DIAGNÓSTICO DO SETOR FINANCEIRO DA EMPRESA THOMAZ AUTO PEÇAS: OTIMIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE GESTÃO FINANCEIRA DE UMA EMPRESA.

1INTORDUÇÃO 

No ambiente capitalista o qual estamos inseridos, é cada vez mais visível a disputa entre as empresas pelo seu espaço de mercado, afim de conseguir cada vez mais clientes para assim garantir suas vendas e consequentemente se manterem em atividade no mercado. Porém no mercado globalizado de hoje, apenas prevalece aquelas empresas que conseguirem se organizar e gerir suas atividades econômicas de modo consciente.

Uma boa gestão financeira dentro toda e qualquer organização, seja ela de grande, médio ou de pequeno porte, pode ser a chave inicial para o crescimento e destaque de uma empresa no mercado o qual está inserido.

Assim este relatório tem como intuito apresentar como a gestão financeira de uma empresa pode melhorar e prolongar a existência da mesma dentro do mercado de atividades econômicas. Para isso realizou-se um estudo na empresa Thomaz Auto Peças, que fica localizada na cidade de Santa Quitéria – CE, para tentar entender de uma maneira mais clara e sucinta, como são realizadas as atividades financeiras de uma Micro Empresa, com o objetivo de encontrar as possíveis falhas existentes, e avaliar quais as soluções possíveis para realizar as melhorias necessárias para a melhor gestão das  finanças da empresa.

2       HISTÓRICO 

A loja Thomas Auto peças que fica situada na Av. Melquiades Mourão, em Santa Quitéria – CE, possui uma ampla estrutura física que conta, com estacionamento para carros e motos, oficina mecânica onde se realiza um trabalho de balanceamento e alinhamento dos carros, sala de espera climatizada para seus clientes, equipamentos de segurança e uma equipe de sete funcionários.

A empresa foi criada em 1998, a partir da ideia do empresário Tomas Rodrigues que, observou no município a necessidade de uma loja de peças automotivas no seu município, o mesmo resolveu apostar todas as suas fichas nesse negocio que em seu ponto de vista era algo promissor, porém ao olhar dos grandes empresários da localidade era uma perca de tempo e de dinheiro. mas mesmo estando desacreditado e sem apoio até mesmo de seus familiares, o empresário investiu todo o tinha disponível capital em seu sonho que que ao ver de muitos era uma loucura.

Hoje a Loja de peças automotivas que teve seu inicio contestado e desacreditado, já possui 16 anos de mercado, é a maior empresa da cidade no ramo e uma das mais importantes no aspecto comercial na localidade, atende toda a demanda de municípios circo vizinhos. 

2.1       Missão

Para Valadares (2002), a missão de uma empresa resume-se como a razão de viver de uma organização, onde toda e qualquer atividade a ser realizada pela empresa deve ser com o intuito de se cumprir esta missão.

A empresa não possui uma missão definida, porém de acordo com o que se foi observado pode dizer que sua missão é, “proporcionar atendimento de qualidade e conforto, com os melhores preços da região”.

2.2    Visão

Segundo Oliveira (2007), a Visão são os horizontes enxergados pelos gestores da organização, ou seja, são metas estabelecidas para o cumprimento em um determinado espaço de tempo.

De acordo com o ponto de vista do gestor, pode-se dizer que a visão é, “Tornar-se uma das maiores empresas do ramo de peças automotivas da região norte do estado”.

2.3    Valores

Tamayo e Gondim (1996), os valores são as crenças e os princípios de uma empresa, afim de demonstrar os comportamentos e atitudes adequados para que assim sejam realizadas com êxito as atividades empresarias.

Pode-se destacar como valores da empresa Thomaz Auto Peças, “ética, comprometimento profissional, e qualidade nos serviços”. 

3       ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 

Segundo Vasconcellos (1989) “a estrutura organizacional é o conjunto de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa”. Sendo assim podemos dizer que, a estrutura organizacional é o esboço existente de todo o desenho das formalidades de uma empresa.

A administração de uma empresa deve ser coordenada e estruturada de forma adequada, afim de possibilitar aos administradores que a comanda, desta maneira podemos destacar dois tipos de estruturas existentes e que compõem uma organização. São elas: 

  • Estrutura formal: é desenho das funcionalidades da organização, é aqui que se é realizado a divisão das atividades de acordo com o grau de importância estratégica da organização, e é representado por um organograma.
  • Estrutura informal: esta é estipulada a partir das relações sociais dentro da organização e possui influencia direta na formação da cultura organizacional. A estrutura informal é bem mais aparente, pois esta é constituída fora do organograma da instituição. 

Ao se observar as atividades realizadas dentro da loja Tomas Auto Peças, é possível identificar claramente a formação da estrutura informal da empresa, de acordo com relacionamento e características pessoas de cada colaborador. Assim podemos observar um clima bem sólido e descontraído, com a liderança da auxiliar administrativa em destaque por todos os demais colaboradores. Já a estrutura formal não foi possível uma identificação mais óbvia da estruturação pelo fato da organização não havia estipulado o desenho do organograma, porem com a experiência adquirida dentro da empresa observou-se que a empresa conta com uma equipe de sete funcionários que se dividem da seguinte maneira: 

  • Auxiliar administrativo = responsável direto pelo auxilio do gestor na realização de atividades de controle e contato com os fornecedores.
  • Caixa = este que é responsável pelo controle do fluxo de entradas e saídas da organização.
  • Vendedores = nesta função os colaboradores são encarregados do contato direto com a clientela da empresa.
  • Mecânicos = responsáveis pela realização das atividades de manutenção dos carros. 

