Alfabetização e Letramento no EJA: 
Um Enfoque interdisciplinar

 

Aurinete Souza 

 

Quando se pensa e fala em alfabetização o foco é sempre ensinar a ler e escrever. Apesar de todo o discurso e das várias literaturas a respeito de uma nova perspectiva no processo de alfabetização, no dia a dia das várias instituições educacionais ainda se percebe o modo tradicional, fragmentado e isolamento no processo que chamam de alfabetização.

É na busca pela superação da multidisciplinaridade e o caminhar na direção interdisciplinaridade, entendendo o mundo como uma totalidade e complexidade, que acreditamos em um processo de alfabetização interdisciplinar aos jovens e adultos.

O curso de pedagogia é de fundamental importância para a sociedade atual nos ambientes educacionais e também corporativos, isto porque as práticas educativas não estão restritas as instituições educacionais. A pedagogia se configura em práticas educativas intencionais. São as escolhas dessas práticas que norteiam o trabalho docente, que por consequência contribui com a construção, reconstrução e transformação de conhecimentos, sendo esse o grande desafio aos docentes.

Porque ainda há resistência em propor e executar um processo interdisciplinar enquanto se alfabetiza?  Os estudantes, sejam eles crianças, jovens ou adultos chegam nas instituições educacionais com muitos conhecimentos e saberes, que precisam ser valorizados.