Dicas de como fazer uma boa problemática

Por André Boaratti

1-     Introdução:

Para quem está iniciando um artigo ou monografia, uma das maiores dificuldades é com relação à problemática ou questão problema. Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é a problemática e a sua função dentro do trabalho.  

2 - O que é uma problemática?

Todo trabalho acadêmico parte de uma pergunta básica, que fundamentará toda a pesquisa. Ela vai dar o sentido ao seu trabalho, por isso ela deve ser formulada com muito cuidado! A produção do conhecimento científico surge a partir do interesse em investigar algum assunto, no sentido de tentar resolver alguma falha, algum problema.

É a chamada “problema da pesquisa”, ou seja, o que você quer resolver no seu trabalho? Qual é o problema que o seu trabalho vai despender energia para resolver? Toda atividade científica está ligada à resolução de alguma coisa, por isso a problemática é fundamental, pois é ela que vai dar o sentido à sua pesquisa.

3-     Como se deve construir a problemática?

A questão problema é composta por duas variáveis numa situação de conflito. Ela deve ser uma pergunta num tom reflexivo, ou seja, uma questão que se propõe a estudar algo, mas que não se pretende esgotar o assunto, pois por mais que a função da ciência é a busca pela verdade, esta nunca é absoluta, sempre haverá novas formas de abordagens e de se resolver o problema a partir de novos métodos, autores, etc. Portanto, nunca inicie um trabalho acadêmico tendo em mente que a sua obrigação é resolver completamente o problema que você se propõe a investigar.

O lugar que a problemática deve ser apresentada no seu texto é na Introdução: na verdade é a primeira coisa que se aborda num trabalho acadêmico. Porém, o uso da problemática não deve se restringir somente na Introdução, muito pelo contrário: todas as vezes que você for iniciar um novo capítulo ou tópico no seu texto, resgate a questão problema e diga como o capítulo irá se desenvolver para responder a problemática. Cada capítulo vai dar a sua contribuição para responder a questão problema, e isso deve ser exposto no texto.

               Não há outra forma melhor do que trabalhar a conclusão tendo como principal referencial a questão problema. Pois é na conclusão que você fará um balanço geral do seu trabalho, e tentará responder ou ao menos discutir possíveis soluções ao problema levantado.

               O que o estudante deve entender é que a problemática deve se fazer presente durante todo o texto acadêmico, pois o erro mais comum cometido por aluno(a)s é a exposição da problemática somente no início e abandoná-la durante o desenvolvimento do texto. Isso é um erro grave, pois o principal referencial do seu trabalho, o que motiva a sua pesquisa, é justamente a problemática, portanto, não a perca de vista jamais!