A Terapia Ocupacional no Brasil.
Por Sandro Miguel Valente Mendes | 07/04/2011 | SaúdeA Terapia Ocupacional no Brasil.
Na historia da utilização das ocupações como forma de tratamento no Brasil, é de extrema importância a referência da vinda da família Real portuguesa para o Brasil, que deu impulso a reestruturação psiquiátrica, principalmente depois da independência. Em 1852 no Rio de Janeiro se deu inicio o uso das ocupações como forma de tratamento com a fundação do Hospital D. Pedro II.
Em 1898 iniciou-se o funcionamento do hospital Juqueri (atual hospital Franco da Rocha) onde era atendido doentes mentais de todo o Brasil. Franco da Rocha e Pacheco e Silva introduzido lá o tratamento pelo trabalho intitulado na época por "praxiterapia".
Em 1931, Ulisses Pernambuco introduziu a ocupação terapêutica no nordeste do Brasil.
Os programas para incapacitados físicos surgiu no Brasil somente em 1940, decorrente do Movimento Internacional de Reabilitação. Órgãos como a ONO, OIT e a UNESCO, difundiram leis protecionistas aos deficientes físicos e propondo a implantação de programas específicos para o essa população.
Enquanto o movimento internacional de reabilitação se originou nos países que participaram da I e II guerra mundial no Brasil havia a preocupação com as doenças crônicas ex: Tuberculose, deficiência congênita, acidentes de trabalho, acidentes no transito e doentes ocupacionais. E foi nesse contexto que surgiu a Terapia Ocupacional no Brasil.
Em 1951 ONU enviou para a America latina emissários responsáveis para achar um local para ser implementado um Centro de Reabilitação, ficando escolhido o hospital de Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Onde o local já usava a laborterapia dês da década de 40.
De 1956 a 1965 instituto de Reabilitação recebeu auxilio técnico internacional para preparar um técnico local para assumir o serviço, nessa comissão técnica internacional estava também Elizabeth Eagles, o após o termino do treinamento foi escolhida Maria Auxiliadora Cursino Ferrari.
No instituto a Terapia Ocupacional era responsável somente por membros superiores e pelo treinamento de AVD.
Em 1959, iniciou-se a formação "técnico de alto padrão" em fisioterapia e terapia ocupacional com a duração de 2anos. Em 1963 deu-se a aprovação do currículo mínimo de 3anos.
Em 13 de outubro de 1969 a profissão de Terapia Ocupacional foi reconhecida como nível superior e em 2001 já existiam 29 escolas de Terapia Ocupacional no Brasil inclusive no Pará.