Segunda Guerra Mundial

 

A segunda Guerra Mundial teve seu início no ano de 1939, envolveu praticamente setenta e duas nações, travada em todos os continentes, matando mais de cinquenta milhões, com vinte oito milhões de mutilados.

A primeira Guerra Mundial provocou um custo de 208 bilhões dólares sendo que Segunda Guerra atingiu um gasto aproximadamente um trilhão e quinhentos milhões de dólares.

Mobilizaram 110 milhões de homens e mulheres, mais de 30% foram mortos. O esforço humano foi mobilizado no sentido de desenvolver a indústria, criar instrumentos cada vez mais sofisticados com objetivo atômico, criando campos de genocídios.

A liga das nações,  órgão com a finalidade de manter a paz entre as nações, não conseguiu desempenhar o seu papel, desmoronando diante da situação de guerra.  Diante da hegemonia desenvolvida pelos países vencedores da Primeira Guerra Mundial.

Essa Guerra foi também a consequência do desenvolvimento da indústria das nações europeias.  A Segunda Guerra foi à continuidade dos problemas não resolvidos na Primeira Guerra.

Desse modo a Segunda Guerra, foi considerada uma verdadeira guerra mundial, resultada como consequências de um conjunto de continuidades de questões não  resolvidas pelos tratados de paz estabelecidos após a Primeira Guerra Mundial.

Os confrontos divididos entre duas grandes organizações militares: os aliados, comandados por Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética.

O outro grupo denominado do Eixo, composto pela Itália, Alemanha e Japão.  Suas  consequências mais trágicas aconteceram na Europa, Norte da áfrica e países do Oceano Pacífico.

Os conflitos aconteceram em primeiro de setembro de 1939, quando divisões  nazistas entraram em território polonês.  No dia 3 França e Inglaterra declararam guerra à Alemanha.

Utilizando a estratégia da guerra de relâmpago, os alemães venceram os poloneses.  Em seguida a Alemanha dominou a França, Dinamarca, Bélgica, Holanda e Noruega.

 Uma parte da França ficou sob o domínio da Alemanha, isso durante o conflito, uma parcela da população resistiu aos nazistas,  fato que aconteceu especificamente com os comunistas. O que denominou de resistência francesa.

Do território francês a aviação alemã bombardeava o território inglês, causando danos materiais e humanos à Inglaterra.  A reação inglesa por meio também da aviação evitou que seu território fosse invadido.

A Itália tentou invadir a Grécia, sendo que suas tropas foram derrotadas, quando os alemães foram obrigados ajudar os fascistas.

O grande erro aconteceu em 1941, sem que a Inglaterra estivesse praticamente dominada, determinou a Operação Barbarrossa, por meio da qual invadiria a União Soviética, estava quebrado o pacto estabelecido com Stálin, realizado dois anos antes.

Enquanto os alemães conseguiram importantes vitórias na Europa, o Japão  estava sendo bem sucedido na Ásia, desenvolvendo o seu expansionismo, invadindo a china e outras regiões no pacífico.  

As rivalidades dos japoneses com os norte-americanos, já existiam de longa data, voltou com profunda violência. Em dezembro de 1941 a base naval americana de Pearl Harbour, no Havaí, foi atacada pelos japoneses. O que levou a entrada dos Estados Unidos no conflito.

De 1941  a 1945, com a entrada da União Soviética e dos Estados Unidos e com a consolidação do Eixo Roma-Berlim-Tóquio, as duas guerras localizadas tornaram-se um só conflito de caráter  mundial.

Em 1942, os países do Eixo, tiveram grandes vitórias. Os japoneses continuaram sua expansão dominando a Indochina, a Malásia e atacando as Filipinas e várias outras ilhas do Pacífico. Na União Soviética, a invasão alemã causou um prejuízo violento. As tropas nazistas chegaram perto da cidade de Moscou.  

Em 1943, a sorte do Eixo, começou a modificar, os Estados unidos começaram obter as primeiras vitórias contra o Japão.  

A União Soviética conseguiu evitar o avanço da Alemanha em Stalingrado.   A partir daí, o Exército soviético passou a esmagar os nazistas. Em 1944,  o Eixo chegava ao seu limite de resistência, já não teria mais condições de dar continuidade ao conflito.

Em julho do mesmo ano os americanos ao lado dos ingleses desembarcaram na França, Alemanha teve que dividir suas tropas em duas frentes.

Essa invasão foi considerada o dia D,  o fato fundamental para o término da guerra, sendo que essa análise é um pouco mitológica, a verdadeira causa do final da guerra foi em razão da Alemanha ter sofrido grandes derrotas no lado oriental, por outras palavras, a vitória sobre o nazismo foi de fato realizada pelo Exercito Soviético.

Em 1945, a guerra acabou, com a derrota do Eixo, antes Mussolini tinha sido preso, os alemães conseguiram libertá-lo e tentou novamente organizar o  governo, sendo preso pela segunda vez e morto.  Com a ocupação de Berlim levou Hitler e alguns aliados a se suicidarem. Alemanha em 1945 estava invadida pelos soviéticos e norte- americanos, a guerra estava definitivamente terminada na Europa.

Restava apenas o Japão, cujo governo estimulava resistência e causava significativa perda às tropas americanas. Os Japoneses não aceitavam rendição incondicional e o temor por parte dos norte- americano, de uma possível participação soviética na derrota final, o que poderia implicar mudanças mais significativas na nova ordem capitalista do mundo.

É nesse contexto que os americanos lançam duas bombas atômicas nos dias 6 e 9 de agosto, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, provocando a rendição incondicional do Japão, sendo assinado o armistício em 1945.

 Deixando um terrível saldo de 50 milhões de mortos, países destruídos e cidades que ficaram  fora de qualquer perspectiva de funcionamento nos aspectos gerais da vida.

 

Edjar Dias de Vasconcelos.