A empresa conta ainda com o apoio de uma controladoria externa, a qual auxilia a organização em sua gestão financeira e a mantem nos padrões exigidos pela receita federal.  

4       CONTROLE ORGANIZACIONAL 

Segundo Chiavenato (1989) “o controle visa assegurar que as ações sejam realizadas de acordo com as expectativas ou conforme o que foi planejado, organizado, dirigido e coordenado assinalando as faltas e os erros com a finalidade de repará-los e evitar sua repetição”.  Assim podemos afirmar que o controle é uma das atividades mais importantes a serem executadas dentro de uma organização, pois é a partir desta que se é possível a identificação de possíveis falhas no processo de execução das funções, possibilitando a correção e a continuidade das atividades sem maiores prejuízos.

Na loja Tomas auto peças apesar de já ser uma empresa bem consolidada no mercado local, a sua estrutura organizacional não é algo bem definido, pois mesmo seus membros tendo funções pré-definidas, observou-se que existe choque de funções na organização, onde poucos fazem muito e muitos fazem pouco. Isso se deve ao fato do gestor da empresa não ter uma preocupação mais ampla com as questões do planejamento, coordenação e controle das atividades, isso faz com que diversos erros e engasgos na realização das funções passe desapercebido aos olhos do gestor. 

5       TEMA E OBJETIVO DA CONSULTORIA 

O tema proposto para a realização do trabalho é o, “diagnóstico do setor financeiro da empresa Thomaz Auto Peças”, onde tem como objetivo, apresentar para empresa a importância de se realizar uma gestão financeira de forma adequada, apresentando os possíveis ganhos para a mesma com a realização desta prática. 

6       DIAGNÓSTICO E METODOLOGIA 

Para a realização deste trabalho foi realizado uma entrevista informal com o gestor da empresa Thomaz Auto Peças. O Sr. Thomaz Rodrigues, foi questionado sobre diversos assuntos relacionados a sua empresa afim de tentarmos identificar quais os maiores problemas enfrentados pela organização. Assim ao ser realizado o estudo dos problemas aparentes da empresa juntamente com o gestor, pôde-se identificar que a má gestão dos recursos financeiros da empresa, era o principal ponto a ser tratado dentro da organização, pois o mesmo gerava diversos impactos negativos dentro da organização.

Tendo em vista estas atividades realizadas dentro da empresa, pode-se afirmar que, este trabalho tem características qualitativas, por tentar alcançar o máximo de entendimento do setor financeiro da empresa, por meio da utilização de métodos de observação e entrevista informal tratada diretamente com o responsável por esta função: o gestor.

Para o levantamento dos dados foram realizadas diversas visitas na empresa, para entender e identificar os possíveis erros na forma de gestão das finanças da empresa. Ao observar os processos de fluxo financeiro dentro da organização, pode-se identificar que a empresa sempre conta com desfalques no momento de realizar o fluxo de caixa diário da empresa.

Ao ser questionado sobre quais as causas possíveis para este acontecimento constante, o gestor da empresa afirmou não entender o que está ocasionando tais desfalques, porém acredita está acontecendo que as atividades de vendas realizadas por seus vendedores não estão sendo realizadas de maneira adequada. Assim  buscou-se informações informações complementares com os demais funcionários da empresa, afim de tentar identificar quais as falhas que estão ocorrendo na realização deste processo, onde nos foi afirmado que, a empresa possui um bom volume de vendas porém o nível de inadimplência encontrava-se muito alto. Além disso observou-se também que o gestor da empresa, utiliza o dinheiro das entradas no caixa da empresa para a quitação de contas pessoais e não realiza o lançamento da retirada, o que proporciona um descontrole nos reais ganhos obtidos pela organização.

Ao ser questionado, o gestor afirmou que todas essas informações obtidas são reais, e que o mesmo não sabia o que poderia ser feito para reverter este quadro. O gestor foi questionado ainda dobre quais os métodos utilizados por ele para a realização para a gestão do fluxo de entradas e saídas da empresa, ele afirmou que possui um sistema de informação, o qual deveria ser o responsável pela realização do registro desta atividade, porém o mesmo não é utilizado de maneira adequada, devido o despreparo do gestor em relação a utilização e funcionamento do sistema.

Após o levantamento de todos estes dados, conclui-se que existem diversos problemas a serem solucionados pela empresa, no que se diz respeito a gestão financeira da empresa, e que todos os funcionários acreditam que de fato este é um ponto que deve ser tratado com a maior urgência.

Para o melhor entendimento sobre os impactos causados pela a má gestão das finanças da empresa, foram destacados os seguintes pontos que necessitam ter uma melhoria na sua realização. São eles:

[...]