COMO CONSTRUIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE?

Professor Mestre Ciro José Toaldo

Vivemos no século XXI, tempo em que a educação ganha destaque. Em nossa cidade, Naviraí (MS) não se mede esforços para demonstrar com ações a crença que temos na educação, pois com ela teremos um futuro repleto de esperança; também não esquecer do evento de 15/05, no salão paroquial, aonde premiamos os alunos da Rede Municipal de Ensino, vencedores do Prêmio Eu Sou Aluno Nota dez.
Foi uma solenidade marcada por emoção e nos faz acreditar que estamos ajudando a construir uma educação de qualidade. Quando se consegue unir esforços entre os poderes constituídos e a escola, todos ganham. Em 2013, elaboramos um Projeto de Lei, aprovado pela Câmara de Vereadores por meio do qual conseguimos premiar 165 alunos, destaque no Ensino Fundamental, das seis escolas de nossa rede; cada sala elegeu três alunos de mérito, por meio de sua freqüência à escola, empenho e notas do ano escolar de 2013.
A alegria estampada nos rostos dos alunos, dos seus pais e dos presentes, leva-nos ter certeza que o caminho da premiação é válido. Nossa Rede Municipal de Ensino encontrou este caminho que não é feito somente por alunos premiados, mas por professores comprometidos com a educação transformadora, por funcionários que em cada escola sabe que sua função é importante para o bom andamento do ensino, por coordenadores zelosos com seu trabalho pedagógico, por diretores incansáveis que não medem esforços para que a escola tenha um funcionamento exemplar e por pais sabedores do quanto é importante acompanhar seus filhos.
Deus em sua infinita misericórdia tem nos congratulado com bênçãos, iluminando-nos e dando a oportunidade de mostrar nosso trabalho à comunidade Naviraiense. Agradeço a Deus; aos diretores, coordenadores, professores, todos os demais funcionários das nossas escolas; aos alunos que acreditam no estudo; ao Prefeito Leandro Peres de Matos (PV) que acredita em nosso trabalho e nos dá força, coragem para trabalhar com determinação para o povo; aos treze Vereadores de nossa Câmara Municipal pelo apoio à educação municipal, principalmente votando nossos projetos.
Enfim, a todos os envolvidos com a educação naviraiense, fica o apelo para continuarmos essa caminhada, este deve ser o primeiro passo de muitos que devem vir; continuemos acreditando, pois somos responsáveis em plantar a esperança no coração de nossos alunos.
Alunos premiados! Tenham orgulho em receber seus 79 notebooks, 55 Tabletes e 31 bicicletas!Guardem essa vitória em suas mentes, pois vocês são candidatos ao sucesso na empresa chamada vida! Saibam que todo o esforço feito para concretizar essa premiação, demonstra que o caminho para a educação de qualidade se faz quando os sonhos transformam-se em realidade.
Quiçá nossa humilde REME de Naviraí sirva de espelho para outros municípios, assim como nossa rede estadual, venham a premiar seus alunos! O importante é valorizar o estudo, a escola e a educação! Não tenho dúvidas que se cada integrante desta educação brasileira fizer seu algo a mais, a educação de qualidade irá se concretizar!