Aforismos

 

Tudo o que falamos está mediado por outras vozes com as quais aprendemos. Isso se chama polifonia. Ninguém é original. Nem acho honesto assinar um texto. Importante é dialogar e ouvir várias vozes.

 

 

Faz vinte anos que eu digo em sala de aula que, se o povo fosse à rua, a política brasileira seria diferente. A prova disso como verdade se vê agora, nas manifestações de protesto e nos efeitos que começam a surgir. Imaginemos os resultados positivos se começarmos a acompanhar câmaras e assembleias, negando projetos contrários à população e favoráveis aos empresários, como ocorreu com a questão do estacionamento do shopping, verdadeiro assalto ao consumidor. Só não podemos parar. Sejamos gratos aos jovens, que tanto criticamos, por tirar o Brasil da alienação das novelas e do futebol e levá-lo ao seu lugar, a praça. Vamos discutir temas, sistemas, e não nomes e partidos, como querem alguns, para tirar proveito. O país está cansado de promessas. Ele quer decidir o seu futuro.

 

 

Faustão bobão traz bobocas babacas com humor de quinta categoria para cumprir o papel global de alienar o povo brasileiro. Vamos invadir o Projac e exigir respeito ao povo.

 

 

Diálogo com minha filha de 9 anos:
- Filha, não se pode ficar em pé no vaso. Já vi acidente com o vaso.
- Pai, o vaso se acidentou ou causou o acidente?
- Sofia, você tem que ser professora de Português.

 

 

Quem faz questão de tudo na maioria das vezes consegue tudo de que faz questão, mas não tem noção do quanto deixa de ganhar por fazer questão de tudo.

 

 

O amor é para os fracos.
Os fortes não amam,
sobre-vivem.

(Filosofia do EU, aforismo inspirado em Schopenhauer, provocação de Jean feita em sala.)

 

 

2012, o pior ano de minha vida: vim, vi e venci. Olhei, cheirei, ouvi, toquei, provei, usei os meus sentidos, até o do equilíbrio, só não lavei as mãos, por isso eu me sinto cada vez mais limpo. Saio fortalecido, pois tive também bons sonhos e momentos, e o que não me matou me deixou mais forte. Viva a Filosofia na vida de todos em 2013.

 

 

Em muitas conversas, com tipos variados de pessoas, sobre relacionamentos amorosos, descobri que muita gente perde por medo de tentar e se contenta com pouco, esperando a felicidade em alegrias cotidianas que nada têm a ver com viver profundamente a única oportunidade de existir.

 

 

Tenho lido muitas frases de espera, de crença em que tudo que tem que ser será. Particularmente, não concordo com tal ideologia. Muita gente já conquistou o que a vida lhe negou, e muitos já perderam o que a vida lhes deu. Concordo que a paciência e a estratégia são necessárias, mas sempre agindo, "Pois quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

 

 

A cidadania se faz com direitos e deveres, e votar é um dever simples, fácil, portanto não aprovo o voto facultativo, já que a democracia exige responsabilidades.

 

 

Protestos são válidos e devem ser organizados, principalmente contra governos que agem na surdina, em datas festivas, repetindo estratégias tão arcaicas, a fim de enganar o povo, sem debates democráticos antes de decisões importantes. Quanto à PM, falta pessoal treinado para atuar especificamente em protestos, de modo planejado, pois o que vemos é que, quando chegam os policiais do batalhão de choque, tudo piora, já que não são destreinados e agridem qualquer um que encontram pela frente. A luta dos estudantes é por acesso à educação, por isso vejo com bons olhos a gratuidade de passagem a todos, principalmente àqueles que estudam em escola particular, haja vista que pagam duas vezes por educação, uma com impostos e outra com mensalidades escolares. É engano pensar que quem estuda em colégio privado seja rico. Todos sejam bem-vindos ao debate por uma sociedade mais justa, sem autoritarismos.

 

 

 

Quem nunca morou sozinho não se conhece o bastante, pois quem muito compartilha perde bastante de si.