Autora: Tânia Mara de Souza Sampaio

 

As contribuições da psicomotricidade para a alfabetização são inúmeras, pois o movimento e exercícios contribuem para a ludicidade, o que desperta na criança a curiosidade e vontade de aprender, enquanto brinca a criança é capaz de desenvolver todas as habilidades necessárias para a vida em sociedade.

As interações da criança com a psicomotricidade facilitam a aquisição para alfabetização, pois brincar, explorar, imaginar contribuem ao aprender a aprender.

Pensando na alfabetização e numa sala de aula com educandos para serem alfabetizadas, torna-se muito mais prazeroso para o Professor e para os alunos trabalharem de maneira lúdica esta alfabetização, assim aos poucos os alunos vão se apropriando do sistema de escrita.

Optando por esta linha de trabalho é essencial que o Professor use também a psicomotricidade por meio de brincadeiras e parlendas. Por exemplo, cantar a parlenda “Escravos de Jó” com os alunos sentados e batendo as mãos nas mesas. Depois que gravarem bem a parlenda, devem cantar em pé e movimentar os pés para esquerda e direita. Esta atividade pode ser feita no pátio ou nas mesas do refeitório. Noutro momento, em sala de aula o professor escreve a parlenda na lousa e trabalha a alfabetização no momento que as crianças já conhecem de memória a parlenda. Desta forma a aula será lúdica, por meio da psicomotricidade e da musicalidade da parlenda e os alunos terão maior disponibilidade para aprender e executar as lições.

Nota-se então que a psicomotricidade favorece o trabalho com a alfabetização e se torna uma ferramenta na mão do educador.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LANDSMANN L.T. Aprendizagem da linguagem e escrita. São Paulo. Editora Ática, 2009.

NEGRINE, Airton. Educação Psicomotora: lateralidade e orientação espacial Porto Alegre: Pallotti, 1986.    

SILVA M. A. S. S. Construindo a leitura e a escrita. São Paulo. Editora Ática, 1988