A Teoria de Thomas Kuhn.


1922-1996.

Para Kuhn toda teoria paradigmática progride pelo tempo histórico na superação da tradição anterior, visão cultural do mundo superada por novas mentalidades científicas, produto das evoluções acadêmicas.

Portanto, novos paradigmas, como proposições as soluções propostas por hipóteses.

A Teoria de Kuhn é muito simples entende-se inicialmente por uma fase pré-paradigmática, quando não é aceito mais pelo meio científico. Portanto,  um determinado paradigma como modelo para o desenvolvimento das ciências, a necessidade de substituição.

Por outro lado, o paradigma não determinado, é compreendido como imaturo, as questões originadas do meio social ou científico, não existindo consenso para as explicações hipotéticas.

Quando o consenso é atingido, a fase em que denomina de ciência normal, nesse momento determina-se o paradigma adotado como modelo paradigmático utilizado pela ciência.

 Entretanto, quando o paradigma em crise, não aceito do ponto de vista do fundamento epistemológico, em razão de não conseguir resolver as proposições situadas.

 Exatamente, nesse momento, surge a revolução científica, um exemplo clássico citado, até Copérnico era aceitável o modelo paradigmático ptolomaico, do mesmo modo a teoria da relatividade, compreendida como normal até ao momento quando foi  questionado o paradigma newtoniano.

Edjar Dias de Vasconcelos.