UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de educação Por: Maria Severiana de Albuquerque Curso de Pedagogia 3º Período Email:[email protected]
DIDATICA
Resenha do texto: Democratização da escola pública.
Autor: Libâneo,J.C
RECIFE - PE 2015 Texto: 06 e 07: LIBANEO, J.C. Democratização da escola pública: A pedagogia criticosocial dos conteúdos. pp.3-20 e 20-37 PEDAGOGIA PROGRESSISTA

O texto de Libâneo trás uma abordagem muito enriquecedora sobre a educação no cenário brasileiro, ao longo de sua discussão descreve as características voltadas para as tendências pedagógicas na ambientação escolar.
Ao fazer uma analise sobre as concepções de Libâneo sobre as atuais teorias educacionais da nossa educação, e possíveis percebe que o autor ao fazer essa analise de alguns modelos do nosso sistema educacional e também com relação às praticas pedagogia exercida pela educação, Libâneo passa a descreve de uma forma sintética alguns problemas encontrados nos modelos educacionais que compõem a pratica pedagogia do nosso país.
Analisando de princípios o modelo da escola tradicional e analisando dentro dessa perspectiva o modelo baseado nos ideais da escola nova e pela pedagogia libertaria e libertadora, o autor vai analisando as características nas quais se fundamentam as propostas pedagógicas em diferentes seguimentos com relação a sua visão didático-pedagogico. Esse modelo vai permite ou possibilitar que o professor conheça esses modelos de ensinoaprendizagem de seus alunos, ou seja, vai facilitar um maior acercarmentos entre o docente e o educando que tem como objetivo facilita o ensino. A idéia do autor e deixa claro que e através do modelo adequado que se acentua ao modelo pedagógico das escolas brasileira e que possível construir um ensino mais voltado centrado na nossa realidade de nossas escolas, de um modo mais especifico, as escolas brasileiras não dever ter como exemplos limitados a cultura de outros países que em tese possui uma cultura e um sistema econômico bem mais evoluído que do nosso país. Pelo contrario e se baseando na nossa própria realidade que podemos reconstruir esse sistema educacional, do qual podemos adequar na realidade das crianças brasileiras.
Libâneo ao aborda a democratização da escola publica, é especialmente centralizar os conteúdos para a realidade dos educando, e o papel da escola democratizadora deve ajustar as necessidades individuais ao meio social. E que o professor assuma seu papel de educador e mediador com o objetivo de auxiliar os seus alunos no seu processo de compreender o meio social em que ele esta inserido, em resumo a democratização da escola deve possibilita uma ampliação educacional e transmissão de conhecimento e, sobretudo da elaboração critica desses conhecimentos.