Artigo: As redes sociais e o mensalão

Roberto Ramalho é jornalista e relações públicas, e ocupou o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas, seccional de Alagoas, entre 2002 a 2004

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."[1]

As redes sociais online mais usadas e mais utilizadas em todo o mundo são:  o Facebook, a maior e mais organizada do globo terrestre, com cerca de oitocentos milhões de usuários, sendo que no Brasil já há mais de 20 milhões de seguidores; Badoo, uma rede social de relacionamento para amizades e namoros, com cerca de dois  bilhões de pessoas inscritas em todo o mundo, sendo que no Brasil há, segundo estimativas, entre  15 e 20 milhões de seguidores; Twitter, que vem crescendo bastante tanto no exterior como no Brasil, o MySpace, também vem tendo um bom crescimento, a ferramenta instantânea Instagran, que, inclusive, está diretamente ligada ao Facebook; e Orkut, que, infelizmente, perdeu muitos seguidores e está praticamente extinto no planeta.

Todas essas redes sociais compartilham interesses e/ou atividades, bate-papo, jogos com os amigos, entre outras funções.

Segundo uma pesquisa realizada pela Hi-Mídia em parceria com a M.Sense com 484 usuários em todo o país, durante o mês de março, entre os internautas brasileiros, 95% acessaram ao menos uma rede social no período de 30 dias. O estudo mostra que a rede mais visitada é o Facebook com 86%, seguido pelo Orkut, que ainda permanece “vivo” com 63%, seguido pelo Google+, com 33%, Twitter, em plena ascensão, com 32%, LinkedIn, com 22%, Badoo, com 16%, e Sonico, com10%.

Desde que se iniciou o julgamento do mensalão pelo STF que milhares de pessoas vêm usando o Twitter e o Facebook para falar sobre o assunto, que, inclusive, domina toda a mídia escrita, falada e televisionada.

Manifestantes insatisfeitos e que se ausentaram da Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília, durante a primeira sessão do julgamento do mensalão, e que não tinham outra opção para protestar, acabaram tomando conta das redes sociais desde ontem.

Palavras que faziam referência ao processo estiveram entre as mais frequentes no Twitter.

O bate-boca que marcou os primeiros momentos da sessão, entre os ministros Ricardo Lewandowski, revisor do processo, e Joaquim Barbosa, relator, garantiu boa parte das referências, levando até mesmo narradores esportivos como O apresentador Milton Neves a escreveu o seguinte: “Medalha de ouro para Joaquim Barbosa, o Pelé do Planalto”. “Lewandowski diz que Joaquim Barbosa desmembrou o mensalão tucano”, também se manifestou o ator José de Abreu.

Os nomes de outros ministros do STF, como a ministra Rosa Weber quando se pronunciou contra o desmembramento, também apareceram entre os termos mais comentados do microblog.

A hashtag#Mensalão não esteve entre as dez mais usadas, porém, apareceu em tweets em outros países. Também o termo #ConfioNoSTF, criado por quem não acredita na existência do esquema criminoso, chegou a ocupar o terceiro lugar.

Um pronunciamento bastante aguardado pela mídia foi a do o ex-deputado Roberto Jefferson internado no Hospital Samaritano, no Rio, após a retirada de um tumor maligno no pâncreas que não poupou comentários, como o seguinte: “Será um mês longo, de exaltação ou velório da democracia. Mês para mostrar que o STF tem liberdade, independência e, principalmente, coragem.”

O ex-deputado federal e principal responsável pela divulgação da existência do mensalão criticou o atraso ocasionado pela votação de uma questão de ordem colocada pelo advogado Marcio Thomaz Bastos, dizendo: “Se julgamento ficar na só tipicidade, antijuricidade e culpabilidade, tende a ser um mar de tédio para a opinião pública”.

Ele também tocou em outro assunto que deverá segundo ele ser tratado ao afirmar que: “Se o julgamento se prolongar mais do que se imagina, haverá acalorada discussão sobre a possibilidade de (o ministro Cezar) Peluso adiantar voto”.

A polêmica ex-senadora do PSOL, Heloisa Helena, candidata a reeleição ao cargo de vereadora pediu pelo Twitter a punição dos culpados, dizendo: “Que o Brasil não sinta mais vergonha por ver pobre na cadeia pelo roubo de pão e corrupto impune pela pocilga mensalão!”.

Concluindo, embora só tenha começado o julgamento do mensalão pelo STF, a cobra ainda deverá fumar nas redes sociais, com muitas opiniões sendo dadas pelos internautas, principalmente no twitter e facebook. É esperar para ver e comprovar.

Referência Bibliográfica

1. [Duarte, Fábio e Frei, Klaus. Redes Urbanas. In: Duarte, Fábio; Quandt, Carlos; Souza, Queila. (2008). O Tempo Das Redes, p. 156. Editora Perspectiva S/A.