"Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos".
(1 Timóteo 2:5-6a)
Uma só ponte - 1 Timóteo 2:5

Visto que Deus é Santo e nós pecadores é impossível nos aproximarmos dEle sozinhos. Precisamos de um mediador para nos limpar do pecado e nos apresentar a Deus. O mediador é Jesus Cristo. Só Ele é o mediador porque somente Ele derramou seu sangue para assegurar a libertação do seu povo da escravidão do pecado.

Infelizmente a tradição tem obscurecido o claro ensino da Bíblia. Recusando crer na Palavra de Deus, as pessoas têm inventado outros "mediadores".

Respondeu-lhe Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).

Um só caminho - João 14:6

"Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura". (Isaías 42.8)

Uma só glória - Isaías 42.8

"E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos". (Atos 4.12)

Um único nome - Atos 4.12

Caríssimos irmãos, alguns cristãos sugerem que não é correto adorar imagens mas é permitido orar aos próprios santos, que talvez sirvam de mediadores entre nós e Deus.

Jesus, entretanto, afirma que ninguém pode chegar ao Pai senão através dele João 14:6 e 1 Timóteo 2:5, é mais específica ainda, quando afirma: Pois há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, um homem, Cristo Jesus, que se deu em resgate por todos.

Cristo é o nosso mediador porque é ele quem nos põe em contato com Deus. Ele pagou tudo que Deus exigiu pelos nossos pecados, a fim de que nós, pecadores, possamos orar assim: Pai Nosso que estás no céu...

Por que iria Deus nos dizer que Cristo é o único Mediador se fosse mentira e houvesse outros mediadores?

Somente Deus pode estar em todos os lugares e ao mesmo tempo, razão pela qual está sempre ouvindo nossas súplicas. Agora, pergunto: os santos são oniscientes e onipresentes? Claro que não! Logo, por dedução, como podem estar ouvindo aqui e acolá ao mesmo tempo os clamores dos que a eles se dirigem?

Lembre-se de que só Deus pode estar em toda parte, ao mesmo tempo, a fim de ouvir os milhões de orações vindas de todas as partes do mundo, ao mesmo tempo. Você pode encontrar uma razão melhor para não orar diretamente a Ele em primeiro lugar?

Deus nos ama e quer ser nosso amigo e nosso Pai. Ele quer que oremos diretamente a Ele, para termos comunhão com Ele, para honrá-lo e louvá-lo. Ele se sente menosprezado quando veneramos alguém ou alguma coisa que não seja Ele.

Alguns levantam a seguinte hipótese: "Se você desejasse um emprego em certa fábrica, e seu tio fosse amigo do proprietário, você não iria diretamente à fábrica, mas pediria ao seu tio para falar com o proprietário em seu lugar".

Nesta ilustração, o tio representa o santo e o proprietário da fábrica é Deus. A ilustração mostra que o santo, representado pelo tio, conhece e ama você, enquanto Deus, que é o dono da fábrica não o faz, não o conhece.

A verdade é que Deus nos conhece e nos ama e pede que nos dirijamos diretamente a Ele em o Nome de Jesus, o único Mediador.

O próprio Cristo nos diz a quem devemos orar em Mateus 7:7-11, que começa assim Pedi e vos será dado... e termina assim Ora, se vós que sois maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedem.

A passagem de João 15:16 acrescenta que devemos sempre suplicar ao Pai em o Nome de Jesus: Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto e para que o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu Nome, ele vos dê.

Um estudo sobre orações na Bíblia lhe mostrará que tudo deve ser dirigido a Deus Pai, através de Jesus Cristo, e não aos santos que já morreram.

Na Bíblia encontramos ilustrações, tanto de homens como de anjos, recusando permitir que pessoas se ajoelhassem diante deles, e até ensinando que tal coisa não deveria ser feita:

Quando Pedro estava para entrar, Cornélio saiu-lhe ao encontro e prostrou-se aos pés, adorando-o. Mas Pedro reergueu-o, dizendo: "Levanta-te, pois eu também sou apenas um homem" (Atos 10:25-26).

O Apóstolo Paulo, um dos santos, explicou aos Filipenses que ele só poderia lhes ser de ajuda enquanto vivo (Filipenses 1:23-26).

Fonte: Thomas F. Heinze ? Answers to My Catholic Friends
João Placoná - Presbítero - Professor de Teologia - Palestrante Evangélico - Articulista