Sustentabilidade é a prática de se utilizar os recursos naturais de maneira consciente e equilibrada permitindo às futuras gerações usufruírem destes mesmos recursos. Ela tem como objetivo diferenciar o consumo do consumismo, o indivíduo do individualismo, o ser em vez de ter. A sociedade contemporânea vive por conta do sistema capitalista, uma fase em que se agregam valores na quantidade de bens que um indivíduo possui. O próprio Jesus Cristo, uma vez disse que a vida de um homem não consiste na abundância de bens que este possui. Vivemos uma sociedade em que os desejos são efêmeros e insaciáveis. O homem está constantemente agindo sobre o meio ambiente a fim de sanar suas necessidades e anseios, sem pensar sobre as suas ações sobre o ambiente, o que afeta a qualidade de vida de várias gerações (FAGGIONATO,2007). 

     Infelizmente, propagandas desgastam conceitos que são profundos tornando-os superficiais e fugaz, induzindo apelativamente ao consumismo. Mas é preciso libertar-se da síndrome do ter  e da escravidão de consumir desenfreadamente.

          O desenvolvimento sustentável tem viés com justiça social, com oportunidade igual para todos. Um dos seus objetivos segundo Kraemer (2007) é que além da satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, etc.), é permitir a elaboração de um sistema social, garantindo emprego, a segurança social e o respeito a outras culturas, erradicação da miséria, do preconceito e do massacre da população oprimida. 

              É possível mudar. É possível limpar o que foi poluído, recuperar o que foi destruído, ser solidário com os que sofrem. O homem é resultado de sua escolha. Encinas (2004) diz que esta prática traz melhoria na vida das pessoas, a melhoria na vida de todas as pessoas que estão vivas hoje e daquelas que viverão amanhã, tendo respeito à natureza sabendo que o próprio ser humano faz parte dela.

             A escola só é uma unidade impactante na sociedade quando ela usa o seu espaço como um local de difusão de conhecimentos para promover em seus alunos o conhecimento do que é crescimento econômico e desenvolvimento, através da concepção de sustentabilidade, despertando neles uma percepção ambiental, construindo valores fundamentados na ética humana.

           Uma sociedade educada consome de maneira consciente, saber usar o seu senso crítico, para diferenciar a necessidade do supérfluo. Sabe investir em qualidade em vez de quantidade. Procura saber se o produto que chega até as suas mãos não usou mão de obra quase escrava ou infantil, como acontece e sempre é divulgado pelas mídias. principalmente de empresas de roupas de grife que se utilizam deste tipo de mão de obra. Tem responsabilidade ecológica na sua casa não jogando óleo de cozinha na pia, não usando a mangueira como vassoura, desperdiçando água tratada, enquanto muitos não tem acesso à ela. Uma sociedade educada é solidária. Cobra uma postura ética das empresas, do governo e dos cidadãos. Para finalizar esta reflexão uma sociedade educada usa em sua prática os 5 ERRES: REPENSAR, RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR, porque estas atitudes são a base da sustentabilidade.