ANÁLISE DO TEXTO: Os pirahãs
Por Valmira do Socorro Ferreira Pereira | 04/11/2010 | SociedadeDe acordo com o texto mistério dos pirahãs tribo está localizada as margens do rio Maici que nasce na parte meridional do estado de Amazonas, na fronteira com o estado de Rondônia. As fontes do rio estão no território indígena. Pode-se observar que essa tribo possui apenas um idioma que tem como conceito qualquer forma de comunicação verbal de uma nação, de uma região ou de um povo.
No entanto no Brasil existem várias tribos sendo que cada uma possui sua própria linguagem. Sendo que para o lingüista Sausurre, não existe nada fora do sistema semiológico de significante e significado. O pensamento, antes do aparecimento da língua, "é como uma nebulosa onde nada está necessariamente delimitado??. Dentro da semiologia de Saussure a lingüística ocupa um papel especial. A lingüística é uma parte da semiologia. Ele faz uma importante distinção entre língua que para ele e um conjunto de signos e a fala que é a manifestação da língua.
Contrapondo a idéia Saussure Peirce tem uma visão diferente do universo. Na sua interpretação, signos não é uma classe de fenômenos ao lado de outros objetos não semióticos. O mundo todo está permeado de signos. A semiótica derivada desta concepção de signo se reveste de um caráter universal. Para Peirce, o signo é uma coisa que representa seu objeto. Ele só pode funcionar como signo se carregar esse poder de representar, substituir outra coisa diferente dele. Na visão de Jakobson a universalidade não propôs uma visão pansemiótica das ciências (conjunto de conhecimentos sistematizados sobre um determinado assunto ou objeto). A lingüística e a semiótica estão dentro de uma moldura mais ampla dos estudos de comunicação. Já para Chomsky, é tarefa de o lingüista descrever a competência do falante. Ele define competência como capacidade inata que o indivíduo tem de produzir, compreender e de reconhecer a estrutura de todas as frases de sua língua
Os povos indígenas no Brasil incluem um grande número ( Número é um objeto da matemática usado para descrever quantidade, ordem ou medida), de diferentes grupos étnicos que habitam ou habitaram o território brasileiro, e cujas raízes remontam às Américas desde antes da chegada dos europeus a este continente, em torno de 1500. Os indígenas do Brasil falavam e falam centenas de línguas diferentes, cujas origens e conexões ainda são pouco conhecidas. No caso dos pirahãs que possuem uma única palavra ??hoi?? que significa um ou pequeno, pelo fato de não existir a língua escrita eles não tem noção dos tempos verbais que são: presente passado e futuro muito menos algo na qual se relacione com a historia deles, pois, poderia ser retratado através da arte que é expresso através dos desenhos, das cores que são artefatos que serviriam para contar a historia daquele povo.
Os pirahãs possuem cultura própria que é um conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. Eles sobrevivem da pesca, da caça e de suas próprias plantações. É um modo de viver que só pertencia a eles na qual o espiritual também é bastante diversificada, apesar de um fundo comum devido ao estilo de vida. Como por exemplo, a língua Anambé é da família Tupi-Guarani. Nos anos 80, todos os Anambés com mais de 40 anos eram falantes da língua indígena e quase todos os que estavam na faixa de 20 a 30 anos a entendiam, mas usavam correntemente o português. Como também a tribo. Os Baniwa que vivem na fronteira do Brasil com a Colômbia e Venezuela, em aldeias localizadas às margens do Rio Içana Já os Kuripako, que falam um dialeto da língua baniwa, vivem na Colômbia e no Alto Içana (Brasil). Compreendem mais de 600 tribos indígenas que habitam uma planície entre os Rios Purus e Juruá, localizados no Amazonas. Considerados como Tribo Arawa, os Deni são parte do braço linguístico Aruak.
Nas sociedades antigas, ditas primitivas, o mito não faz parte da história, mas, sim, é a própria história. Já em nossa sociedade denominada como um conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. O mito e a história são concebidos de maneiras distintas e diante do pensamento empírico-científico, mito e história assumem categorias bem definidas e dissociáveis entre si, como a criação do mundo que até os dias atuais é objeto de estudo ente os estudiosos.
Portanto a descoberta da tribo dos pirahãs mostrou que a sociedade dita civilizada percebeu que os mesmos possuem sua própria cultura, aonde mesmo sem o conhecimento gramatical, os avanços tecnológico e outros benefícios a que vêm facilitar a vida do homem, eles conseguem sobreviver. Por isso o homem informatizado precisa ter a alteridade em relação às outras culturas.