Por Roberto Ramalho, Relações Públicas e Jornalista

A História de fundação do ASA de Arapiraca é muito bonita e cheio de riquezas de detalhes. Segundo o Blog da História do Futebol tudo começou em 1951 quando Arapiraca tinha como prefeito o Dr. Coaracy da Mata Fonseca. A cidade, ainda pequena, começava a trilhar o caminho do progresso. A feira já começava a se destacar em todo o Nordeste brasileiro. A empresa Camilo Colier estava construindo a estrada de ferro (todos na cidade estavam com medo, pois diziam que quando o trem estivesse chegando a então vila Lagoa do Rancho, já seria perigoso atravessar o trilho no centro da cidade ± 15 km).

E destaca a construção da estrada de ferro no município que começava a crescer: Afirma o BLOG: “A construção da estrada de ferro exigia o trabalho de muita gente. E essas pessoas buscavam algum meio de diversão nos dias de folga. Como não poderia deixar de ser, o futebol estava em primeiro lugar. E a pedido dos funcionários, a direção da empresa resolveu construir um campo de futebol’.

Daí por diante nasceria um time de futebol que daria origem ao hoje ASA de Arapiraca:

Continua o Blog: “Formou-se o time, que obteve o sugestivo nome de FERROVIÁRIO, com as cores preto e branco. As tardes de domingo da cidade passaram a ser mais movimentadas, pois seus habitantes tinham lugar certo para ir, o campo da estação.

Mas a construção da estrada de ferro foi concluída. O Ferroviário acabou. A diversão das tardes de Domingo acabou. No entanto, empresários e autoridades da cidade não estavam conformados com o vazio provocado pela falta do futebol. Surgiu, assim, no dia 25 de setembro de 1952, a ASSOCIAÇÃO SPORTIVA ARAPIRAQUENSE, era “o” ASA que surgia da força empreendedora do Sr. Antônio Pereira Rocha, o primeiro presidente”.

Em 1953, o ASA participa pela primeira vez Campeonato Alagoano. E foi o campeão, apesar da conquista só ter sido reconhecido pela Federação Alagoana de Futebol em 1998, por iniciativa direta do Dr. José Pereira Neto, já que o time havia ganho o campeonato do interior e o Ferroviário o da capital. Como o time de Maceió nâo quis enfrentar o ASA em duas partidas, foi declarado campeão do Estado pela Federação Alagoana de Futebol.

Em 1977, o ASA passa a chamar-se Agremiação Sportiva Arapiraquense. A boa participação no Campeonato Brasileiro de 1979, quando terminou na quadragésima colocação entre 94 clubes participantes, fez com que o time ficasse conhecido nacionalmente como o “Fantasma das Alagoas”.

Em 2000, após quase 47 anos sem ganhar um campeonato, sagrou-se campeão alagoano. O longo tempo de jejum foi compensado: o ASA conquistou os títulos de 2001, 2003, 2005 e  agora o de 2009, proclamando-se o "maior vencedor do futebol alagoano do início deste século.

A maior façanha da história do ASA, contudo, foi eliminar o Palmeiras-SP em pleno Parque Antártica, em São Paulo.  Mesmo tendo perdido por 2 a 1, seguiu em frente na Copa do Brasil de 2002 por critérios de desempate, pois havia vencido o adversário em Arapiraca por 1 a 0 em casa.

Camisa com listras verticais pretas e brancas, calção preto e meias brancas. O uniforme 2009 do ASA é patrocinado pelas empresas:Lupo,carajás construções,coringa,unimed e prefeitura de Arapiraca.

A Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) consagra-se como o grande campeão da década. Ganhou cinco vezes, mas, esse foi o sexto título na história do time depois do empate com o Coruripe em Arapiraca, sagrando-se campeão alagoano de 2009, depois de vencer os dois turnos, e agora participou recentemente da disputa do campeonato brasileiro da Série C.

Mereceu o título porque fez a melhor campanha durante todo o transcurso do campeonato, ganhando os dois turnos, e somando o maior número de pontos, 51, no total, em 26 jogos que disputou, tendo vitórias expressivas sobre o CRB e o CSA. Esse último goleado já no final do 2º Turno por 4X1. Na decisão do segundo turno, empatou em dois a dois contra o Coruripe, em casa, beneficiado pelo regulamento da competição, uma vez que se empatasse a partida está seria o bastante para se o campeão do Estado já que também empatara a primeira partida em Coruripe, em zero a zero. Infelizmente não consegui levantar o número de confrontos do ASA contra o CSA e o CRB, na minha pesquisa ao longo da trajetória do clube. Fico devendo para os torcedores do ASA. Afinal ninguém é perfeito. Só Jesus Cristo.

Esse ano o ASA subiu para a segunda divisão depois de ser vice-campeão da Série C, ao perder a final em duas partidas bastante disputadas para o América Mineiro em Arapiraca quando perdeu por 3 X 1, e lá em Minas Gerais por 1 X 0.

Regionais
Copa Alagipe: 2005.

Estaduais
Campeonato Alagoano: 6 vezes — 1953, 2000, 2001, 2003, 2005 e 2009.

Vice-Campeonato Alagoano: 5 vezes — 1967, 1970, 1979 , 1991 e 2008.

Vice-Campeão da Série C esse ano de 2009.
Ranking da CBF

Posição: 115º

Pontuação: 60 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil