Nicolau Copérnico.

 

Muito inteligente.

Foi seminarista posteriormente padre.

 Muito estudioso, formou se em diversas disciplinas.

Filosofia, Matemática, Medicina, Teologia e Física.

Estudou entre outras universidades em Cracóvia.

Um grande doutor em diversas ciências.

Foi padre com uma cultura exuberante em diversos campos.

O grande inventor da Astronomia moderna revolucionou a teoria heliocêntrica.

Contribuiu e muito para solucionar o grande problema.

A respeito da concepção do homem a respeito de si mesmo.

Do lugar do homem exatamente no universo, a  nova acepção.

 

Desenvolveu um grande trabalho relacionado à Astronomia criando um impacto profundo a Igreja católica.

Posteriormente após a sua morte despertou fúria ao Vaticano.

Porém, já estava morto, sobrando exatamente para Galileu, que espertamente soube da livrar da inquisição.

Mas Giordano bruno, que também fora influenciado, morreu impiedosamente queimado.   

Mesmo assim ele era ligado a Igreja e defendia intransigentemente a ortodoxia.

Talvez uma estratégia política para comportar diante da ignorância inquisitória.

Demorou muito para publicar suas descobertas, naturalmente com medo da censura da Igreja, acreditava profundamente que ele tinha razão a respeito de tudo que defendera.

Mas era profundamente silencioso sabia do mundo das trevas o qual estava mergulhado.

O mundo sempre fora dessa forma na sua globalidade permanece sempre o absurdo.

Aqueles que detêm o poder estão mergulhados na mais profunda estupidez a respeito de tudo ao contrário da lucidez.  

 

Antes de Copérnico a visão de mundo tida como correta era aquela defendida por Aristóteles e Ptolomeu, que a terra era exatamente o centro do universo. 

O sol, a lua e as estrelas, todos giravam em torno da terra, essa teoria era conhecida como o princípio Ptolomaico, uma visão totalmente coerente com o sistema teológico em que consistia que todo universo fora criado por Deus.

Então, Ptolomeu  Aristóteles eram responsáveis por essa epistemologia na qual o centro do mundo poderia ser tão somente a terra, e que a terra fora criada para sustentar um plano divino, essa fora a ideologia no mundo antigo e medieval, sustentada pela Patrística e a Escolástica. Agostino e Tomás de Aquino.

A teoria de Copérnico contrapõe tudo isso, a terra passa não ser mais o centro do universo. Antes de Copérnico outro cosmólogo cujo nome era Aristarco, já imaginava o universo diferentemente de Ptolomeu.

Estava iniciando ao mundo muito lentamente uma grande revolução, que passaria por Copérnico, Galileu, Newton, Einstein aos físicos quânticos contemporâneos.

 O mundo teria que radicalmente mudar e de forma radical, até chegar aos dias de hoje a defesa da teoria do princípio da incausabilidade, justificativa fundamental da origem do átomo, pelo principio da ausência da energia, teoria formulada pelo professor Edjar Vasconcelos.

Mas o mundo modifica teoricamente quase parando, anos e anos, para evoluir a uma nova concepção, sendo que muitas delas, quase sempre não corretas ou parcialmente certas, um ou outro aspecto relevante.

Aristarco de Salmo nasceu no ano 340 antes de Cristo, sua concepção era que a terra não poderia ser fixa, isso porque ela girava em torno do sol, do mesmo modo os demais planetas. Uma concepção revolucionaria para seu tempo histórico, não imaginável para sua época.

 A sua teoria foi revivida por Copérnico, de certo modo a concepção heliocêntrica passou ao mundo como se fosse desenvolvido somente por Copérnico o que não corresponde à verdade. 

Essa teoria foi reformulada de forma mais completa, a terra tendo naturalmente um movimento duplo, o que deverá ser entendido na sua consistência.

Por um lado, formulou  Copérnico a terra gira em torno do seu próprio eixo, completando uma volta em torno de 24 horas, e por outro, circula ao sol em torno de 365 dias  o que equivale a um ano. Esses são os movimentos que determinam a historicidade do tempo.  

