A vida é algo precioso e é o que nos faz existir, no entanto no cenário atual vivemos uma realidade bem diferente, onde a vida humana tornou-se algo banal. Milhares de pessoas perdem suas vidas todos os dias por diversos motivos: falta de saúde, acidentes no trânsito, fatalidades da vida e  o principal e não menos importante de todos, a violência que assombra cidades, bairros e que tira a paz de muitas pessoas.

O fato é que a violência é a grande responsável por tirar a vida de muitos inocentes que perdem-na diante de assaltos violentos ou em meio a trocas de tiro entre policiais e bandidos e outras mais situações que já viraram cotidianas. Mas será mesmo que é tão normal assim ver pais e mães de família, crianças, adolescentes perdendo suas vidas de forma tão banal? Pessoas que escolheram viver uma vida descente e que apenas encontram-se no dia-dia lutando por seus sonhos. E quem deu a alguém o direito de tirar a vida de outra pessoa? quem falou que alguém tem o poder de decidir quando uma pessoa pode viver ou não? O direito a vida é de todos e isso deveria ser respeitado e levado mais a sério pelas nossas autoridades.

Quantas famílias encontram-se hoje devastadas e carregam uma dor enorme pela perda de um ente querido?. Infelizmente muitas pessoas escolhem o caminho errado e vão para o lado da marginalização, mais e quem escolhe o caminho da paz? Quem escolhe trabalhar para sustentar sua família de forma digna? Quem escolhe estudar para ser um médico, um professor ou um músico? e quem ainda nem teve tempo para decidir?.  Será que essas pessoas não possuem o direito de lutar por seus objetivos? Será que elas merecem ter suas vidas interrompidas por uma troca de tiros entre policiais e bandidos? ou ser morto cruelmente em um assalto? E como fica a família dessas pessoas? Como fica a criança que esperava o pai chegar do trabalho para lhe dar um abraço? Como fica os pais que esperavam o filho voltar pra casa depois da aula? E aí como é que fica? Cadê o direito e o respeito pela vida?

O fato é que tanto policial como bandido precisam pensar duas vezes antes de apertar o gatilho, no entanto sabemos que o bandido é um ser cruel, mas ele também tem família e não nasceu bandido, porém se tivéssemos punições mais eficazes para crimes tão cruéis talvez o bandido pensasse não só duas vezes antes de apertar o gatilho como também antes de se tornar um bandido.

Onde está a lei que ampara a criança que perdeu o pai ou a mãe de forma violenta e injusta? Onde está a lei que ampara os pais que perderam seu filho jovem, saudável e com um futuro inteiro pela frente? Cadê o direito pela vida que nos é concedido constitucionalmente? Temos que começar uma revolução pelo direito à vida e lutar por medidas que nos assegurem mantê-la, pois do que adianta termos qualquer coisa se não tivermos vida para usufruir.