grupo para fazer a Conferencia  acontecer. Agradeço aos nossos colaboradores que aceitaram o desafio de apresentar e debater os sete eixos, digo a vocês que na educação precisamos de pessoas corajosas como vocês, obrigado.

Agradeço a Comissão organizadora que soube conduzir todo o processo, vocês estão de parabéns. Agradeço toda equipe da Gerencia de Educação que trabalharam muito para este evento acontecer. Agradeço de forma especial a Presidente da Comissão Organizadora desta Conferencia e que dará todas as coordenadas deste encontro, a Carmem Lúcia pela sua dedicação e empenho para tudo dar certo, bem agradeço a Wânia que também contribuiu em muito para este evento acontecer.

Não percamos essa oportunidade de buscar o melhor para a nossa educação, pois este é o momento que Naviraí terá vez e voz, ou seja, só seremos ouvidos em Campo Grande e em Brasília se aqui nos posicionarmos. Meu desejo é que possamos fomentar a qualidade na educação em todas as etapas e modalidades, com a melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo  que possamos atingir as médias nacionais para  o IDEB ( Esta é a meta 7 do PNE).

E como afirma nosso mestre Paulo Freire: “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.

Bom trabalho, boa conferencia para todos nós.