Muito interessante essa teoria, se não tivesse sido formulada desse modo, o mundo não teria desenvolvido da forma que está organizado hoje, as coisas não poderiam ser ordenadas nas suas funcionalidades, veja a importância de Copérnico.

Esse sistema centrado em torno do sol tirou a terra como centro do universo, sofreu profunda resistência da Igreja, o sistema heliocêntrico, viu-se como o homem aquele que já não poderia ser o centro do mundo.

Por meios de cálculos pitagóricos, Copérnico coseguiu objetivamente dar conta de várias observações astronômicas com relativa precisão, com isso começou a despertar ao meio científico.

 Ele aos poucos começava ficar muito famoso, mas sua teoria era complexa demais, e o Vaticano que tinha ausência de cultura,  inicialmente para sorte de Copérnico não percebera a extensão da sua teoria  científica.

Copérnico com medo do Vaticano sempre defendera que seu trabalho era apenas um calculo hipotético, nada muito científico, mas com o tempo, suas hipóteses começaram tomar outras configurações.

Em pouco tempo devido suas evidencias, o trabalho de Copérnico passou a ser defendido por outros cientistas  famosos, entre eles podemos destacar a figura de Galileu,   como mais tarde também Johannes Kepler e Isaac Newton entre outros .

A sua teoria não foi aceita durante toda sua vida, o que era até natural, mas um século depois o cenário da astronomia começou a ser modificado.

As ideias de Copérnico começaram a sofisticar do ponto de vista científico, e transformando em uma tese irrefutável. Foi Por essa ocasião que a teoria heliocêntrica passou a ser condenado pela Igreja.

 Copérnico sempre muito vivo dedicou a sua obra em que defende a teoria heliocêntrica, a De revolutionibus orbium celestium, ao que refere em tradução, Sobre a revolução das esferas celestes.

 Sua dedicação ao papa com  sinceridade, deixando o mesmo emocionado na ocasião, se bem que seus historiadores imaginam que essa dedicação tenha sido tão somente uma estratégia em defesa própria. Copérnico era inteligente e sabia muito bem com enganar a sua santidade.  

 O que é perfeitamente correto os intelectuais procuravam tirar vantagem naquilo que o vaticano tinha de melhor vaidade e ignorância.    

Mas tarde, sobretudo, quando Galileu procurou transformar a tese de Copérnico com fundamento realmente científico, o Vaticano muito irado ao perceber o engano que fora antes, tinha sido de certa forma ludibriado pela própria obra.

 Condenou veementemente o livro de Copérnico como heresia, trabalho detestável o qual não deveria ser entendido como científico.

 Era muito tarde as ideias de Copérnico já difundidas aos meios acadêmicos, isso para sorte do mundo e do desenvolvimento da ciência.

O chamado efeito hipotético de Copérnico fora tão grande no mundo científico, que os maiores filósofos e cientistas começaram a utilizar a expressão, a revolução Copernicana, a partir desse momento Galileu transformou a hipótese de Copérnico da teoria heliocêntrica como paradigma para nova ciência.

Copérnico possibilitou ao nascimento da era científica ajudando remover crenças, superstições, entre elas a principal, se de fato é a terra que se move em torno do sol, não teria sentido o que está escrito na Bíblia como palavra de Deus, em que o profeta mandou o sol parar e o sol parou.   

Quando na verdade teria que ter pedido a terra para parar, se Deus fez o mundo, desenvolveu a física, formulou suas leis, posteriormente quando o mundo foi feito, Deus esqueceu as leis feitas por ele.

 Os fundamentos da física, e fala algo contrário o próprio fundamento, isso significa que a Bíblia não poderia ser inspirada por Deus, porque não é possível entender Deus ignorante e mentiroso.

Esse entendimento talvez tenha sido a maior das revoluções, aqueles que usavam o poder de Deus para estabelecer na terra estavam fazendo uso ideológico desse poder. Foi realmente uma revolução.  Parabéns Aristarco, Copérnico e Galileu.

Edjar Dias de Vasconcelos.