Instituição: Faculdade Nossa Cidade

Curso: Administração de Empresas

Professor Orientador: Lawton Benatti

Nome: André Fernando Piscinato

RA: 1850

7° Semestre A

 

Competitividade dentro da Logística

 

            Hoje em dia as empresas trabalham com um ambiente muito complexo em relação a competitividade, e vem buscando esclarecimentos para chegar quais as vantagens de entrar em uma concorrência para alcançar seus objetivos.

            Podemos reforçar essas ideias de constatarmos alguns segmentos que dão mais ênfase a competitividade adotando estratégias e focar somente na logística, como por exemplo, o ramo automobilístico e o varejo.

            Ao estudarmos sobre esse assunto percebemos que empresas de outros países como Estados Unidos e Japão que são competitivas dentro do cenário mundial, utilizam muito da logística mais desenvolvendo a cada vez mais as suas competências para que seja mais expandida dentro do mercado além dos seus limites, tornando um fator chave para desenvolvimento econômico.

            Ao analisar a realidade no nosso pais, apresentando um momento preocupante, em relação aos custos da logística que em média gasta entre 8% a 10% do PIB anual, sendo assim de trata-se de investimentos pesados não sendo favorável a nossa infra-estrutura.

            As oportunidades e desafios são necessários para uma rápida solução nos problemas que impeça que afetem o desenvolvimento e a eficiência da logística, aumentando a competitividade dentro das empresas e do pais adaptando a logística de forma integral, necessitando um grande esforço de mudança e melhorias,com iniciativas e união do governo para que se desenvolva um plano para melhorar o desenvolvimento da logística no Brasil.

            Podemos afirmar primeiramente a preocupação de todos os gerentes em relação a procura de vantagens competitivas tornando sustentável e defensável, podendo não mais se impor sobre os bons produtos vendidos.

            Existem duas maneiras para se obter vantagem competitiva: os custos baixos e a diferenciação. A lucratividade de uma companhia não depende somente do seu posicionamento em relação aos seus concorrentes, mas também da estrutura do setor em que ele atua.

Gestão da cadeia de suprimentos

 

            A Gestão da Cadeia de Suprimentos vem representando uma nova promissora fronteira para empresas interessadas na aquisição de vantagens competitiva e levando em consideração uma visão mais ampla, atualizada dentro da administração de materiais tradicionais, obtendo a gestão de toda a cadeia produtiva de uma forma mais estratégica e integrada é fundamental que as empresas definam suas estratégias através de seus posicionamentos. Assim, é importante lembrar que a relação da empresa com seus fornecedores e clientes também gera uma importante mudança na medida em que considera-se que a competição no mercado ocorre no nível das cadeias produtivas.

Vantagem competitiva

Significa uma supremacia duradoura em relação a concorrência, obtendo a preferência dos clientes.

Segundo RODRIGUES (2002), Em nosso atual ambiente empresarial extremamente competitivo, a manutenção dos nossos clientes a obtenção de lucro e a permanência da empresa no mercado dependem da redução dos custos.

De acordo com Tidd; Bessant; Pavitt (1997), A inovação foi analisada seguindo três segmentos, a competência para transformar tecnologia em produtos e serviços; o entendimento sistêmico das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento; o fortalecimento das relações com os fornecedores e consumidores ou clientes. A velocidade da inovação é a vantagem competitividade a ser explorada.

Vantagem na produtividade

Quando a empresa por sua produção consegue uma economia de escala, ela obtém uma maior redução de seus custos fixos, significando uma redução no custo unitário de produção.

Vantagem em valores

No marketing diz que os clientes não compram produtos, compram “satisfação” isto quer dizer que, não se compra o produto pelo que ele é, mas pela promessa do que lhes "proporcionará". Os benefícios podem ser intangíveis, tais como reputação ou imagem, e o desempenho oferecido pode ser melhor que o concorrente.

 

Referências Bibliográficas

RODRIGUES, P. R. A. Introdução aos Sistemas de Transporte no Brasil e à

Logística Internacional. São Paulo: Aduaneiras, 2002.

TIDD,J.& BESSANT,J.& PAVITT,K. Managing innovation. West Sussex: John Willey & Sons, 1997.

Lucimar dos Santos, Logística e Estratégia Competitiva, Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/logistica-e-a-estrategia-competitiva/27192/, Acessado na data: 11/04/2014

Altieres Valiati, A Logística como Vantagem Competitiva, Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/039-039-a-logistica-como-vantagem-competitiva-039-039/33638/, Acessado na data: 11/04/2014.