Artigo: O Parque Municipal de Maceió

Roberto Ramalho é advogado e exerceu o cargo de Procurador na Secretaria Municipal de Proteção ao meio Ambiente de Maceió

Um parque é definido como um espaço comumente chamado de "área verde", em geral livre de edificações e caracterizado pela abundante presença de vegetação, inclusive nativa.

Protegido pela cidade, pelo Estado, ou pelo país no qual se encontra, destina-se à recreação, e à preservação do meio-ambiente natural[1].

Assim, um parque pode ser caracterizado como urbano ou natural.

As áreas fechadas são chamadas de parques nacionais e são locais que só se permitem a entrada de pessoas para visitas, sendo absolutamente proibida a caça de animais ou a derrubadas de árvores, favorecendo a preservação das espécies ali existentes.

Os parques nacionais são financiados pelo governo federal e tem a disposição profissionais qualificados para a sua preservação e estudos.

No caso do Parque municipal de Maceió, que está localizado numa reserva da Mata Atlântica, no bairro de Bebedouro, temos uma opção para o lazer em família nos finais de semana.

Embora o espaço tenha muito verde, a área de 82 hectares de extensão é apenas administrada pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA), e é considerado um local adequado para caminhadas, onde o visitante poderá contemplar a natureza, e, sobretudo, poder relaxar e meditar.

Na verdade, cerca de 70% do Parque Municipal pertence a CASAL e foi cedido a Prefeitura Municipal de Maceió por meio de convênio, que inclusive já cessou.

Durante a visita, as pessoas podem conhecer diversas espécies da flora típicas da Mata Atlântica, como sucupira, embaúba, pau-ferro, ingazeiro e pau-brasil, entre os vegetais; e da fauna, como jacaré, jiboia, os tatus, galinha d'água, xexéu, sabiá-da-mata, bicho-preguiça, sagüi, cotias, tamanduás, coruja, bacurau, fura-barreira, camaleão e teju.

Quem ali for, observará que o ambiente está voltado para a preservação da natureza e tem como principal objetivo a educação ambiental, por meio de palestras e aulas práticas, além de monitores treinados para guiar pequenos grupos pelas trilhas ecológicas.

Na entrada principal do Parque municipal encontra-se um centro administrativo, uma casa de vegetação, de onde são produzidas mudas de espécies da Mata Atlântica, além de ter um posto da Guarda Civil Municipal e um espaço onde são desenvolvidas atividades educativas e de lazer com a comunidade.

Os visitantes, durante o passeio, também podem ser contemplados como a distribuição de mudas de espécies nativas.

Embora em pequeno número, os servidores do Parque Municipal de Maceió possuem curso de Noções Básicas em Educação Ambiental e Humanização no Atendimento, que teve como principal objetivo despertar para a importância da preservação dos recursos naturais, focar na humanização do atendimento e a formar agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no próprio curso.

Referencia Bibliográfica

Ambiente Brasil - Glossário acessado em 10 de abril de 2012.