Artigo - Fernanda Marinela: a presidenta de todos os advogados alagoanos

Roberto Ramalho é jornalista, relações públicas e advogado
A candidata da chapa 1, 'Avança, OAB', Fernanda Marinela. venceu as eleições para administrar e gerir os destinos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Alagoas.

Os números mostraram que a disputa foi bastante acirrada entre os três candidatos, e o resultado foi proclamado na noite dessa quarta-feira (18.11.2015) e divulgado pela assessoria de imprensa da OAB.

Em entrevista concedida logo após confirmada sua vitória, à Gazetaweb, Fernanda Marinela declarou que, após as eleições, é chegada a hora de todos os envolvidos no pleito já desmontarem os palanques para a discussão das questões relativas à OAB.

Durante todo o dia os candidatos ficaram à frente da sede da OAB, em Jacarecica, pedindo votos aos advogados, sobretudo aos indecisos.

O número de advogados não votantes foi bastante elevado, chegando praticamente a metade dos registrados.

Fernanda Marinela, da Chapa 1 – Avança OAB, é advogada especialista na área de direito administrativo, já tendo publicado livros, atuando em Alagoas e em outros estados, bem como nos tribunais superiores e, inclusive, no Conselho Nacional de Justiça. Também é especialista em Direito Público pela Universidade de São Paulo e Professora de Direito Administrativo no Instituto de Ensino Luiz Flávio Gomes - IELF.

Agora a presidenta Fernanda Marinela tem que pensar globalmente, ter humildade e trabalhar em prol de todos os advogados.

Um plano de gestão e de governança faz-se necessário à Instituição. É preciso, sobretudo, uma adequação no valor cobrado aos advogados anualmente, denominada de anuidade. Atualmente considero o valor cobrado bastante elevado, principalmente para aqueles que sobrevivem de sua atuação, não dispondo de outra renda a não ser da sua labuta diária enquanto operador do Direito.

Recomendo a presidenta eleita Fernanda Marinela reunir os demais candidatos derrotados para conversarem sobre a atuação e as prerrogativas dos advogados.

Da mesma forma é preciso que a partir de janeiro de 2016 Fernanda marinela possa realizar um seminário a custos baixos sobre o novo Código de Processo Civil, que será o instrumento de trabalho na área cível de todos aqueles que advogam nessa área.

E que saiba ser humilde, competente, atenciosa, sem jamais perder a compostura, recebendo quando for preciso advogados que a procurem quando tiverem ideias e propostas de relevante importância para a advocacia alagoana e a relação dos advogados com o Poder Judiciário, seja ele estadual ou federal, e administrativamente em relação as repartições públicas.

Boa sorte presidenta. E que seja efetivamente a gestora da Instituição de todos os advogados.