RESUMO
Neste trabalho de conclusão de curso apresenta-se um estudo sobre os efeitos comportamentais e implicações do Bullying no ensino e aprendizagem de alunos do ensino médio de uma escola Estadual de Sorriso. E tem como o principal objetivo saber se existe Bullying na escola e de que forma implica no processo de ensino e aprendizagem dos alunos que por algum motivo sejam vítimas deste tratamento. Com embasamento nos autores que estudam e pesquisam o tema, tais como, Bock (2002), Constantini (2004), Fante (2005), Fante e Pedra(2008), Freire (1996) Guareschi (2008), Hora, Neto (2011), Pereira (2002), Reis (2009), Silva (2010), Sharp e Smith (1994) entre outros. A pesquisa e análise será baseada na experiência das observações e coleta de dados, com entrevistas e aplicação de questionários com os alunos e professores. Foi possível observar a partir deste trabalho, que o Bullying, muitas vezes, tem influencias no rendimento escolar e no comportamento dos alunos do ensino médio. A escola neste sentido pode promover projetos e palestras para que todos tenham um bom conhecimento desse fenômeno.

1. INTRODUÇÃO
A influência do Bullying no ensino e aprendizagem tem muitas vezes implicações com serias consequências na vida escolar do aluno. É comum detectar nas vítimas queda no rendimento escolar. E a partir de algumas análises, discussões e alguns acontecimentos da prática do Bullying na escola, observa-se que os adolescentes que sofrem com esse fenômeno costumam ser adolescentes que apresentam baixo rendimento escolar e também baixa autoestima e manifestam-se contraídas tanto na vida escolar como no pessoal.
Nesse aspecto, o trabalho aborda as consequências causadas no adolescente pela prática do Bullying no processo de ensino e aprendizagem, através de uma pesquisa realizada em uma Escola Estadual de Ensino Médio em Sorriso Mato Grosso.
Para este trabalho adotou-se a pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico, que, segundo Lakatos Marconi (1995, p 43), enfatiza a importância desse embasamento afirmando que “a pesquisa bibliográfica não é mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre certo assunto, mas propicia o exame de um tema sob novo enfoque ou abordagem, chegando a conclusões inovadoras”. E na segunda etapa da pesquisa, efetivou-se uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, que para Bastos & Keller (1992 p. 55) “a pesquisa de campo visa suprir dúvidas ou obter informações e conhecimentos a respeito de problemas para os quais se procura respostas ou a busca de confirmações para hipóteses levantadas”. Neste sentido e na perspectiva da análise e sistematização dos dados coletados por meio de questionários e entrevistas na escola, foi possível verificar as práticas do fenômeno Bullying existentes nas relações entre os alunos e investigar como os professores, a equipe escolar, juntamente com a família, estão realizando intervenções sobre este tipo de violência, que implica no processo de ensino e aprendizagem do adolescente.
De tal modo, demonstramos a importância desta pesquisa, na medida em que contribui para o conhecimento acerca do termo Bullying e trouxe elementos teóricos e práticos para que a escola, professores e pais possam observar e criar mecanismos para combatê-la ou precaver essas práticas.