Alimentar-se bem é uma arma no esporte, pois para a saúde e o bem-estar dos atletas é fundamental que tenham uma boa alimentação, então, leia atentamente o texto abaixo e veja muitas informações sobre este assunto.

Pode até não parecer, mas, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o bem-estar de um atleta é capaz de interferir em diversos fatores e até mesmo resultados, pois o mesmo está diretamente ligado a saúde, por isso, se importar com este requisito é algo fundamental.

Deste modo, se você é um atleta, certamente saber um pouco mais sobre algumas dicas de saúde e bem-estar é algo primordial e é exatamente por esse motivo que resolvemos falar um pouco mais sobre esse assunto.

Saiba a importância da saúde e o bem-estar dos atletas

Além de disciplina e determinação, o esporte decreta uma boa alimentação e para manter a saúde e o bem estar dos atletas o corpo precisa estar em forma e em harmonia com a correria do dia-a-dia, assim o bom desempenho do atleta está diretamente relacionado a uma boa alimentação.

Preparadores físicos, nutricionistas e médicos, indicam a melhor alimentação para os esportistas, pois combinar habilidade, técnica, velocidade e bom preparo físico não é nada fácil. Os atletas de qualquer esporte consomem muita energia e consequentemente precisam estar treinados e bem alimentados, para enfrentar os desafios do dia-a-dia.

Em depoimentos, um preparador físico chamado Gustavo Menezes Leão explicou que a alimentação é um dos componentes chaves para o bom desempenho de um atleta de alto rendimento.

 Disse também que, uma alimentação balanceada, rica em carboidratos, proteínas e todos os nutrientes são necessários para “abastecer”, ou seja, para a saúde e o bem-estar dos atletas nutrir as necessidades do corpo antes, durante e após a atividade física é fundamental.

O preparador físico também explicou sobre os benefícios da saúde e o bem-estar dos atletas que praticam o ciclismo e o voleibol: aumenta a agilidade, trabalha a coordenação motora, aumenta a massa muscular, principalmente nas pernas e tem um gasto calórico de aproximadamente 400 calorias por hora treinada.

            Também vale ressaltar que é essencial ficar atento à ingestão de certos alimentos como as proteínas que precisam ser evitadas ou então consumidas com moderação quando estiver próximo do horário da partida, pois são digeridas mais lentamente o que pode ocasionar em desconforto gastrintestinal aos atletas.

            É importantíssima saber que a reposição de líquidos deve ser contínua e rica em água, eletrólitos e carboidratos, por isso, fique atento a este fator extremamente essencial para o bem-estar não somente de um atleta, mas também de qualquer outra pessoa que pratique esporte e se importe com a sua saúde.

Gustavo termina seu relato alertando sobre o consumo de álcool e drogas que atrapalham o rendimento de qualquer pessoa, não só esportista. Relatou que as drogas sobrecarregam alguns órgãos, a mente e assim acarreta na diminuição do desempenho esportiva.

Depois do relato de Gustavo sobre a importância da saúde e o bem-estar dos atletas, vejamos agora algumas informações para uma boa alimentação e digestão para se praticar esportes como o ciclismo entre outros.  Confira as principais dicas sobre esse assunto:

-Alimentação:

Comer devagar e em local tranquilo, mastigar bem os alimentos, instigar o consumo de água durante o dia, pelo menos 8 copos, atingir de 5 a 6 refeições por dia, evitando beliscar durante o dia, fora de horário, portanto, preste muita atenção para essa dica pois ela é essencial para a saúde e o bem-estar dos atletas.

-Fique de olho no cardápio:

Retirar do cardápio o abuso de alimentos industrializados como refrigerante, suco de pacotinho, sopas de pacotinho, bolachas recheadas, salgadinhos, produtos de padaria, deixando bem claro mais uma vez, que este tipo de alimentação não faz bem para a saúde de nenhum ser humano, inclusive de atletas.

-Estimule o consumo de alimentos naturais:

Estimular o consumo de alimentos naturais, integrais e orgânicos, pois estes alimentos além de fazerem muito bem para a saúde e o bem-estar dos atletas, eles não contem agrotóxicos que é muito prejudicial à saúde de todos.

-Exclua alimentos gordurosos:

Deve ser excluído também, os alimentos gordurosos como frituras e queijos amarelos, e sim substitui-los por verduras e legumes, pode ser como salada, adicionados ao feijão, suflês, tortas salgadas, refogados ou sucos.

-Consuma frutas:

É de extrema importância o consumo de frutas, variar o tipo de fruta, não ingerir sempre as mesmas, pode ser na forma crua ou em sucos e vitaminas, pois, as mesmas são essenciais para uma boa e rica alimentação.

