Todos nós podemos entender que uma descida com mais adrenalina pode ser inesquecível em nossas lembranças. E além disso, só os que rotineiramente passam por isso e lutam contra a toda a gravidade sabem da irracional e plena sensação que se sente por ter vencido esse nível de sentimentos aleatórios que vem no seu interior quando você vai e supera uma ladeira íngreme.

A mente e o corpo nos convidam à rendição, mas sob nenhuma hipótese você deixa de lado o seu empenho em chegar ao topo e, claramente, quanto mais rápido for, melhor vai ser. Então aqui nesse artigo vamos conferir o que exatamente nós precisamos para conseguir mais velocidade e também um pouco mais de energia nas subidas com a bicicleta.

Controle Sua Respiração

Nas subidas com a bicicleta que são mais íngremes e longas, o melhor é você respirar bem fundo… Inspire constantemente e devagar, até encher seus pulmões, e depois solte o ar como se você estivesse apagando uma vela. Respirando pelo nariz, o ar vai entrar mais devagar, e será filtrado e aquecido, com isso você não ficará com a sua boca seca.

Você também poderá soltar o ar pelo nariz sem problemas, mas isso pode gerar uma sensação de que está com falta de ar, devido ao tempo para voltar a respirar.

Quando expirar, é preciso esvaziar bem seus pulmões, pondo para fora o ar que você tinha respirado antes, para soltar por completo o ar e poder encher seus pulmões com um ar já renovado. Se você respirar e expirar muito rápido, sem encher completamente os seus pulmões, seu coração irá bater muito mais rápido.

Talvez seja o sangue que pode ficar bem menos oxigenado e nosso coração precisa fazer um bombeamento um pouco mais rápido para garantir todo o suprimento de oxigênio para as nossas células. Ou mesmo por uma reação mais psicológica, bom, não sou um especialista nesse assunto, mas posso garantir que isso realmente funciona: respirar mais fundo, a gente não se cansa tanto em subidas com a bicicleta.

Claramente que vai acabar chegando uma hora que não é mais possível respirar tão devagar e será preciso respirar um pouco mais rápido. Tudo ok, só não é necessário respirar como se todo o ar da Terra fosse acabar. Respirar com calma é melhor. Conforme você ir pegando o jeito (tanto da respiração como da atividade física), toda a sua capacidade respiratória será aumentada e você vai ficar bem menos ofegante quando estiver nas subidas com a bicicleta.

A farmacêutica Fabiana Paciulo, fez um excelente comentário e muito importante: “O desenvolvimento da frequência respiratória se deve a uma formação maior de CO2 que precisa ser expelido, e se torna um processo bem natural quando acontece o esforço físico (você terá a necessidade de uma respiração rápida) e tentar mudar isso tudo pode gerar à acidose;

Que pode levar a tonturas, cansaço muscular, visão borrada e vômitos, além de uma dorzinha debaixo nas costelas, entre outras. Aqui é onde as pessoas erram muito, que é segurar toda a respiração quando em esforço físico e com tudo isso o mal estar vai ser muito inevitável.

É preciso respirar de maneira profunda mas nunca segurar o ar, seguindo a sua vontade mais natural de respirar mais rápido, do contrário você vai segurar todo o CO2 gerado provocando a acidose e mudando todo o pH do sangue.” Completa Fabiana.

O Ritmo da Sua Pedalada

Já ouvi muito se falar de que manter toda a cadência em 90 RPM possibilita um melhor uso do oxigênio, sendo nas retas ou mesmo nas subidas com a bicicleta. A prática pode fazer com você veja como isso realmente funciona mesmo. Se for possível você manter essa cadência (que equivale a uma volta e meia do seu pedal a cada segundo), a respiração vai ser bem melhor aproveitada.

Bom, o motivo para todo esse meio-termo com relação a cadência é que se você pedalar mais rápido, vai ficar ofegante; se pedalar devagar, vai fazer muito mais esforço e vai sentir bem rápido um cansaço muscular.

A Sua Postura

A sua postura influencia muito também no seu desempenho quando está nas subidas com a bicicleta. Pedalar em pé sem dúvidas cansa muito mais, mais há alguns ciclistas que são bem mais preparados que preferem fazer isso porque possibilita subi-la bem mais rápido (e também melhora muito a musculatura abdômen).

Se você quer tentar isso, o certo é utilizar o seu peso para mandar o pedal pra baixo, com isso você “economiza perna”. Praticando, você pode começar a pender sua bicicleta para os lados contrários do qual você está fazendo toda a pressão com o pé, com a ajuda também dos braços para o esforço (melhora seu rendimento, toda a musculatura superior, e cansa bem menos).

