DISCURSO DO LANÇAMENTO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE

Prezada Professora Roseli, em nome da qual cumprimento os membros da mesa. Quero neste dia internacional da mulher deixar minha saudação e meus cumprimentos a todas a mulheres presentes, especialmente as mulheres professoras que atuam na educação infantil, pois sei o quanto vocês representam na vida de nossos alunos e principalmente por saber que vocês cumprem a estafante dupla jornada de trabalho que é conciliar o trabalho pedagógico com o trabalho doméstico. 

 

A educação brasileira passa por um momento espetacular. Os incentivos estão por todos os lados: quem diria que iríamos ter uma unidade da UFMS em Naviraí com cursos voltados para a área da educação? Quem diria que um dia não teríamos mais o vestibular como a única forma de ingressar no Ensino Superior? Quando imaginaríamos que teríamos tantos cursos gratuitos de extensão focados exclusivamente na questão pedagógica?

Enfim, vivemos um momento fantástico de nossa educação, aonde os educadores determinados ao crescimento têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. Por isso ressalto a vocês educadores da Educação Infantil - vocês são os primeiros a mostrar à criança o valor da escola e o quanto é importante à socialização do ser humano – acreditem: pela educação iremos transformar nossa sociedade, essa foi a grande filosofia de nosso mestre Paulo Freire.

 

Sei que entre esse grupo que inicia este curso de extensão em Educação Infantil, temos professores da nossa região e buscam aqui na UFMS a ampliação de seu saber. Hoje estou  Gerente Municipal de Educação de Naviraí e neste encontro represento o Prefeito Leandro Peres de Matos, mais conhecido como Leo Matos e desde o momento que o Léo se lançou  candidato - acompanhamos sua trajetória eleitoral e na campanha ressaltamos que faríamos a diferença na educação em Naviraí - digo a vocês - apesar de 67 dias frente a Gerencia de Educação - a população percebe a mudança - pois nosso lema é valorizar o servidor e buscar capacita-lo para efetivar a transformação da educação.  Essa certeza nos faz estar aqui nesta noite apoiando a UFMS neste curso de extensão.

 

Não estamos medindo esforços para buscar alternativas para ajudar nossa clientela da Educação Infantil que passa de dois mil -  ao todos, a Rede Municipal de Ensino atende cerca de seis mil quintos alunos conta com setecentos funcionários (entre professores e administrativos) – nossa equipe da GEMED, que na Educação Infantil conta com a Professora Cleonice trabalha muito pela educação e, ainda no início desta semana estivemos em Campo Grande – num grande encontro no lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade – lá o Pacto foi lançado em todo o Mato Grosso do Sul. Nossas formadoras receberam uma capacitação para formar outras professoras aqui em Naviraí.

 

Desta forma trabalhamos para deixarmos nossa marca, entendemos que não é possível fazer a educação acontecer sem a vontade de mudar, sem o desejo de avançar e sem a determinação de querer conhecer – nunca esquecendo que a educação deve ser um principio universal, mas deve beneficiar principalmente os menos favorecidos – penso que essa é a nossa grande missão.

 

Acreditem na Educação Infantil, acreditem que pela Educação vamos alavancar nossa nação e nossas crianças. Um mundo diferente é possível, basta acreditar e lutar por ele. Que o curso que vocês iniciam possa contribuir para a melhoria de nossa Educação Infantil.

 

Desejo sucesso igualmente aos professores formadores e agradeço de coração o empenho da UFMS nesta sua missão de ajudara transformar nosso município, nossa região e estado. Coloco a Gerencia de Educação a disposição, pois precisamos de parceiros que sonham e lutam e querem transformar nossa educação.

 

Muito obrigado.