A SÍNDROME DO PRIMADO

"Tenho escrito à igreja mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe". 3 Jo 9

Existem vícios, problemas, maus costumes e pecados que assolam, desde seus primórdios, a Igreja de Jesus Cristo.

Um deles é a busca, a ambição e o desejo veemente pelo primado, ou seja, o desejo de ocupar o primeiro lugar em qualquer comunidade.

Aliás, este problema existiu desde o Antigo Testamento. Coré, Datã e Abirão, por exemplo, tentaram usurpar a liderança de Moisés e foram tragados pelo abismo.

A teologia joanina é intimista, profunda, interior. Naquele tempo já estava surgindo uma teologia pragmática empírica, exterior.

O tal Diótrefes não queria receber João na igreja, provavelmente porque teria o peso da sua doutrina, que era séria, voltada para as profundidades interiores do ser, responsável e verdadeira.

O que pode suscitar a síndrome do primado em uma pessoa? Baseado em meio século de convivência eclesiástica eu diria que estes são alguns dos motivos:

1° ) Ambição. Existe sempre algum lucro material, que vai cair nas mãos de quem exerce qualquer tipo de liderança na igreja.

2°) Vaidade. Seja ela puramente humana ou espiritual, é sempre o desejo ímpio de estar acima de todos, gozando os aplausos e benesses decorrentes de sua posição.

3°) Oportunidade de manipular os outros. Há muitos que adoram mandar nas pessoas, levá-las a fazer o que eles querem, como uma gratificação emocional.

4°) Ilusão. Há muitos que jamais foram chamados por Deus para uma liderança espiritual, mas se iludem e fazem de tudo para ocupar cargos eclesiásticos para os quais não foram comissionados. Assim, o lugar dos verdadeiros vocacionados é tomado. Isto gera inúmeros conflitos, confusões e atrasos no desenvolvimento da obra do Senhor.

5°) Egoísmo. A maligna sensação que o mundo inteiro deve girar em torno de sua pessoa, incluindo a igreja.

6°) Orgulho. Alguns vêem os outros como seres inferiores e se vêem como herdeiros naturais de toda a administração dos negócios do Senhor.

7°) Petulância. Este problema é gerado provavelmente pelo acúmulo de riquezas e cultura. Diótrefes poderia ser um membro rico da igreja de Gaio, ou um dos muitos sábios do Oriente naquele tempo. O petulante vê o dinheiro o poder e a cultura, como conquistas. Sente "pena" daqueles que não conseguiram atingir suas altas realizações.


8°) Sentimento de Inferioridade. Será isto possível? Sim. O medo de ser alijado para uma posição inferior, motivado por aquilo que ele mesmo crê a seu próprio respeito, gera uma reação contrária que o leva a derrubar toda oposição, para colocar-se em ascensão e destaque. Não é de se admirar que muitos baixinhos e/ou raquíticos se tornaram grandes generais, grande líderes e até imperadores e presidentes.

9°) Instrumentalidade satânica. Concluímos estes pensamentos dizendo que a igreja do Senhor Jesus Cristo não deve suportar esses falsos cristos e falsos profetas (Mt 24.24), nem esses falsos irmãos (2 Co 11.26 e Gl 2.4), nem os falsos doutores (2 Pe 2.1), pois eles só trarão problemas para o povo de Deus. A igreja tem que ser bem instruída a fim de identificar e anular este problema em seu seio.

Os irmãos tem que ser instruídos de acordo com o Espírito que estava na igreja de Antioquia. Ali estavam servindo ao Senhor, homens que eram profetas e doutores, mas eles ficaram pacientemente esperando até que, um dia, disse o espírito Santo:

"Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado" At 13.1,2.

Somente assim será eliminada do seio do povo de Deus a perigosa síndrome do primado.