Andar de bicicleta além de ser uma prática esportiva saudável e que traz benefícios para a saúde, pode ser bastante divertida e desafiadora, principalmente se você tentar novas formas de explorar o seu equipamento. Uma modalidade comum de ciclismo é realizado em trilhas, recebendo o nome de mountain bike. Se você tem interesse nesta prática e quer conhecer mais antes de se aventurar, confira aqui algumas dicas para andar de bicicleta em trilhas.

Por onde  começar?

Partimos da seguinte situação: você decidiu que quer começar a pedalar mais em trilhas, de forma eficiente. Bem, isso é um bom começo, já que as bicicletas não são um tipo de equipamento que se poderá tirar o máximo proveito em todos os terrenos com um modelo padrão. Existem modificações que beneficiam o seu uso em estrada, em pista ou em piso irregular, onde se enquadram as trilhas.

Logo, é fundamental que, se seu interesse seja investir em um bom equipamento, você tenha noção do realmente quer fazer. Sua intenção é recreação? Sua intenção é treinamento? Ou competição? Vai andar com essa bike somente em trilhas ou quer uma que também sirva para o dia a dia, indo e vindo do trabalho? Compreender todos esses aspectos é um item fundamental para se ter o melhor aproveitamento do seu material, evitar que se estrague com facilidade e que você não sofra no percurso com quebras, lesões ou até impossibilidades de seguir o seu trajeto.

Assim, pense e reflita, qual o seu objetivo? Com isso em mente você irá evitar de jogar dinheiro fora, bem como também evitará deixar de praticar por ter um modelo errado para o que precisa. Se sua intenção é fazer trilhas, vamos conferir alguns pontos que você precisa estar de olho quando for montar o seu equipamento e começar a se aventurar pelas estradas de terra por aí.

Fazendo trilhas

Se sua intenção realmente é fazer trilha, trilhas de verdade e não aquele caminho alternativo do parque perto da sua casa, você precisará de um equipamento especialmente destinado para uma melhor performance e segurança do trajeto.

Algumas partes do seu equipamento devem ser vista com maior cuidado, afinal você não quer ficar na mão e perder um longo período de molho por uma economia boba. Lembre-se sempre, nunca é o bastante lembrar, que respeite o seu limite, conheça até onde você pode ir e dê ouvidos a sua insegurança, ela pode estar dando o aviso que talvez tenha que passar um pouco mais devagar por aquele obstáculo. Esse é o item de segurança mais importante de todos, tenha bom senso e vá longe.

Freios para que te quero

Se vai pedalar em estradas de chão ou terrenos com lama ou material inconsolidado, você certamente precisará de bons freios. Economizar nos freios pode ser o típico caso de economia que acaba saindo muito cara depois.

Caso esteja começando, pense na possibilidade de instalar um freio a disco hidráulico na sua bicicleta, este tipo de equipamento oferece maior precisão durante a frenagem, proporcionando melhores condições para realizar a frenagem e ainda manobrar durante o processo. É um investimento, mas tudo isso estará intimamente ligado a sua segurança. Lembre-se que na trilha, especialmente nas mais irregulares e acidentadas, você precisará dos seus freios como nunca, afinal prever quando deve aumentar o diminuir a velocidade são escolhas que tem uma previsibilidade muito menor que na estrada. Outros tipos de freios, como os discos a cabo ou V-brakes focam na potência da frenagem e menos em sua precisão, logo não são tão recomendáveis para ambientes incoesos e irregulares, onde é necessário manter o controle da bike e ficar o menor tempo possível com as rodas travadas.

Vale lembrar que quando estamos em um piso regular e coeso, como o asfalto, os problemas no travamento das rodas são menores, desde que haja espaço livre a sua frente para realizar a total frenagem e não precise desviar de outros obstáculos. Em um piso irregular e com fragmentos soltos de uma trilha, a situação muda, pois você precisará estar constantemente manobrando e desviando, dificilmente haverá uma situação livre e reta para fazer a frenagem, por isso um bom freio conta tanto.

As rodas da sua bicicleta

Há aspectos que são importantes para o avanço pelas trilhas, uma é o tamanho do aro que utiliza. Aros 29 podem facilitar em muita a sua vida e são altamente recomendados, inclusive se você é um iniciante neste universo.

Uma roda maior propicia que você possa passar por obstáculos de maneira mais fácil e sofra menos com as irregularidades do terreno. Quanto maior o diâmetro da roda, menor é o esforço para ela sair de uma vala, isso ajudará você, principalmente nos primeiros passos.

Nada impede de se aventurar em uma trilha com rodas menores, afinal o custo de uma roda aro 29 é muito maior que o de uma aro 26, mas os benefícios que ela pode propiciar especialmente nas trilhas são muito grandes. Faça um orçamento e verifique o que você tem ou não condição de investir agora, não é porque sua bike tem aro 26 ou 27.5 que ela não pode ir para a trilha, ela pode ir tranquilamente. O uso de um aro maior só possibilita uma maior facilidade na travessia, mas não é uma obrigação, nada é.

De olho na suspensão

A suspensão é a responsável por melhorar sua entrada ou saída dos obstáculos durante uma trilha, amortecendo os impactos ao transpor buracos ou descer para um nível menos elevado. Além do conforto proporcionado, a suspensão é um item interessante para se evitar o comprometimento do seu equipamento, que pode quebrar-se com maior frequência com os constantes impactos.

O preços das suspensões varia muito, sendo que bons modelos tem preços bastante salgados no mercado. Porém ainda há opções mais em conta, em sistema de mola, que podem ser as ideais para você que ainda quer conhecer melhor o universo das trilhas. Não invista muito em uma bike se ainda não tem certeza se é o que gosta, busque uma alternativa mais em conta para começar. Assim que gostar e quiser realmente se profissionalizar nisso, invista em melhores equipamentos.

Entre peso e tamanho

Quando falamos de bicicletas destinadas a velocidade ou desenvolvidas para percorrer longos percursos em estrada, sempre nos preocupamos com o seu peso e dimensões. No caso das mountain bikes essa preocupação fica em segundo plano, especialmente para quem não compete, sendo que entre conforto, dirigibilidade e peso, a última opção sempre será a menos importante para a sua performance.

Mesmo assim, vale a pena fazer um estudo detalhado da sua postura e qual a configuração adequada para a sua ergonomia, ajustando a altura de bancos, pedais e demais itens na altura correta, assim se evita lesões e se pode guiar melhor seu veículo.

Quanto preciso investir?

Como dissemos, não existe lei do que você precisa ou não, obrigatoriamente, possuir em sua bike para se aventurar em trilhas, mas há equipamentos que com certeza são mais adequados a modalidade. Você não precisará investir logo de cara grandes frações em uma bike antes mesmo de andar na primeira trilha. Faça um teste com a sua bike, de forma cautelosa, converse com amigos e conhecidos a respeito dos modelos e equipamentos e veja quanto você pode investir agora. Tendo certeza que irá mesmo praticar com regularidade, invista em um material melhor. Uma boa bicicleta, nova, especialmente desenhada a prática em trilhas, pode apresentar valores entre R$ 2.000,00 e R$ 6.000,00.

E claro, não se esqueça dos equipamentos de segurança! Capacete e roupa apropriada são fundamentais para não arriscar longos dias de cama em um imprevisto. Use o que se sente mais confortável e seja cauteloso nas primeiras trilhas, aos poucos você vai conhecendo seus limites.

Se você gostou deste artigo, veja outros em www.bikeloko.com.br/dicas.