Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Edjane Maria Pereira Ribeiro

Comunicação, Inovação e Tecnologia Andando Juntas a Todo Vapor

 

As empresas, atualmente para atender a crescente demanda populacional e conseguir atuar no mercado altamente competitivo de tecnologia e inovação, estão cada vez mais atentas aos diversos meios de comunicação que surgem e se destacam ao decorrer do tempo, estão sempre em busca de algo novo, criativo, que chame atenção e que lhes proporcione segurança, estabilidade, lucratividade e satisfação do cliente, que são uns dos principais fatores de desenvolvimento para qualquer organização.

  Fazer parte dessa nova realidade ambiental e conseguir consolidar-se no meio de tantos gigantes não é uma tarefa fácil, pelo ao contrário, é bastante árduo, que exigirá muito esforço e uma cadeia de ideias inovadoras e criativas, mesmo porque as exigências do consumidor final são decorrentes da transformação do mundo moderno a qual vivemos.

Quando falamos em tecnologia e inovação, logo nos vem ao pensamento produtos eletrônicos, tais como: celular, TV, aparelho de som e tantos outros que existem ao nosso redor, mas existe muito mais além de meros produtos eletrônico que possam ser útil para uma organização e ser considerado como uma grande inovação para a população, como exemplo:  posso citar a lâmpada incandescente, o automóvel e o cinema, que foram inovações marcantes no período da revolução industrial e continua a fazer parte das nossas vidas.

Segundo Mattos e Guimarães,

Tecnologia é o conjunto organizado dos conhecimentos científicos, empíricos ou intuitivos empregados na produção e na comercialização de bens e de serviços. A tecnologia poderia ser considerada a ciência aplicada, mas na realidade essa definição nem sempre é verdadeira, embora a tecnologia dependa cada vez mais da ciência, pois muitas inovações tecnológicas ocorrem sem necessidade de conhecimentos científicos. (MATTOS; GUIMARÃES, 2012, p.4).

A citação acima me faz entender que a tecnologia não está ligada apenas a produtos eletrônicos e científicos, mas também, aos conhecimentos empíricos (que são conhecimentos adquiridos através da observação, resultante do senso comum, baseado muitas vezes na experiência) e intuitivo (conhecimento inato ao ser humano, diz respeito à subjetividade, às nossas percepções do mundo exterior e à racionalidade humana), que não necessariamente é preciso de tecnologia para poder inovar, o algo novo, criativo, que as pessoas buscam das empresas pode vir a ser algo tão simples, como: um escorredor de arroz, a algo tão sofisticado, como: o computador, eu costumo dizer que não conseguimos mais viver sem esse meio esplêndido de informação, comunicação e facilidade, onde nos ajuda e facilita muito com os nossos afazeres diários, seja ele formal ou informal, esses mecanismos de tecnologia e inovação se fazem necessário para alcançar a concorrência e poder exercer um bom desenvolvimento e crescimento profissional, e para que essas inovações com suas atratividades e novidades surjam e se consolidem no mercado, é preciso criar sem medo, é preciso arriscar.

A inovação tornou-se a “religião” industrial a partir das últimas décadas do século XX. O mundo empresarial a vê como a chave para lucros e fatias de mercado crescente. (MATTOS; GUIMARÃES, 2012, p.35)

Uma grande inovação que surgiu e fez todo o público vibrar e surpreender-se, foi o chamado Holograma, uma inovação maravilhosa que chamou a atenção de todos e nos deixou fascinado com “tamanho” espetáculo, vimos quão grande pode chegar a criatividade humana. O show produzido por Dr. Dre com o Rapper falecido Tupac Shakur, foi um grande evento que nos abriu portas para uma nova oportunidade de negócio. O show foi tão inesperado que não surpreendeu apenas o público que ali estava, mas também a várias organizações que se imaginavam utilizando o mais novo e interessante meio de comunicação e marketing para atrair ao seu público e aqueles que desejaria ter, foi maravilhoso, uma forma simples e inovadora contagiou a todos.

“... um holograma é uma imagem virtual, uma imagem que parece estar onde não está e não possui nenhuma expansão a mais no espaço do que a imagem tridimensional que você vê de si mesmo quando olha num espelho. (TALBOT; 1991, p.16).

A holografia é uma ideia simples e criativa, que foi desenvolvida pelo húngaro Dennis Gabor e executada pela primeira vez somente nos anos 60, é considerada como a evolução das fotografias, capaz de “trazer de volta” alguém que deixou saudades, é como estivesse vendo o objeto ou a pessoa “ali”, na sua frente, é desenvolvido em três dimensões (altura, comprimento e largura) e os efeitos das luzes sobre a “coisa” transforma em algo sub real, é simplesmente fantástico.

Hoje, muitas empresas usam a holografia como meio de divulgação e até mesmo para diagnosticar o que há no corpo de um paciente, através do holograma pode-se saber informações sobre todo o órgão, esse foi um meio incrível de junção de tecnologia e inovação que esta tendo um grande resultado positivo, em meio aos olhos do consumidor e das organizações como um todo.

Essa ideia de “ressuscitar” famosos, que deixaram saudades, é incrível, Tupac foi apresentado em formato de holografia e realizou um grande show ao lado do Rapper Snoop Dogg, e assim como ele, muitos virão para nos alegrar e fazer-nos recordar do tempo passado, ajudando também a nova geração a identificar os grandes lideres que surgiram e fizeram parte da vida passada, transformando assim, a tecnologia em inovação para as gerações futuras.

Referências Bibliográficas

 

MATTOS, João Roberto Loureiro; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da tecnologia e inovação. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

TALBOT, Michael. O Universo Holográfico. São Paulo: Círculo do Livro, 1991.