Amaleque foi filho do adultério, deu problemas e aflições aos filhos de Deus e também ao povo. Em Êxodo 17:8-16 é relatado que o povo de Deus luta contra Amaleque. Quando Moises levantava a mão prevalecia, então colocaram uma pedra (simboliza a Palavra de Deus) e sustentaram suas mãos naquela posição... firmes até que Josué se desfez de Amaleque e de todo o seu povo, ao fio da espada (usando e falando a Palavra de Deus, quebrou todo o mal): O SENHOR É A MINHA BANDEIRA, para acabar com Amaleque definitivamente.

Livro relacionado:


 O versículo 16 deixa claro que "haverá guerra do Senhor contra Amaleque de geração em geração" e o povo de Deus luta contra o mal, potestades infernais e principados satânicos, de geração em geração.

 O mal é derrotado com a Palavra de Deus, quando estamos firmes em Jesus ( a Rocha) e quando colocamos o poder do Nome de Jesus em ação através da Palavra (nossa espada).

 Em Deuteronômio 25:17-19 temos a seguinte mensagem: Amaleque será destruído. Lembre-se da covardia do mal, que nos ataca pelas costas, quando estamos enfraquecidos na fé e é contra Deus, não tem jeito. Lembre-se de aniquilar Amaleque (todo o mal) quando Deus tiver cumprido as Suas promessas bíblicas a teu respeito.

 O livro de Deus também relata em 1 Samuel capítulo 15 sobre o desprezo a Palavra de Deus. Samuel manda Saul destruir os amalequitas.

 Samuel ungiu a Saul como rei do povo de Israel , pediu que ele ouvisse as palavras de Deus e destruísse tudo o que Amaleque tivesse e não o perdoasse.

 Então, no versículo 6, Samuel se dirige aos queneus, que estavam misturados com os amalequitas e que foram misericordiosos com o povo de Deus, para que saíssem do meio daquele povo para não serem exterminados junto com eles. Deus sempre separa do mal aqueles que são misericordiosos para com o Seu povo.

 Nos versículos de 7 a 9 vemos que Saul não fez o que Deus lhe havia ordenado: matou o povo de Amaleque, mas perdoou ao Rei de Us, Agague. Além disso, pegou ovelhas e outras coisas boas que havia por lá e que eram deles, só destruiu o que era vil e desprezível e Deus não havia falado nada disso a Saul.

 Saul prevaricou contra Deus (fez as coisas por sua conta e risco), que havia dito claramente para que ele matasse todos os amalequitas, destruísse absolutamente tudo o que ela deles e que não os perdoasse. Saul torceu as palavras e não fez o que Deus havia lhe falado. Vemos no versículo 10 que Deus manda Samuel repreender a Saul por ter feito tudo diferente daquilo que Deus havia lhe pedido!

 Deus se arrependeu de colocar Saul como rei porque ele não seguiu nada daquilo que havia sido orientado para fazer e não executou a Palavra de Deus.

 Saul, em vez de fazer o que Deus havia lhe dito, mentiu, e ficou dando desculpas e, ainda por cima, não reconheceu que havia feito tudo fora daquilo que Deus ordenara a ele que fizesse.

 "...eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar e o atender melhor do que a gordura dos carneiros" 1 Samuel 15:22b

 "A rebelião é como o pecado de feitiçaria e o porfiar é como a iniqüidade e idolatria" 1 Samuel 15:23

 Rebelião significa, neste contexto, não obedecer aquilo que Deus nos manda fazer e porfiar representa discutir com Deus aquilo que Ele nos manda fazer. Quando rejeitamos a Palavra de Deus, não obedecendo o que Ele nos manda fazer, discutindo com Deus aquilo que Ele nos ordena, Deus nos rejeita também!

 Em 1 Samuel 15:24 fica claro que pecamos, ou seja, erramos o alvo que Deus tem para nós, quando vamos além do que Deus nos revela em Sua Santa Palavra. Muitos até temem muito mais ao que os outros vão pensar do que dar ouvidos a voz de Deus.

 Em 1 Samuel 15:29 temos o conceito claro sobre Deus... "é a força de Israel, não mente, nem se arrepende: porquanto não é um homem para que se arrependa". Temos que cortar o mal pela raiz com a Palavra de Deus, não aceitar nada além da Palavra de Deus e aprender a fazer o que Deus nos manda fazer, obedece-LO e não teimar com Ele. Não devemos também ir além daquilo que Deus nos falou através da Sua Palavra.


 "Hoje, Amaleque representa o mal que quer atacar nossas vidas impedindo-nos de conquistar, este mal traz a incredulidade, o medo, e quer manter os filhos de Deus andando no deserto. Devemos seguir o exemplo de Davi, que ao ser atacado pelos amalequitas não se deixou abater, embora o povo tenha se revoltado contra ele, ele buscou força no Senhor e avançou contra os amalequitas e os destruiu. ( I Sm 30: 1 a 5)
 Amaleque tem que ser destruído, vencido, aniquilado, não podemos deixar esse mal tomar conta de nossas vidas, pois este Amaleque é o que impede a prosperidade, que rouba os sonhos, que impede o sucesso, pois é o mal que quer nos manter no deserto.

 Deus te envia esta palavra, para que vc se levante contra tudo aquilo que representa Amaleque em sua vida, você pode vencer na força do Senhor, é só seguir o caminho da obediência a Deus, sozinho você não irá conseguir, você precisa do Senhor, você precisa da Palavra e de uma vida no Espírito.


 Em Nome de Jesus.

 Mônica Gazzarrini

 Renascida em Cristo desde 2004, estudiosa do Evangelho, escritora, administradora de empresas, contabilista, especialista em marketing.

 Visite os artigos e livros da escritora sobre a caminhada com Deus em:

 http://bencaossemlimites.blogspot.com/
 http://campolimpopaulistanagracadedeus.blogspot.com/
 http://aceiteajesuscristo.blogspot.com/
 http://conhecaadeusnapratica.blogspot.com/
 http://conhecerdeusvolume2.blogspot.com/
 http://jesuscristomeusenhor.blogspot.com/
 http://www.webartigosos.com/authors/878/Monica-Gazzarrini
 http://www.artigonal.com/authors_49432.html

 "Jesus Cristo é o Senhor"

 

Revisado por Editor do Webartigos.com