Artigo: O novo modelo de gestão no governo da presidente Dilma Rousseff

Roberto Ramalho é advogado, jornalista, relações públicas, escritor e blogueiro

Embora não  exista na ciência da administração uma possível definição e que seja universalmente aceita para o conceito de gestão, ao longo do último século, houve um determinado consenso relativo sobre o assunto.

Assim sendo passou-se a conceitura gestão como um conjunto de tarefas que procuram garantir a afetividade eficaz de todos os recursos disponibilizados pela organização, procurando atingir os objectivos pré-determinados.

No entanto, de acordo com o conceito clássico desenvolvido por Henri Fayol, o gestor é definido pelas suas funções no interior da organização como aquela pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planeamento, da organização, da liderança ou direção e do controle, com o fim de atingir os referidos objetivos.

Daí se concluir que o gestor é alguém que desenvolve os planos estratégicos e operacionais que julga serem mais eficazes e necessários para atingir os objetivos propostos, conceber as estruturas e estabelecer as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos, visando, enfim, implementar e coordenar a execução dos planos através de um determinado tipo de comando, liderança e de controle.

Porém, de acordo com a Enciclopédia Wikipedia, a “administração, também chamada gerenciamento ou gestão de empresas, é uma ciência humana fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno (com ou sem fins lucrativos) de forma sustentável e com responsabilidade social”.

E segundo ainda o Wikipédia, “a ciência administrativa supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, uma Entidade Social de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum, estabelecido pela a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração”.

O novo modelo de gestão adotado pelo Palácio do Planalto com as parcerias público-privadas ajudarão e muito o Brasil a crescer algo em torno de 4% ao ano.

Com isso, as obras públicas chegarão mais rapidamente a Brasília. Com volume grande, a presidente Dilma Rousseff entende que, entregues a empresas particulares, terão a construção adiantada e haverá a entrega sem retardamento.

Assim, passa-se a constatar que o governo federal está dando novos passos. O plano é bem organizado, os preços não deverão sofrem muitas alterações.

O enquadramento realizado pelo governo federal é tão perfeito que empresas particulares têm organograma a cumprir, e os detalhes estão todos elencados.

Em caso de descumprimento, a multa será bem elevada. Será bom para o governo e para os construtores.

Até mesmo as estradas têm detalhes que estão na legislação para que não se encham de "casca de ovo" e não necessitem da presença de todo o equipamento, como se fosse para refazer a obra a um alto preço.

O mais importante de tudo é que a realização do projeto poderá ser acompanhado pela internet, e as pessoas de vários lugares do Brasil poderão ter a disposição e desejo de acompanhar e poderão verificar o uso dos recursos entregues às empresas construtoras com aval do governo federal.

Outro detalhe importante é que não poderá existir atraso de pagamento nem nas obras. Simplesmente os contratos serão feitos com empreiteiras e o dinheiro vai sair sem haver desvios dos recursos públicos empregados.