Vinte pontos fundamentais a serem observados.

Primeiro ponto.

Fundamental você estabelecer onde deseja atingir como classe social, qual é seu sonho de estatus quo.

Lembre-se que no Brasil, o espaço para alguém chegar ao topo principal de uma classe social é muito pequeno, devido à natureza do nosso capitalismo, a Revolução Industrial foi efetivada de fora para dentro.

O país tem uma população de 205 milhões de pessoas, divididas em classes sociais, apenas 26 milhões fazem declaração de imposto de renda, sendo os demais absolutamente pobres.

Segundo Ponto.

Após esse entendimento, o indivíduo como profissional deve ser naturalmente eficiente, muito bom naquilo que faz contrariamente,  sem perspectiva.

Terceiro ponto.

Ser essencialmente racional, agir sem emocionalidade ou ideologia, o seu chefe ou patrão, está sempre certo, mesmo estando errado é uma das lógicas de mercado, não é uma questão de concordar ou não.

Entretanto, precisa ser cartesiano, ideologia demonstra fraqueza, pobreza de espírito, alienação cultural, pessoa bitolada.
Quarto ponto.

Não gastar energia com bobagens, futilidades, discussões que não sejam objetivas mostrar que é inteligente e eficiente, quando tiver oportunidade deixar prevalecer tal sapiência, sendo, sobretudo, disciplinado.
Quinto ponto.

Compreender os processos mentais de outras pessoas, pelo caminho das observações físicas ações e palavras, evitando conflitos, administrando contradições e revertendo situações perigosas em seu beneficio.

Sexto ponto.

Entender a comunicação que nem sempre será desenvolvida por palavras, entretanto, por atos externos.

Sétimo ponto.

Saber usar a comunicação silenciosamente, porém, planejada, entendendo tudo a sua volta para não ser pego de surpresa, reagir sempre inteligentemente criando expectativa ao empregador, dessa forma consegue influenciar seus superiores.

Oitavo ponto.

Com efeito, é fundamental compreender que tal procedimento não é imoral, que todos agem dessa forma, quando desejam realizar seus objetivos.

Nono ponto.

Nao construir em você memoria vingativa, cheia de ressentimentos, ódio, tais ações memorizam em seu cérebro, tornam-se vícios e transformam em seus inimigos.

Décimo ponto.

Mostrar  cordial, amigo, disposto a dar a vida pela empresa, mesmo sabendo que a mesma, tem você como uma peça descartável, será sempre a regra do jogo, um vendedor permanente da mais valia, ou seja, o lucro dado à empresa.

Décimo primeiro ponto.

Necessário o desenvolvimento da empatia, fundamental para criar harmonia, relações amistosas, o que significa estabelecer confiança, para o seu crescimento profissional. Com efeito, sem empatia você nao será sequer ouvido, mesmo sendo eficiente.

Décimo segundo ponto.

Você deve procura adaptar o modo do outro ser, quando for seu superior, estrategicamente, mesmo não gostando, entretanto, profissionalmente é necessário, tal procedimento, pois leva ao superior ter preferência pela vossa pessoa.
Décimo terceiro ponto.

As pessoas gostam umas das outras quando são semelhantes, entendem o mundo com a mesma acepção.   Portanto, começam a compartilhar com você certos segredos, estratégias fundamentais para poder vencer, importante demonstrar aspectos  compatíveis.

Décimo quarto ponto.

As pessoas contratam os iguais com as mesmas ideologias, procure mostrar que você é semelhante seu superior, entretanto, nao pode perder a personalidade, apenas uma estratégia do mundo trabalho.

Décimo quinto ponto.

A ideia de desenvolver empatia tem que ser imediata, ao conhecer, oferecendo mostrando que não objetiva apenas seus interesses, os superiores não podem perceber suas intenções o mercado de trabalho não é humanista objetiva a vontade de poder ter bens.

É importante criar condições benéficas ao mundo do trabalho, para construir estratégia de desenvolvimento dirigido à empresa, o superior entende você como um agente criador.

Décimo sexto ponto.

Para ser um profissional de sucesso, precisa ser aberto, não comportar radicalmente, não sendo fechado em si mesmo, como dono do saber absoluto, importante a linguagem dialética.

Décimo sétimo ponto.

Você nao pode alienar-se tanto com seus superiores como também com as pessoas inferiores do ponto de vista da hierarquia, importante saber mediar às relações de poder.

Décimo oitavo ponto.

Quando você for criador de uma ideia  precisa de boas relações, para poder colocar a mesma em funcionamento, fazendo uso de todos os recursos da psicologia humana, entendendo que faz parte de uma rede de complexidades.

Portanto, pessoas com  as quais você precisa obedecer e outras a comandar, é importante relacionar com sabedoria. A espécie sapiens  não é confiável.

Décimo nono ponto.

Quando tiver poder, fundamental livrar-se do indivíduo de mau caráter ou desequilibrado emocionalmente, pessoas que estimulam conflitos permanentes, pois os mesmos serão os motivos dos seus fracassos, jamais escolher alguém para sua equipe de trabalho com desequilíbrios, despreparados, sobretudo, também no  campo empírico.

Vigésimo ponto.

Escolher na medida do possível, empresa solidificada em campo específico, pois ninguém vence profissionalmente em uma empresa sem perspectiva no mercado.

Com efeito, são esses os pontos fundamentais para um profissional vencer no mundo do trabalho. Se colocar em prática as orientações estabelecidas, o sucesso virá com certeza.

Professor de Filosofia política e Psicologia comportamental.


Edjar Dias de Vasconcelos.