-Não se esqueça dos sucos naturais:

Sempre dar preferência aos sucos naturais e feitos na hora “não tomar sucos de pacotinho e sucos processados eventualmente, eles são considerados uma bomba para nosso metabolismo”. Além de grande quantidade de corantes, e alguns produtos químicos que são utilizados na fabricação fazem muito mal a nossa alimentação.

-A importância do uso de sementes:

Também é bom ressaltar o uso de sementes. O uso de gergelim, linhaça, semente de abóbora e girassol, são fonte de proteína, ferro, cálcio, ômega-3 e fibras e indispensável para uma alimentação saudável.

-Utilize óleos vegetais:

Usar óleos vegetais variados nas preparações tais como canola, soja, arroz, oliva, entretanto são os mais indicados.

-Cuidado com o excesso de doce:

Abolir o consumo exagerados de doces, pois o doce ingerido em pequenas quantidades diárias faz bem, mais a maioria das pessoas e até mesmo atletas não entendem que exagero nunca fez bem à saúde.

-Não realize atividade física em jejum:

Outro fato importantíssimo é não realizar atividade física em jejum, sempre fazer um lanche pelo menos 30 minutos antes, pois nunca foi comprovado que alguém possa fazer atividades em jejum.

-Não se esqueça das fontes de ferro:

Utilizar diariamente fontes de ferro: feijão, quino-a real, semente de abóbora, castanhas, damascos, espinafre e vegetais folhosos verde escuro, estes alimentos são comprovados que fazem muitíssimo bem a saúde e o bem-estar dos atletas e também é indispensável para pessoas que desejam fazer dietas.

-Ingestão de alimentos ricos em vitaminas e cálcio:

Mantenha uma boa ingestão de alimentos ricos em vitaminas C para melhora da absorção de ferro, são boas fontes: goiaba, salsa, morango, brócolis, couve-flor, abacaxi, melão, laranja, acerola e outros.

Use diariamente alimentos ricos em cálcio como: folhas de brócolis, couve, sementes de gergelim, aveia, amêndoas, salsa, repolho, mostarda, batata doce, feijão branco, espinafre, agrião e temperos como orégano, manjericão, tomilho, coentro, canela, louro, curry, e cravo, esses temperos além de serem naturais são riquíssimos em cálcio e ajudam a digestão e ao sabor de alimentos.

-Tome Sol:

Tomar sol diariamente, também é um ponto muito importante para fixação de cálcio nos ossos, a vitamina mina D ou cole calciferol é uma vitamina lipossolúvel, obtida principalmente através de a luz solar, 90% é sintetizada na pele humana pela radiação UV-B e de fontes dietéticas 10%.

Por incrível que pareça o sol é fundamental para a saúde e o funcionamento do corpo, inclusive da pele. Muitas pessoas tem medo do sol por conta do câncer de pele, mas felizmente ele é muito favorável, porém é necessário que saiba os horários e as vantagens do sol para que você não sofra com as consequências.

 Através dele, o organismo obtém a vitamina D, que melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos, junto com a atividade física.

Portanto, além de todas essas dicas que citamos no decorrer do texto, podemos ainda ressaltar mais um pouco a importância dos esportes, inclusive o ciclismo na vida das pessoas.

O ciclismo faz as pessoas se sentirem melhor, acende uma mudança de vida, além de ajudar na perda de peso e melhorar o humor. O ciclismo trabalha as pernas, coxas, glúteos, além se ser bom para o coração e sistema cardiovascular.

            E é muito importante também para a aparência física, afinal de contas com o aumento da circulação tende a melhorar a oxigenação e a chegada dos nutrientes à pele. O ciclismo ainda libera endorfina que proporciona uma sensação de bem-estar.

Concluímos também que ciclismo permite o abandono da espera por ônibus e trens e da procura por vagas para estacionar. Além disso, ao pedalar você tem a possibilidade de limpar a sua mente. Andar de bicicleta é uma oportunidade para se livrar do estresse e preocupações, respirar ao ar livre e até curtir um pouco o sol.

Ser ciclista inspira a todos adotar um modelo de vida saudável. Portanto, você que é ciclista comece a incentivar todos ao seu redor, busque para você e para seus colegas melhores condições de vida e ainda tenha você também a saúde e o bem-estar dos atletas.

Entretanto, se você já é um ciclista ou conhece algum, conte a ele ou então mostre a ele este tema: saúde e o bem-estar dos atletas e o incentive a seguir nossas dicas e ter sempre melhor qualidade de vida onde estiver. A saúde é algo essencial para nós seres humanos, basta sabermos lidar com ela e termos uma alimentação rica em alimentos saudáveis e ainda praticar qualquer tipo de esporte que seja.

Se você gostou deste artigo, acompanhe www.bikeloko.com.br/dicas.