Quando você investe em um curso de idiomas é necessário que vá para as aulas com a mentalidade correta. De nada adianta apenas pagar pelo curso, se você não está disposto a ir nas aulas, ser participativo em classe, além de fazer as tarefas recomendadas e tirar as dúvidas com o professor. Deve ser uma parceria onde cada parte tem a sua responsabilidade.

O processo de aprendizagem é complexo e demanda uma metodologia e planejamento para que a constância e conteúdo sejam passados de maneira estratégica para ser melhor assimilados pelo estudante. As dicas deste artigo referem-se a algumas atitudes que ajudarão você principalmente a desenvolver a parte oral ou “destravar a língua” de maneira mais rápida e eficiente.

Curso de Idiomas - siga as dicas para “destravar a língua”

1. Pare de bloquear a mente

Evite dizer frases negativas para as pessoas ou professores como “eu tenho dificuldade”, “eu não consigo”, “é muito difícil”, entre outras, pois elas criam um bloqueio inconsciente e podem realmente atrapalhar a sua aprendizagem, pois quando você estudar matérias que exigem mais esforço, pode ser que você simplesmente perca a motivação por realmente acreditar que é muito difícil para você ou porque você tem dificuldade, o que não é verdade. É apenas um bloqueio que pode ser ultrapassado com força de vontade.

Em lugar de pensar negativamente, foque no seu objetivo final e se proponha a estudar de verdade.

2. Não tenha vergonha de falar

Mesmo sendo uma pessoa tímida, mais uma vez, o importante é ter o seu objetivo final como ponto de referência. O lugar de errar é na escola, pois você está lá para aprender. Não tenha vergonha de falar em sala de aula ante um grupo ou professor, mesmo que o sotaque não esteja igual ou que esteja falando errado, o importante é criar o hábito de se soltar e naturalmente, com o estudo e ajuda do professor, você vai corrigir as falhas.

Cuidado: mesmo que você esteja entendendo a gramática e produzindo de forma escrita, ela por si só não é o suficiente para que você fale o idioma. Por exemplo, você aprende a andar de bicicleta praticando e não lendo livros teóricos sobre o assunto.

Então, permita-se errar e aprender!

3. Pratique com amigos e colegas

É muito comum numa escola de idiomas encontrar pessoas com objetivos parelhos ao seu no que se refere à aprendizagem. Aproveite para se conectar com eles e marcar alguns eventos para encontros informais com o intuito de estudar juntos e praticar a conversação. Se tiver a oportunidade, marque “happy hours” com seus colegas para ir a pubs e tenta conversar com estrangeiros. Esta dica é mais focada para língua inglesa, no entanto, sempre pode encontrar pessoas de diversos países nestes locais e, além disso, o ambiente informal torna mais propício a abordagem para tal.

Mesmo que hajam dúvidas e possíveis erros, eles poderão ser corrigidos com professores em sala de aula.

4. Combinar as habilidades: audição, escrita, oral e leitura

Mesmo que a conversação seja o seu objetivo, ela necessita ser combinada com a escrita, a leitura e audição para se tornar razoavelmente aceitável em termos de trabalho, por semplo, pois não adianta aprender a “destravar” a língua e falar ou escrever incorretamente.

Além disso, juntas, elas tornarão a sua conversação mais sofisticada, visto que você terá mais vocabulário na medida em que lê mais livros ou assiste mais filmes.

5. Assista filmes e ouça músicas no idioma estudado

Mesmo que você seja iniciante, é importante começar a se habituar a ver filmes legendados com a voz original dos atores para ouvir o sotaque e como as palavras são pronunciadas. Escolha filmes que você gosta e tente colocar a legenda no idioma estudado para ouvir e tentar acompanhar, com o tempo, na medida em que for evoluindo, comece a assistir no idioma e sem legenda, caso haja partes as quais não conseguiu acompanhar, é possível pausar, voltar e colocar legenda em português para conferir.

Para este tipo de estudo, evite filmes épicos ou que tenham histórias elaboradas. Utilize filmes de mais fácil compreensão como os de ação, por exemplo, que têm frases curtas e “menos conteúdo”.

No caso de músicas, evite músicas de rap, pois são rápidas e têm muitas gírias e expressões informais. Comece com canções simples e lentas as quais é possível ouvir melhor a pronúncia e a letra. Um exemplo muito usado para aprender a língua inglesa são canções dos Beatles. Para começar escolha músicas de suas bandas preferidas para cantar junto. Depois encontre a tradução para entender o significado das palavras.

Cuidado: músicas trazem consigo o lado poético e muitas vezes a gramática pode ser deixada de lado por questões de sonoridade ou artística. Ainda assim é válido para incrementar o vocabulário e para ajudar na pronúncia.


Artigo escrito por IBL Mooca