Mais um problema de se pedalar de pé é que as suspensões da sua bicicleta, tanto a da dianteira e traseira (caso você tenha elas), vão roubar a força da sua pedalada, por que irão afundar toda vez que você descer seu pé. Outro parte muito ruim é que o centro de gravidade nessa hora vai estar mais à frente: e se o chão se encontrar escorregadio ou com muitas pedras soltas no chão, a roda de trás ira escorregar.

Muitos dos que vão pedalando sentados utilizam o método de “remar” com seu guidão, empurrando ele pra trás quando se aplica a força nos pedais. Se a subida for verdadeiramente puxada, isso vai ajudar muito, mas é necessário ter força nos seus braços porque isso vai cansar bastante. Esse método também auxilia a evitar que sua suspensão da frente roube toda a energia da pedalada em subidas com a bicicleta.

Altura do Seu Banco

O selim precisa estar na altura certa, porque o banco que está muito baixo vai força bastante os joelhos e pode gerar algumas dores. Para pôr o selim na altura exata, faça isso: sentado no seu selim, com o seu pedal lá na parte mais baixa da pedalada, ponha o pé nele na posição que você geralmente costuma pedalar (para os que tem o pedal de encaixe, mantenham seu pé “clipado”); a perna precisa ficar quase que totalmente esticada, mas não completamente.

Uma outra técnica usada por muitos é apoiar seu calcanhar no pedal ficando com a perna completamente esticada. Dessa maneira, quando você colocar o seu pé da maneira em que ele é usado na prática, a perna fica com toda a angulação certa.

A altura correta do selim muda um pouca de pessoa para pessoa, utilize o que for melhor e mais confortável no seu caso. Mas tenha em mente que quanto mais sua perna estiver dobrada estiver, maior vai ser o esforço no seu joelho; por um outro lado, se sua perna estiver esticada demais você vai ficar “rebolando” no banco enquanto está pedalando, o que pode ocasionar algumas assaduras como decorrência de todo o atrito constante.

A perna esticada demais também pode ocasionar algumas dores na parte de cima do seu joelho nas subidas com a bicicleta. A marcha mais pesada pedalando em pé pode forçar muito o joelho também, o melhor é subir girando um tanto mais rápido porém fazendo bem menos força.

Faça Zigue Zague

Se essa subida for íngreme demais e a largura do trajeto e o tipo de solo possibilitarem, você pode escolher por subir fazendo um zigue zague. Vai levar mais para chegar ao fim da subida, devido a distância a se percorrer que irá aumentar, mais a toda a inclinação relativa vai diminuir, o que em subidas com a bicicleta que são mais puxadas pode ser muito mais vantajoso.

Só não é aconselhado você fazer isso em um lugar urbano, porque um veículo pode surgir de repente despencando nessa descida e podendo te deixar quase sem tempo para pode sair do caminho. Para não passar por certos riscos ao pedalar nas áreas urbanas, seu trajeto precisa ser bem visíveis para os motoristas, por que não podem ser pegos de surpresa.

Controlar a Transpiração

Pedalar mais rápido ou com um pouco mais de esforço e subida quer dizer transpirar, mesmo sendo no frio. Se você estiver utilizando roupas mais casuais ou não quer chegar suado, escolha a marcha menor e suba pedalando devagar. Ou mesmo desça e empurre: você não vai ser “menos ciclista” se você fizer isso!

Para não suar demais ao pedalar e poder utilizar a mesma roupa que você quer usar ao chegar no local, pedale um pouco devagar e faça algumas paradas no caminho. Quando notar que está suando mais do que pensava, pare um pouco numa sombra (onde bata vento), tire o seu capacete, tome água gelada. Respire, aguarde alguns minutos e retorne a pedalada.

Mude Seu Caminho

Na maioria das vezes existe alguma opção àquela subida impossível. Ainda que queira dizer ampliar o caminho em algumas quadras, isso pode fazer com que o seu trajeto fique menos cansativo. Tente fazer mudanças no seu caminho as vezes, busque no mapa por opções.

Procure por caminhos onde não tenha uma subida contínua, mas que seja escalonada. Se tiver que ir em um local mais alto da sua cidade, você pode tentar ir subindo aos poucos, mudando com subidas com a bicicleta mais na transversal em ruas paralelas.

Se você curtiu nosso artigo, acompanhe outras dicas no www.bikeloko.com.br/dicas.